13 mar Nova droga diminui absorção de sódio pelo organismo
Pesquisadores nos EUA descobriram uma maneira de diminuir a absorção de sódio, um dos elementos químicos que forma o sal o outro é o cloro, pelo corpo sem que a pessoas faça mudanças na sua dieta. O excesso da substância pode causar hipertensão e agravar o quadro de doentes renais.
As descobertas foram descritas em um artigo publicado ontem na revista “Science Translational Medicine”. Atualmente, as únicas maneiras de controlar o nível de sódio no corpo são por meio de diuréticos ou limitando a ingestão de sódio na dieta.
A droga, chamada tenapanor, atua bloqueando a atividade de uma membrana de transporte conhecida como NHE3, um dos principais responsáveis pela captação de sódio no intestino. O bloqueio evita que o sódio seja transportado para o sangue e sobrecarregue o rim e o coração. Em vez disso, o excesso de sódio é excretado pelas fezes.
“Em pacientes com insuficiência renal, há grande dificuldade para eliminar o sódio pela urina a principal via de eliminação, portanto, uma outra alternativa para eliminar essa carga de sódio pode ajudar muito esses pacientes”, diz Daniel Rinaldi, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Os testes foram realizados em ratos, humanos saudáveis e em ratos com insuficiência renal e hipertensão induzida por excesso de sódio.
Um estudo para avaliar a eficácia da droga em pacientes com sobrecarga crônica de sódio está em andamento.
Os efeitos do tenapanor em ratos e em humanos saudáveis foram similares. Os ratos com hipertensão apresentavam vários problemas como hipertrofia do coração, rigidez arterial e pressão alta. O tratamento com a droga melhorou todos os parâmetros.
Depois os pesquisadores usaram uma combinação do tenapanor com o enalapril (conhecido remédio hipertensivo) nos ratos doentes. As duas drogas juntas foram mais eficientes do que cada uma separadamente. A combinação melhorou principalmente as funções cardíaca e renal dos ratos.
Segundo Rinaldi, a droga precisa de mais testes para ter sua eficácia comprovada em humanos, mas poderá ajudar principalmente quem possui problemas renais e cardíacos e não consegue manipular bem seus níveis de sódio no corpo.
Fonte: Folha de S. Paulo
Nenhum comentário