CRF-PA | Nota de Esclarecimento sobre Fake News
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Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
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Nota de Esclarecimento sobre Fake News

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF-PA), autarquia federal de regulamentação da profissão farmacêutica, novamente vem a público esclarecer as inverdades difundidas por um canal de comunicação estadual que, repetidamente, publiciza Fake News sobre a instituição.

Na última sexta-feira, 03.02, foi veiculada a matéria alegando a exoneração de um funcionário por suposta retaliação política: uma completa distorção de narrativas ou, como é comumente denominada: Fake News.

Ocorre que o próprio funcionário solicitou sua demissão por meio de carta oficial protocolada na autarquia no dia 01.02, por motivos pessoais e profissionais. Solicitação que ocorreu dentro dos trâmites administrativos normais, culminando com a portaria de exoneração.
Enfatiza-se que o portal de comunicação não solicitou posicionamento do CRF-PA em nenhuma das suas matérias publicadas sobre a autarquia, ferindo diretamente o artigo 4º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, em que afirma que “o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação”.

É inaceitável que a imagem da instituição seja maculada com falsas alegações e que o jornalismo paraense seja manchado por conta de portais que costumeiramente faltam com a verdade e com a apuração correta dos fatos.

Assim, após inúmeras matérias de conotação parcial e infundada e, como forma de combater a desinformação e proteger a instituição e seus associados, o CRF-PA adotará todas as medidas jurídicas cabíveis.

As Fake News (notícias falsas) são publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é publicizado com o objetivo de legitimar um ponto de vista e/ou prejudicar uma pessoa ou grupo. O CRF-PA sempre prezará pela correta narrativa dos fatos e se comunicará com o seu público de maneira transparente, como já é de praxe da atual gestão.

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