Mensagem do Presidente 2016 — CRF-PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
10534
page-template-default,page,page-id-10534,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Mensagem do Presidente 2016

Janeiro 2016

Iniciamos o ano de 2016 com calendário repleto de eventos e atividades que tem como objetivo maior a busca por melhores valores em favor de nossa profissão farmacêutica, e mais uma vez aproveito este canal de comunicação para agradecer a todos que estão juntos conosco, participando das atividades oferecidas pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará. Na certeza de que todos vocês são o principal propósito que impulsiona as ações realizadas pelo CRF/PA.

 

No mês de janeiro, já realizamos algumas iniciativas voltadas à melhor assistência aos farmacêuticos residentes no interior do estado, distante dos pólos do CRF/PA, como foi o caso dos Plantões da Diretoria e CRF in loco promovidos nos municípios de Tucuruí e Redenção, serviços que nos permitiram ter contato estreito com nossos farmacêuticos, para ouvi-los a respeito da realidade profissional de cada região, além de possibilitar o transporte de parte estrutural das secretarias de pessoa física e jurídica para resolução de demandas administrativas.

 

Também em janeiro, mais precisamente no dia 22, promovemos na Estação das Docas a Solenidade do Farmacêutico 2016, maior festa farmacêutica do país, onde tive a honra de prestigiar, juntamente com o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter Jorge João, e os conselheiros do CRF/PA, as 27 personalidades que se destacaram pelos serviços prestados à sociedade no ano de 2015. A cerimônia ocorreu na Estação das Docas e reuniu mais de 700 pessoas, entre farmacêuticos, personalidades de alto calão e convidados de diversos cantos do país. O momento, além de homenagear os expoentes profissionais, celebrou o Dia Nacional do Farmacêutico – tradicionalmente celebrado no dia 21 de janeiro – além de, é claro, celebrar os 55 anos de existência do CRF/PA. É sabido que as críticas são sim naturais, contudo, espero que tenhamos feito não a melhor festa – e sim, que tenhamos unido farmacêuticos, promovido reencontros e confraternização. Se você conseguiu cumprimentar um colega que não via há anos ou trocado um abraço sincero com um amigo de longa data, considero a nossa missão cumprida.

 

Além disso, iniciamos a caravana educacional pelo Pará este ano, realizando no dia 27 de janeiro, o 10º Seminário Belém de Atualização Farmacêutica, realizado no Hotel Sagres, em Belém, com adesão intensa de 150 pessoas, entre profissionais e estudantes de Farmácia. Evento que contou com a presença da carismática Dra. Silvia Storpirtis, com doutorado em Fármacos e Medicamentos pela USP e professora associada da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, que compartilhou conosco conhecimentos a respeito dos “Cuidados Farmacêuticos: Abordagem Conceitual e Prática Clínica”. Aproveito e mando um grande abraço novamente à essa profissional exemplar e cheia de talento que nos agraciou com um conteúdo importantíssimo – e que será tema do nosso Congresso, sobre o qual falarei mais a frente.

 

Ainda no ritmo da caminhada educacional, realizamos no dia 28 de janeiro, o 4º Curso de Atualização Farmacêutica em Abaetetuba, evento que reuniu profissionais do município e região em um momento de esclarecimentos a respeito de assuntos de vivência profissional. Já no dia 29, promovemos também o 9º Curso de Atualização Farmacêutica em Marabá, capacitação que foi muito bem avaliada pelos participantes a respeito do tema abordado.
E uma novidade para iniciarmos 2016 sob o mote da transparência profissional: em plenária realizada no dia 22.01, o farmacêutico Sérgio Vale foi indicado e habilitado para estar à frente da Ouvidoria do CRF/PA, sucedendo o Dr. Armando Marçal. O profissional exerce todas as diretivas para a ocupação de tal função para otimizar de forma ainda mais extensiva a transparência administrativa conduzida pela Diretoria. A ouvidoria é um serviço, é um canal e, acima de tudo, uma oportunidade de ouvir você, farmacêutico, e assegurar que nosso papel enquanto defensores profissionais.

 

Enfim, uma boa notícia: conforme divulgado em todas as reuniões do CRF/PA, foi lançado o curso à distância (EAD) de Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados. O material gratuito foi elaborado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e é mais uma iniciativa que tem como objetivo capacitar a comunidade farmacêutica para o exercício profissional,  podendo ser acessado pelo site: profar-cff.org.br. Acessem e vamos manter a nossa profissão cada vez mais forte e capacitada.

 

E, por fim, no dia 27 de janeiro, tivemos a oportunidade de ratificar a grade científica do Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas, que acontece entre os dias 23 e 25 de novembro, em Belém. Serão 60 atividades – entre mesas redondas, palestras e cursos – com os melhores profissionais do país. Teremos ainda no mesmo período, na capital paraense, a Plenária do CFF. Enfim, o Brasil inteiro estará conosco para atestar o que estamos construindo juntos ao longo dos 55 anos de existência do CRF/PA! Mal posso esperar!

 

Enfim, 2016 já começa com muito trabalho e os rumos são os melhores, afinal, como já dizia Albert Einstein, o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

 

Um grande abraço!

Fevereiro 2016

Prezados colegas farmacêuticos,

 

No mês de fevereiro, realizamos diversas ações e atividades na capital e interior do estado, sempre com o objetivo de garantir os melhores serviços à comunidade farmacêutica. E, mais uma vez, aproveito este espaço para agradecer a todos que contribuem conosco para tornar nossa profissão mais sólida, por meio da participação em eventos educacionais promovidos pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará.

 

No início de mês, promovemos o CRF in loco nos municípios de Redenção e Xinguara. O momento, sempre bem recebido por parte dos profissionais das regiões que visita, visa oferecer os serviços de parte móvel das secretárias de Pessoa Física e Jurídica, para resolução de demandas administrativas. Além disso, tive a oportunidade de atender pessoalmente os colegas de Paragominas em mais uma edição do Plantão, onde participei de encontro que trouxe, acima de tudo, um contato extremamente importante e uma vivência diferenciada da profissão no município,  mostrando a efervescência em favor da profissão por parte dos colegas que puderam estar conosco e para expor ideias e necessidades com o propósito de fortalecer a categoria.

 

Ainda no mês de fevereiro, também tive o privilégio de participar da cerimônia de acolhimento dos calouros do curso de Farmácia da Faculdade de Castanhal (FCAT). Em um momento de interação, tive a honra de apresentar as principais responsabilidades do CRF/PA com as comunidades farmacêuticas e acadêmicas, e a oportunidade de compartilhar experiências profissionais e pessoais, além de traçar um panorama sobre a profissão e as exigências do mercado.

 

Também foram realizados Cursos de Atualização Farmacêutica nos municípios de Santarém e Castanhal, com adesão significativa de profissionais e estudantes. Ambos os eventos abordaram de forma fantástica temáticas essenciais para a profissão, sempre com o propósito de capacitar os profissionais, a fim garantir atendimento qualificado à sociedade adequado às especificidades de cada região.

 

Enfim, finalizamos o mês de fevereiro com chave de ouro: no dia 29, dia tão único e ímpar quanto o evento anunciado na ocasião, realizamos também o lançamento oficial do 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas – que ocorre entre os dias 23 e 25 de novembro de 2016, em Belém. que a presença de mais de 400 pessoas de diversas regiões do país para contemplar um momento tão emblemático para a profissão. A felicidade e honra tomaram conta de mim ao ver um projeto que há um tempo parecia um desafio distante, hoje sendo materializado em fato e ato. Tendo como foco os Cuidados Farmacêuticos como Direito da Sociedade e Dever do Farmacêutico, o evento será apenas o ponto de partida para fomentar ainda mais o nosso papel não só profissional, mas como cidadãos comprometidos com o ser humano. Faremos diferente e tenhamos certeza que tomaremos as ruas e o Brasil!

 

No momento, além da apresentação dos eixos temáticos que nortearão o evento, tivemos a honra de  ser palco para o lançamento nacional do PROFAR, curso de educação a distância  “Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados”, promovido de forma gratuita pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio do site profar-cff.org.br. Aproveito o ensejo para parabenizar o colega Walter Jorge João, presidente do CFF e sua assessora, Dra. Josélia Frade, pelo belíssimo projeto único no Brasil.

 

Convido você a dar sua opinião para definirmos de forma democrática o projeto científico do Congresso: acesse www.crfpa.org.br e preencha nosso formulário, disponível ao lado direito do portal. As contribuições poderão ser feitas até o dia 10.03. Além disso, visite também o site do 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas: www.congresso.crfpa.org.br. As inscrições começam no dia 01º de Abril, mas até lá teremos muita coisa pela frente e muito trabalho! Enfim agradecimentos são muitos, mas eles serão mostrados com resultados e, reiterando, muito trabalho! Fé em Deus e foco no projeto sempre! 🙂

 

Um forte abraço a todos.

Março 2016

Prezados colegas,

 

Ao fim de cada mês, é feliz revisitar as experiências intensas de uma jornada cansativa, repleta de abnegações porém extremamente gratificante. O mês de março foi repleto de atividades em favor da categoria farmacêutica, sempre tendo como fim maior a valorização irrestrita da profissão farmacêutica – seja na fiscalização, com desafios que asseguram a manutenção e criação de novos postos de trabalho, ou no trabalho voltado à capacitação e educação continuada. Tenham plena consciência que, no nosso trabalho, os limites são feitos para serem quebrados e, por isso, já no primeiro trimestre conseguimos realizar um trabalho ainda mais contundente em números comparado ao último biênio – e pretendemos continuar assim. Unidos, fortes e melhores.

 

União que testemunhamos no último dia 19.03 com a ação “Farmacêuticos Unidos contra a Dengue, Zika e Chikungunya”, na qual os colegas dos quatro cantos do estado estiveram unidos e engajados em uma causa maior: a sociedade. Farmacêuticos e estudantes tomaram as ruas de vários municípios formados em um verdadeiro exército em favor da saúde. Obrigado a todos que participaram, que abriram mão do sábado e ajudaram a mudar vidas e realizar uma das maiores ações do Brasil.

 

Também no mês de Março, tivemos outra vitória: a representação do CRF/PA no Conselho Estadual de Saúde por meio do Dr. Deick Quaresma, membro da diretoria do Conselho, e o suplente, Dr. Samuel Sena, que trabalharão de forma contínua em busca do fortalecimento da figura do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Acompanhei também diversos eventos e tive oportunidade de manter um contato direto com a comunidade acadêmica: na UNAMA, pude abordar o Panorama da Profissão Farmacêutica em um proveitoso encontro, que foi feito novamente há pouco tempo em mesa redonda no I Simpósio de Farmácia da IES – dessa vez com as honrosas companhias dos Drs. Walter Jorge João, Eduardo Arruda, Orenzio Soler e Eloi Lago. No âmbito da educação continuada, demos continuidade à realização dos Cursos de Atualização Farmacêutica, desta vez realizados nos municípios de Canaã dos Carajás – ocasião na qual tive a oportunidade também de participar de reunião com o Secretário de Saúde do município solicitando a contratação de farmacêuticos para as unidades públicas e PSF – e Parauapebas nos dias 03 e 04 de março, respectivamente. Os dois eventos foram muito bem recebidos pelos profissionais devido a gama de assuntos relacionados ao cotidiano profissional.

 

Realizamos também Plantões da Diretoria nos municípios de Redenção, Altamira e Conceição do Araguaia – no último onde tive o privilégio de participar de reunião com a promotora do Ministério Público, Dra. Cremilda Aquino, que teve como fruto mais um momento histórico para a profissão: a assinatura do 20º Termo de Ajustamento de Conduta, que assegura a presença do farmacêutico nos estabelecimentos de saúde do município.  Já em Belém, promovemos no dia 28 de março a sexta edição do Workshop de Análises Clínicas, com participação de profissionais e estudantes que absorveram conhecimentos sobre o que há de mais atual em uma das áreas mais importantes do universo farmacêutico.

 

Enfim, agradeço imensamente a todos vocês pelo apoio e finalizo essa mensagem com um serviço: nas caminhadas em que meus colegas diretores e eu fazemos, percebemos o surgimento de algumas demandas comuns que consistem em desafios profissionais – principalmente em se tratando de questões legais. Dessa forma, idealizei junto ao Conselho Regional de Farmácia do Pará uma campanha que consiste na produção e envio de cartazes a todos os Responsáveis Técnicos Titulares e Substitutos. Cartazes contendo diretrizes e legislações e que deverão ser afixados nos estabelecimentos de forma a reforçar as prerrogativas do farmacêutico como autoridade técnica única dos estabelecimentos farmacêuticos. Tais cartazes serão entregues via correio mas, caso você queira baixá-los, clique nos links a seguir: http://bit.ly/1pItFP2 e http://bit.ly/1SuF5zL.

 

Um forte abraço a todos.

Abril 2016

Prezados colegas farmacêuticos,

 

Como já é de costume, o mês de abril mais uma vez foi marcado por intensas atividades desempenhadas por nós, da equipe do CRF/PA, nos quatro cantos do Pará. Sempre levando capacitação e conhecimento à categoria. E mais uma vez utilizo este espaço para agradecer a todos que nos ajudam a pavimentar um caminho cada vez mais sólido e cheio de conquistas, que só tendem a nos garantir pontos positivos, seja por meio dos eventos de educação continuada, fiscalizações em estabelecimentos e Plantões da Diretoria. Conquistas que certamente não seriam alcançadas sem o compromisso de cada profissional, em cada município, desenvolvendo o exercício profissional de forma ética e, principalmente, com todo o cuidado e carinho que só o farmacêutico pode oferecer ao paciente.

 

E justamente com o objetivo de preparar nossos profissionais para o exercício da profissão, não poupamos esforços para a realização de eventos de educação continuada neste mês: promovemos no dia 7 de abril o 1º Curso de Atualização Farmacêutica de Cametá – evento que recebeu grande parte de profissionais da região ávida em receber o melhor conhecimento sobre o que há de mais atual no universo farmacêutico.

 

Realizamos também, no dia 29 de abril, o 7º Curso de Atualização Farmacêutica de Tucuruí, com a participação de profissionais do município e arredores, capacitação na qual fui muito bem representado pelo Dr. Marcelo Brasil, conselheiro regional e membro da Comissão de Educação Continuada do CRF/PA, já que não pude estar presente por estar participando, em Brasília, de mais uma Reunião Plenária do CFF. Ainda nesta caminhada educacional, promovemos também, respectivamente nos dias 1º e 2 de abril, em Belém e Santarém, a primeira edição do Workshop de Farmácia Estética, iniciativa inédita do CRF/PA em fomentar o empreendedorismo na vida de diversos farmacêuticos, em uma área em constante ascensão no mercado, com um público de aproximadamente 200 pessoas.

 

Já em Belém, no dias 9 e 10 de abril, realizamos o primeiro módulo do I Workshop de Serviços Farmacêuticos nas Farmácias Comunitárias, evento que recebeu ampla adesão de profissionais e estudantes da capital e interior do estado. Já no dia 18 de abril, promovemos o 6º Workshop de Farmácia Hospitalar na capital, com adesão de 60 pessoas.

 

Estivemos também em Marabá, Bragança e Castanhal, atendendo pessoalmente os profissionais no Plantão da Diretoria. Considerando as particularidades de cada região, pude ouvir e falar com os profissionais das regiões: sempre em favor da população e para que possamos realizar um trabalho e fortalecer a categoria.

 

Como podemos perceber, o mês de abril foi vivido de forma intensa, com atividades de educação farmacêutica promovidas com a finalidade de garantir conhecimento teórico e prático aos nossos profissionais. Obrigado mais uma vez pelo apoio na trajetória e que maio seja ainda melhor!

Maio 2016

Prezados colegas farmacêuticos,

 

Finalizamos mais um mês de intenso trabalho realizado nos quatro cantos do estado, e mais uma vez aproveito este espaço para reiterar o compromisso do Conselho Regional de Farmácia do Pará com a profissão e a sociedade. Por meio da realização de ações de educação continuada, fiscalização em estabelecimentos e inúmeras atividades desenvolvidas com o objetivo de alavancar a profissão farmacêutica rumo a novas oportunidades no mercado de trabalho.

 

Inicio esta mensagem extremamente satisfeito por conta de uma nova conquista que, particularmente pra mim, é considerada um projeto de vida e o fruto de um sonho: a reinauguração da nova seccional sudeste do CRF/PA, no dia 13 de maio. O novo ambiente foi planejado pensando no conforto e excelência nos serviços administrativos que serão oferecidos aos colegas da região sul e sudeste do estado. E sem dúvida alguma, esta nova vitória em favor da profissão farmacêutica é motivo de comemoração por muito tempo. Em passagem pelo município, tive a honra também de realizar o X Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Sudeste do Pará para grande parte dos farmacêuticos e, em seguida, aproveitar o emblemático momento da crescimento em todas as esferas para realizar a Plenária itinerante do CRF/PA.

 

E dando continuidade aos eventos de educação continuada, realizamos no Hotel Sagres,  em Belém, no dia 3 de maio, o 11º Seminário Belém de Atualização Farmacêutica, com  adesão de 140 colegas ávidos em obter conhecimentos  sobre os cuidados farmacêuticos nos serviços de urgência e emergência; além da ilustre participação da Dra. Catherine Isoppo, que compartilhou conosco o vasto conhecimento sobre o tema em questão. Promovemos também, no dia 16 de maio, no Hotel Sagres, o VI Workshop de Farmácia Magistral, convidando o Dr. Ivan Teixeira, membro da Farmacopeia Brasileira, a partilhar com mais de 50 profissionais osbenefícios da Floralterapia para a saúde mental e física. Ainda em Belém, realizamos nos dias 22 e 23 de maio, o segundo módulo do Workshop de Implantação de Serviços Farmacêuticos em Farmácias, no Hotel Sagres. Trazendo mais uma vez aos farmacêuticos da capital paraense o conceito do empreendedorismo como ponto de partida para o fomento da atividade farmacêutica autônoma.

 

Já em Santarém, no dia 30 de maio, promovemos o VII Workshop de Farmácia Hospitalar, no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), recebendo mais de 100 profissionais de que puderam se capacitar sobre temas fundamentais no cotidiano hospitalar. Como podemos constatar, o mês de maio foi vivido de forma intensa e agradeço a todos que contribuíram direta e indiretamente, por meio dos cursos de educação continuada e demais ações fomentadas pelo CRF/PA.

 

E finalizo esta mensagem chamando a atenção de profissionais e a população a respeito de um incômodo que é  comumente vivenciado por farmacêuticos e pacientes na hora de comprar medicamentos. Com o objetivo de atender os anseios de profissionais e atender a sociedade da melhor forma possível, o CRF/PA criou um informativo eletrônico que pode ser impresso e afixado em farmácias e drogarias, e que resguarda o farmacêutico a respeito do recebimento de receitas médicas ilegíveis que acabam causando transtornos entre o profissional e o paciente.

 

Baixe o arquivo clicando aqui e aqui. Portanto, prezado usuário, exija do seu médico receita legível!

Junho 2016

Prezados colegas,

 

Finalizamos mais um semestre repleto de atividades vividas intensamente pela categoria em nosso estado. Por meio de eventos educacionais, fiscalizações em estabelecimentos e inúmeras ações desenvolvidas na capital e interior, conseguimos avançar ainda mais a profissão farmacêutica rumo ao sucesso.

 

E desta vez, escrevo esta mensagem extremamente emocionado diante da grandiosidade que representa os 55 anos de vida do Conselho Regional de Farmácia do Pará, celebrados no último dia do XV Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas, em Belém. Sinto-me honrado em fazer parte desta história de conquistas porque, para mim, o CRF/PA não representa apenas uma instituição, é muito mais que isso, é uma casa e um porto seguro. Digo isto por que tenho o dever de compartilhar com todos este sentimento: de fazer com que todos vocês também sintam-se em casa na casa que, de fato e por direito, é de todos vocês. E sem dúvida alguma, nada do que foi conquistado pela profissão farmacêutica ao longo destes 55 anos foi escrito de forma solitária.

 

Trilhamos uma caminhada de mãos dadas, com dedicação, companheirismo e união. E hoje podemos constatar o legado de nossa profissão, alicerçada com a contribuição de cada farmacêutico que exercer seu ofício de forma ética e profissional, com o objetivo de resguardar a saúde da população. Todos caminhamos juntos na mesma direção e, enquanto for assim, o único caminho possível é a frente. E vamos sempre em frente. Juntos. Para mais 55 anos de uma profissão forte, respeitada e que seja sinônimo de amor. Então obrigado por todo o apoio e parabéns a todos vocês que são parte do nosso Conselho.

 

Além disto, no mês de junho, o CRF/PA manteve seu ritmo de atividades de forma ininterrupta, promovendo eventos de educação continuada na capital e interior do estado. No dia 3 de junho, Xinguara recebeu o primeiro Curso de Atualização Farmacêutica, proporcionando aos profissionais do município momentos de capacitação e aprimoramento profissional. No mesmo período, o município de Redenção sediou o IX Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Sul do Pará, com adesão de mais de 70 profissionais e estudantes que receberam de profissionais qualificados conhecimento de cunho cultural e técnico-científico; além da realização de Plantões da Diretoria nos municípios de Abaeteteuba, Paragominas e Altamira, que possibilitaram  o encontro entre diretores do CRF/PA e farmacêuticos, com o objetivo de ouvir anseios e propostas que visem fortalecimento da profissão nas regiões.

 

A caminhada pelo estado não parou por aí.  No dia 25 de junho, levantamos mais uma vez a bandeira da responsabilidade social, promovendo no shopping Rio Tapajós, em Santarém, a segunda edição do Farmacêutico Pai D’Égua no município. Em mais uma iniciativa de conscientização da sociedade a respeito do papel do farmacêutico para a saúde coletiva e da importância do uso racional e descarte consciente de medicamentos, oferecemos à população serviços exclusivos e gratuitos, como aferição de pressão arterial, medição de índice glicêmico, testes instantâneos para detecção de hepatites virais, e sífilis; além  do recolhimento de mais de 400 kg de medicamentos vencidos que foram destinados à vigilância sanitária municipal para o devido tratamento.

 

Ainda no mês de junho, nos dias 9 e 10, participei do Encontro Regional de Fiscalização Norte e Nordeste (EREF 2016) em João Pessoa (PB), juntamente com o presidente do CFF, Dr. Walter Jorge João, onde tive a oportunidade de elencar as principais conquistas e avanços do setor de fiscalização do CRF/PA nos últimos anos. Já nos dias 14 e 15, em Brasília, saí extremamente feliz e otimista do 2º Fórum Nacional de Luta pela Valorização Farmacêutica. Na oportunidade, como partícipe ativo neste processo de revolução farmacêutica, tive o privilégio de assistir propostas – como as 30 horas de expediente profissional definidas, as prerrogativas do farmacêutico no âmbito do SUS e o estabelecimento do piso salarial – discutidas e aprovadas.

 

Como você pode ver, caríssimo colega, intenso foi o mês de junho e não iremos parar por aqui. Sem me alongar demais, desejo a vocês excelentes momentos de descanso e lazer com família e amigos, na certeza de que em agosto iremos voltar radiantes e recarregados para mais lutas e, consequentemente, mais vitórias com Deus à frente.

Julho 2016

Caros colegas farmacêuticos,

 

O mês de Julho teve uma atmosfera especial e de satisfação para a categoria farmacêutica, afinal, o Conselho Regional de Farmácia do Pará completou 55 anos de existência. Anos marcados por uma belíssima história pavimentada em luta e conquistas em favor de uma profissão cada vez melhor.  Hoje faço parte e posso dizer que manter um legado tão belo é difícil e, ao mesmo tempo, gratificante. E esse desafio diário sempre foi motivo de muito orgulho e regozijo.

 

Completamos 55 anos juntos com uma só certeza: nenhum momento dessa história foi escrito de forma solitária. Sempre foi feito com luta coletiva, com mãos dadas, com suor, com sinergia e união. Todos caminhamos juntos na mesma direção e, enquanto for assim, o único caminho possível é a frente. E vamos sempre em frente. E por isso comemoramos a data da melhor forma possível: com trabalho em favor da categoria.

 

Entre os dias 04 e 05.07, realizamos o XV Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Pará, no Teatro Maria Sylvia Nunes. O local uniu quase 400 farmacêuticos em um momento de capacitação que contou com, além de novo espaço, uma programação extremamente atual dividida em comemoração aos 55 anos de CRF/PA.

 

Já no dia 07.07, segui para Parauapebas onde realizamos mais uma edição do Plantão da Diretoria, na qual abordamos questões relativas à vivência profissional na região como diversos procedimentos de fiscalização, organização profissional, legislação sanitária, entre outras dúvidas. A adesão exemplar mostrou o comprometimento da categoria com o crescimento no município.

 

Ao fim do mês de Julho, mais especificamente no dia 29.07, estive no sudeste paraense, no município de Marabá, para mais uma edição da reunião do GT Carajás.  Na oportunidade, pudemos juntos estabelecer diretrizes para os próximos eventos que devem ser realizados na região no próximo mês de Agosto e voltados ao atendimento das necessidades dos colegas farmacêuticos da região. Além disso, lancei um desafio aos colegas: a realização de três edições do Farmacêutico Pai D’Égua: um em Tucuruí, um em Parauapebas e outro em Marabá. Espero e acredito que o desafio vire realidade concretizada e que consigamos realizar tais eventos e atender a sociedade com o padrão de qualidade da profissão!

 

Enfim, Agosto está só começando e vem muito trabalho pela frente! Obrigado a todos que acreditam na nossa luta e que rumam conosco em direção à valorização profissional!

 

Um forte abraço a todos.

Agosto 2016

Caros colegas farmacêuticos,

 

Como já é de praxe, o mês de Agosto – bem como a caminhada que trilhamos durante o segundo semestre de 2016 – vem sido marcada por uma intensa e profícua rotina de trabalho. Rotina que, graças a Deus, tem trazido frutos inenarráveis e grandes conquistas materializadas em direitos da categoria, uma jornada de educação continuada e atuações junto à categoria que fomentam diariamente a proximidade e união entre o Conselho e a comunidade acadêmica e profissionais.

 

Logo no primeiro dia do mês, já tive a oportunidade de participar de reunião, na sede do CRF/PA, com as coordenações do curso de Farmácia das principais Instituições de Ensino Superior da região metropolitana de Belém. Com a presença do CESUPA, FIBRA E FCAT/Estácio e Cosmopolita. No momento, tivemos a oportunidade de abordar o 6º Congresso Norte & Nordeste de Ciências Farmacêuticas e a importância da participação dos acadêmicos em tal evento, bem como a submissão de trabalhos como parte da formação acadêmica. Além disso, pudemos também estabelecer a maneira mais viável para traçar um plano de trabalho de pesquisa conjunto entre docentes e discentes, estreitando ainda mais os laços entre a comunidade acadêmica paraense e o CRF/PA – que prepara-se para abrigá-los como profissionais.

 

Ainda falando sobre a Academia, dedicamos o dia 22.09 justamente aos nossos futuros colegas de profissão. Pela manhã, participei da 4º edição – segunda em Belém – do Curso de Aprimoramento Futuros Farmacêuticos, momento especial no qual, junto com colegas excepcionais, tive oportunidade de compartilhar um pouco da vivência profissional e opções de atuação aos futuros colegas que adentrarão o mercado de trabalho. Após o evento, a pedido do Centro Acadêmico de Farmácia da IES segui para o Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) acompanhando o Dr. Walter Jorge João, onde abordamos rumos e perspectivas profissionais. Tais eventos sempre reenergizam e reforçam a vontade de continuar seguindo em frente, afinal, sempre muito bom estar perto da comunidade acadêmica. É a eterna renovação de um sentimento e é gás que se faz necessário em determinados momentos da vida.

 

No mês de Agosto também alcançamos mais uma vitória importante para a nossa categoria: no dia 8.08, foi aprovado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em São Miguel do Guamá, garantindo a integralidade na assistência farmacêutica na região. A implementação do TAC na região é sempre motivo de grande satisfação e alegria afinal podemos assegurar à população atendimento adequado, fato que reforça o entendimento da sociedade da importância do papel farmacêutico e, consequentemente, aumenta a oferta de vagas aos profissionais farmacêuticos.

 

Já dia 09.08 estive no 1º Workshop em Áreas de Atuação Farmacêutica, realizado na Faculdade Integrada Brasil Amazônica (FIBRA), evento inédito na nossa cidade e de extrema relevância, afinal, pudemos apresentar o panorama atual do mercado, com as possíveis vias de campos de atuação que a profissão farmacêutica nos oferece em âmbito regional e nacional.

 

Estive em Brasília, nos dias 17 e 18, onde acompanhei a 449º Plenária do Conselho Federal de Farmácia e pude presenciar – mais uma vez – o ativismo do nosso presidente, Dr. Walter Jorge João e de todo o time de peso que compõe o Plenário do CFF e trabalha arduamente em prol da categoria farmacêutica em âmbito nacional. Um dos momentos mais relevantes foi marcado pela presença do desembargador do Tribunal Regional Federal da 4º Região, João Pedro Gebran Neto, que foi homenageado pela atuação exemplar na área da saúde pública e valorização da categoria farmacêutica no âmbito da judicialização. Agradeço a oportunidade que tive de mais uma vez acompanhar os processos e conquistas em favor da profissão.

 

Em um saldo mensal, percebemos que em Agosto demos um salto nas atividades de educação continuada. Foram três Cursos de Atualização Farmacêutica realizados em municípios da região com palestras de profissionais altamente capacitados – em Marabá e Parauapebas no dia 19.08 e em Altamira no dia 26.08. Ambos com significativa adesão dos profissionais das regiões. E a tendência é o crescimento exponencial em favor da profissão!

 

Enfim, aproveito também o espaço para fazer um convite à comunidade farmacêutica e toda sociedade: a terceira edição da ação Farmacêutico Pai D’Égua em Belém será realizada nos próximos dias 23 e 24.09, no Castanheira Shopping Center. Além de prestar serviços à sociedade e salvaguardar o meio ambiente, teremos a oportunidade de comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico juntos! Conto com você!

 

Um forte abraço a todos.

Setembro 2016

Caros colegas,

 

O mês de setembro já é simbólico para nossa categoria em todo o país e mundo por termos a oportunidade de comemorar, juntos, o Dia Internacional do Farmacêutico e falar em uníssono. Porém, para o estado do Pará, esse mês ganhou um gosto mais especial – a (já tradicional) realização do Farmacêutico Pai D’Égua, ação já consolidada como uma referência nacional e mais uma vez mudando a vida de milhares pessoas.

 

Realizado nos dias 23 e 24, no Castanheira Shopping Center, a quinta edição – terceira em Belém – do evento atendeu mais de 150 mil pessoas (entre exames, orientação farmacêutica, conscientização, descarte de medicamentos e toda a gama de serviços que oferecemos nas 24h de evento), conscientizando-as sobre a importância da nossa profissão para a sociedade e sobre o uso e descarte adequado de medicamentos. Além de conscientizar, mantivemos o teor social ofertando gratuitamente testes básicos como medição de índice glicêmico; aferição de pressão arterial; testes rápidos de Hepatites B e C e sífilis; além da consulta e orientação farmacêutica – extremamente inseridas na nova realidade clínica do profissional farmacêutico. Dessa forma, protegemos o meio ambiente, garantimos à sociedade o direito de contar com o farmacêutico e mostramos nosso papel como aliado principal da população.

 

O Pai D’Égua também é um momento especial para os futuros colegas que participaram como voluntários e tiveram a oportunidade de vivenciar de perto as ações da profissão e o contato com o público. É gratificante perceber o engajamento desses jovens em levar informação a todos que passavam pelo local.  Outra comprovação de sucesso foi o recorde de medicamentos arrecadados: foram mais de 360kg de medicamentos fora da validade ou em desuso, doados pelos transeuntes e pela gincana promovida entre diversas IES da região metropolitana.

 

Só posso agradecer a todos que participaram conosco e, ao longo dessa caminhada, transformaram um sonho em realidade. Enfim, após os dois dias de evento, segui para Santarém para participar da décima edição do Curso de Atualização Farmacêutica, no dia 26.09. Na ocasião, tive a oportunidade de parabenizar presencialmente os colegas de profissão pelo recém-comemorado dia da nossa profissão, prestar contas e emoldurar o atual panorama da nossa categoria além de, claro, convidar os mais de 250 presentes no evento a participar do 6º Congresso Norte & Nordeste de Ciências Farmacêutica.

 

No dia seguinte, estive presente no lançamento oficial da Academia de Desenvolvimento Farmacêutico aos colegas da Big Ben. O lançamento uniu os colegas em um momento com temática extremamente oportuna: a importância do atendimento e serviço farmacêutico. Dias após o Pai D’Égua, momento no qual percebemos mais do que nunca a importância da humanização no atendimento, é imprescindível citar a necessidade de cuidar do próximo.

 

No início do mês também tive a oportunidade de estar em Tucuruí para mais um Plantão da Diretoria, em busca de alinhar processos administrativos e de fiscalização. Na oportunidade, pudemos conversar acerca da necessidade de ações do Farmacêutico Pai D’Égua na região, como forma de dar continuidade à caminha de interiorização do projeto que pretende tomar conta do Pará nos próximos anos.

 

Outubro já começou e com muito trabalho – e posso dizer que é só o começo!

 

Um forte abraço a todos.

Outubro 2016

Prezados colegas farmacêuticos,

 

O mês de outubro foi de significativa relevância para a categoria farmacêutica da capital paraense – lutamos juntos em clima de greve por melhores condições e ajustes salariais para os profissionais da farmácia comunitária. Paralelo a essa mobilização, realizamos outras atividades de crescimento profissional.

 

O início do mês contou com uma grande vitória para todos nós – principalmente para o município de Bragança que teve, no dia 5.10., o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado, promovendo a integralidade da assistência farmacêutica nos estabelecimentos, beneficiando a população que será assistida de maneira correta e à categoria que se fortalece cada vez mais. O TAC representa um avanço para todas as partes e lutaremos para expandi-lo a todo estado do Pará.

 

Finalizando as ações do Farmacêutico Pai D’Égua, no dia 10 de outubro pude celebrar, junto aos colegas que materializavam o sonho do Farmacêutico Pai D’Égua – mais um evento bem sucedido. Em cerimônia com todos os participantes voluntários, me alegrou imensamente perceber que o ser Pai D’Égua se tornou um estado de espírito para toda a comunidade farmacêutica. Também tive a oportunidade de entregar o II Prêmio Farmacêutico Pai D’Égua ao nosso querido Dr. Armando Marçal Filho – a quem sou muito grato pelo legado e aprendizado.

 

Outubro também me deu uma grande satisfação ao ser convidado para ser paraninfo na solenidade de outorga de grau à turma de Farmácia da Universidade Federal do Pará, realizado no dia 17.10. Além de acompanhar diversos futuros colegas que tomarão as ruas como profissionais farmacêuticos, pude renovar meu juramento – que fiz, por uma feliz coincidência, há pouco mais de 15 anos.

 

Voltando ao movimento da greve, no período de 18 a 26 de outubro, tive a oportunidade de estar ao lado do Sindicato dos Farmacêuticos do Pará – que estiveram a frente das mobilizações – e dos profissionais da farmácia comunitária na luta por direitos. dignidade e mais prerrogativas para a nossa profissão. Juntos em paralisações, passeatas e assembleias, pude presenciar o fervor e ânsia dos colegas pela mudança do cenário em que se encontravam.

 

Nem todas as redes de farmácia atenderam satisfatoriamente os profissionais e foi preciso deflagrar estado de greve de acordo com a diretoria de SINFAR, seguindo as atividades de mobilização para pressionar a drogaria a se comprometer em providenciar os direitos requeridos.

 

Após muita luta e dedicação por parte do Sindicato e dos colegas farmacêuticos, conseguimos, no dia 26.10., vencer mais uma batalha e alcançar os direitos reivindicados. Mas que estejamos sempre imbuídos da vontade de vencer. Que tal momento seja uma oportunidade de avaliar onde estamos e para onde queremos ir. Eu quero ir além e ver a profissão indo também. Parabenizo o SINFAR/PA que articulou a mobilização e que vem mostrando crescimento extensivo ao longo dos anos, belíssima ação! E que nós apoiemos sempre as ações desses que lutam pelo respeito da nossa categoria.

 

Por fim e nada menos importante, outubro também foi um mês para darmos continuidade às atividades administrativas do CRF/PA. Dessa forma, pude estar presente em mais um Plantão da Diretoria, desta vez realizado no município de Altamira. Com o intuito de alinhar procedimentos administrativos fiscais que, por momentos, chegaram a prejudicar os atos farmacêuticos no município, contamos com intensa participação dos colegas em mais um momento de parceria entre entidades farmacêuticas e a categoria no estado do Pará.

 

Depois das intensas atividades e vitórias de outubro,novembro já chega com muito trabalho e preparação para o 6º Congresso do Norte & Nordeste de Ciências Farmacêuticas, realizado entre nos dias 23 e 25 de novembro – o qual aproveito o espaço para convidar estudantes e profissionais formados a participar do maior evento farmacêutico da região no ano de 2016.

 

Um forte abraço a todos.

Novembro 2016

Prezados Colegas,

 

O mês de novembro consolidou-se como um dos mais importantes desse ano de 2016. Pelos motivos mais gratificantes, podemos comemorar a realização do 6º Congresso Norte & Nordeste  de Ciências Farmacêuticas que, com meses de intenso trabalho, obteve sucesso e enriquecimento durante seus três dias.  Nesse mês também tivemos outras vitórias com dois TAC’s assinados, Plantões da Diretoria e o Pai D’Égua de Marabá, que foi surpreendentemente proveitoso.

 

No início do mês (5.11) o GT Pai D’Égua se deslocou até Marabá para realizar a primeira edição da ação Farmacêutico Pai D’Égua e eu só poderia destinar uma única palavra a esse momento: gratidão! Gratidão aos que fizeram essa caminhada ser possível com um trabalho único que aliou a categoria farmacêutica e pacientes, aos que materializaram o projeto, aos que trouxeram medicamentos e confiaram nas mãos dos profissionais presentes para cuidar.

 

Foram mais de 100kg de medicamentos coletados e retirados das ruas. Mas, acima de tudo, centenas de vidas foram mudadas pela nossa profissão. Parabéns aos farmacêuticos de Marabá, que são verdadeiros farmacêuticos Pai D’Égua e que essa seja apenas a primeira edição de muitas outras.

 

Em relação aos TAC’s do mês de novembro tivemos duas vitórias importantíssimas para nossa categoria. A primeira foi no dia 3.11 em Jacundá, que aproveitando o Plantão da Diretoria no local, nos reunimos com representantes do Ministério Público e farmacêuticos da região em Audiência Pública, em que tivemos como resultado a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta. A segunda implementação ocorreu em Capanema, no dia 16.11. A conquista veio após 4 anos de trâmite jurídico e representa um avanço gigantesco para a profissão.

 

Hoje temos a felicidade de dizer que mais dois municípios tiveram seus direitos garantidos e que agora os moradores de Jacundá e Capanema podem contar com a integralidade da assistência farmacêutica  e nossos colegas de profissão terão a garantia de seu trabalho.

 

Além dos TAC’s também realizamos Plantões da Diretoria – importante encontro entre representantes do conselho e a categoria farmacêutica para alinhar questões administrativas e discutir problemas e soluções. Em novembro Jacundá, Belém e Tailândia receberam os Plantões e todos contaram com forte adesão dos farmacêuticos.

 

O mês terminou de forma majestosa, com o resultado final de meses de trabalho árduo de toda a equipe do CRF. O 6º Congresso Norte & Nordeste de Ciências Farmacêuticas, realizado nos dias 23,24 e 25 de novembro foi um sucesso!

 

Os três dias intensos caminharam com uma gama de opções e atividades para todos os gostos. Com o tema norteador “Cuidado Farmacêutico: Direito da Sociedade e Dever do Farmacêutico” e com sete eixos temáticos como Farmácia Hospitalar, Educação, Saúde Pública, Empreendedorismo, Estética e muito mais, conseguimos abarcar os assuntos mais atuais do campo farmacêutico.

 

Tivemos minicursos, palestras, mesas-redondas e palestras máster, com convidados altamente capacitados do âmbito regional, nacional e internacional. O evento foi o momento de troca de saberes entre profissionais e estudantes dos quatro cantos do Brasil, enriquecendo as quase 2.000 pessoas que estiveram conosco esses dias.

 

Foram três dias da concretização de um sonho e confesso que já estou com saudade.Queria deixar meu agradecimento a todos que acreditaram e fizeram esse congresso acontecer, aos organizadores que ficaram meses antes planejando os mínimos detalhes para que tudo desse certo, aos palestrantes que se propuseram a vir compartilhar seu conhecimento conosco da melhor forma possível e, claro, aos nossos congressistas, fundamentais para a realização do evento e a quem destinamos todos os trabalhos. Um muito obrigado a todos!

 

Um forte abraço a todos.

Dezembro 2016

Prezados Colegas,

O último mês do ano não poderia deixar de sintetizar o que fizemos durante todo o ano de 2016 – trazer benefícios para a categoria farmacêutica e para a sociedade. Continuamos o trabalho árduo com Plantões da Diretoria, TAC e Curso de Atualização. O mês também contou com momentos particularmente especiais, onde tive a honra de receber o título de Cidadão Honorífico Santareno e participar da outorga da primeira turma de farmácia da Universidade Federal do Oeste do Pará, ao lado dos nossos mais novos colegas de profissão.

Logo no início do mês, 2.12., estive em Tucuruí para realizar o 8º Curso de Atualização Farmacêutica, alusivo ao Dia Municipal do Farmacêutico, comemorado no dia 4.12.  Na ocasião, tive a oportunidade de conversar com os colegas e apresentar os novos rumos da Estética e da Farmácia Hospitalar, com a participação dos palestrantes Dr. Alan Izolani e Dr. Luís Fernando Mendonça – a quem agradeço profundamente pela presença e pelo conhecimento compartilhado.

Em dezembro realizei uma maratona com os Plantões da Diretoria  – Parauapebas, Canaã do Carajás, Xinguara e Redenção foram os lugares visitados nos dias 6 e 7.12. Em cada visita, discorri sobre temas extremamente importantes para a profissão, a exemplo das resoluções do Conselho Federal de Farmácia, panorama da profissão resultante dos TAC’s e a retrospectiva anual com dados da fiscalização e eventos realizados.

Foram dias intensos e satisfatórios cujo resultado é nada mais do que o combustível para que possamos continuar trabalhando em prol de mais avanços para a nossa tão ambicionada profissão.

Uma gratificante vitória também fez parte desse mês. Depois de horas de viagem até o local, mais horas de discussões sobre a importância dos serviços farmacêuticos nas farmácias e drogarias, conseguimos a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o município de Monte Alegre. Agora os farmacêuticos do município tem garantidos seus direitos e a população de passa a contar com a integralidade do profissional nas farmácias.

Para finalizar as atividades do mês e do ano, fui até Santarém para dois momentos marcantes para a minha profissão. No dia 15.12. fui homenageado com o título de Cidadão Honorífico Santareno – como o profissional que trouxe melhorias para a região. A representatividade desse momento me traz extrema felicidade em especial considerando a história que possuo com Santarém – hoje considerado um dos principais polos de assistência farmacêutica do estado do Pará.

O outro momento marcante nessa viagem foi a outorga de grau da primeira turma de Farmácia da Universidade Federal do Oeste do Pará – sem dúvida alguma um momento ímpar para mim e para a profissão na região. Fico imensamente grato em participar deste momento e ser convidado para ser patrono da primeira turma. Desejo boas vindas aos nossos novos colegas farmacêuticos, que renovam esta profissão com vigor e vontade de fazer a diferença na nossa sociedade.

Aqui só resta o meu forte agradecimento pela oportunidade de fazer parte de momentos únicos como esses. Finalizamos nossas atividades em 2016 com sucesso, porém o trabalho segue intenso ano que vem. Desejo a todos um ótimo natal e um próspero ano novo, e que nos encontremos novamente em 2017!