27 jan Novamente CRF/PA denuncia irregularidades nas UMS de Belém
Pela segunda vez, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF/PA), solicita à Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais e do Patrimônio Público, auxílio no oferecimento de Assistência Farmacêutica em período integral, nas Unidades Municipais de Saúde de Belém. O pedido foi novamente protocolado na manhã de ontem (26.01), com base em inspeções feitas pelos fiscais e representantes da Câmara Técnica de Farmácia Hospitalar do CRF/PA, durante o ano de 2010.
O documento do CRF/PA aponta diversas irregularidades ameaçadoras à saúde da população, motivos pelos quais autuou todas as Unidades de Saúde, em outubro do ano passado. Entre tais irregularidades, destacam-se: fracionamento irregular de medicamentos e dispensação indevida de embalagens hospitalares em estabelecimento não habilitado; armários de medicamentos controlados abertos e sem dispositivo de segurança para armazenamentos; medicamentos vencidos; dispensão de medicamentos controlados sem farmacêutico; estoque de amostras grátis de origem conhecida; condições sanitárias inadequadas, e assim por diante.
Diante da preocupação com o desserviço prestado à sociedade e o descaso da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente de Belém, o CRF/PA ratifica que irá aguardar as providências por parte do Ministério Público (Sesma), em relação à triste situação municipal.
Histórico
No dia 15 de outubro de 2010, o CRF/PA solicitou pela primeira vez, à Promotoria de Justiça dos Direitos Constitucionais e do Patrimônio Público, auxílio na implementação de Assistência Farmacêutica em período integral, nas UMS de Belém.
A medida do CRF/PA valida o compromisso firmado pela entidade, durante reunião ocorrida no dia 16 de setembro de 2010, com o Ministério Público, após ter reunido anteriormente com o diretor geral da Sesma, Mailton Ferreira. Na ocasião, os representantes do CRF/PA participaram à Dra. Suely Cristina Aguiar Cruz, promotora de justiça, a precariedade em que se encontram as Unidades Municipais de Saúde (UMS), e se comprometeram a registrar, através de um relatório, todos os problemas encontrados.
ASCOM CRF/PA
Nenhum comentário