Mensagem do Presidente 2015 — CRF-PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
11030
page-template-default,page,page-id-11030,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Mensagem do Presidente 2015

Janeiro 2015

Caros colegas,

 

Começamos 2015 da mesma forma que finalizamos a caminhada de 2014: com muito trabalho e atuação em favor da categoria farmacêutica. Aproveito já este canal para agradecer a todos que participaram conosco das atividades oferecidas pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará. Tenham sempre em mente que vocês são o foco e destino de toda e qualquer ação feita pelo CRF/PA.

 

Nesse mês, já realizamos diversas iniciativas voltada ao processo de educação continuada: a 7ª edição do já tradicional Seminário Belém de Atualização Farmacêutico com adesão maciça dos farmacêuticos da capital e região metropolitana; no interior, o 3º Curso de Atualização Farmacêutica em Abaetetuba e Região e o 7º Curso de Atualização Farmacêutica em Marabá ofereceram momentos ímpares de capacitação e intercâmbio em diversos sentidos aos profissionais residentes no interior do estado do Pará. No total, mais de 350 farmacêuticos participaram dos momentos citados apenas neste mês. Fomentando cada vez mais o crescimento profissional, fico orgulhoso de ver que a adesão e compromisso com a profissão farmacêutica é sempre uma tônica cada vez maior em todos os eventos promovidos pelo CRF/PA.

 

Também realizamos três edições do Plantão da Diretoria – em Tucuruí, Parauapebas e Canaã dos Carajás. A conversa com os farmacêuticos proporcionou um momento único de contato individualizado com os farmacêuticos de cada um desses municípios. Ter a oportunidade de atender as demandas, corresponder aos anseios e ajudar no que for possível é sempre um regozijo para mim e para todos os membros da Diretoria deste Conselho que diariamente renova o compromisso com a profissão e orgulho em ser farmacêutico.

 

Orgulho que foi motivo de comemoração no último dia 20.01, data instituída como Dia Nacional do Farmacêutico. Infelizmente não pude estar presente na sede para acompanhar o Café da Manhã oferecido por conta de compromissos externos em Brasília. Contudo, soube que o momento de júbilo foi extremamente animado tanto na sede, quanto nas seccionais. E fico extremamente satisfeito saber que esses momentos servem como comemoração ao ser e fazer farmacêutico.

 

Por fim, duas boas notícias. Primeiro: os convites para a tradicional Solenidade do Farmacêutico já serão enviados a partir da próxima semana e as instruções oficiais para troca de convite logo mais estarão disponíveis no nosso portal. Não perca a maior festa farmacêutica em nível nacional e participe conosco desse momento de confraternização!  Além disso, tenho o prazer em anunciar que, ressaltando o papel do farmacêutico como profissional de saúde e bem estar, o CRF/PA realiza em Maio a primeira edição da Corrida do Farmacêutico. Preparem os tênis de corrida que logo mais a profissão farmacêutica tomará as ruas novamente !

 

Contamos com sua presença !

 

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

Fevereiro 2015

Prezados colegas,

 

No mês de fevereiro, demos continuidade à diversas ações e atividades já realizadas sempre com um objetivo comum: a valorização cada vez maior da profissão farmacêutica. E, mais uma vez, aproveito este espaço para agradecer a todos que se empenham em participar dos eventos que o Conselho Regional de Farmácia do Pará tem oferecido. Tenham certeza que, no fim das contas, temos um único propósito: mantê-los sempre bem preparados e aptos para lidar com o mercado de trabalho. Cada vez mais árduo, porém repleto de profissionais bons.

 

Já no mês de fevereiro, ampliamos o leque e mantivemos um intenso ritmo de eventos em se tratando de educação continuada: o IV Workshop de Análises Clínicas, realizado no Laboratório Central do Estado do Pará (LACEN), contou com a participação significativa de 80 pessoas entre estudantes e profissionais da capital e região metropolitana; no interior, estive presente na sexta edição do Curso de Atualização Farmacêutica de Tucuruí, onde testemunhei e pude estar inserido mais uma vez em um fantástico momento de intercâmbio cultural e capacitação.

 

Também foram realizados Plantões da Diretoria nos municípios de Santarém, Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu. Nos últimos três, tive a oportunidade de atender pessoalmente os profissionais destas localidades, ouvir anseios e esclarecer dúvidas. Justamente por isso Plantão é sempre motivo de satisfação pra mim e para os demais membros da diretoria do CRF/PA, afinal, apesar de difícil, solucionar e estar ao lado é no mínimo gratificante.

 

Além disso, promovemos também o CRF in loco. Uma iniciativa única que transporta os serviços de secretaria à municípios sem seccional próxima e  visa otimizar os serviços oferecidos além de promover a relação cada vez mais próxima entre o Conselho e profissionais farmacêuticos de outros municípios. O município visitado dessa vez foi Redenção, com um saldo extremamente positivo e diversos profissionais extremamente satisfeitos com que fora oferecido.

 

Bem, além dos compromissos mais técnicos, devo aproveitar a oportunidade para confessar minha ansiedade com mais uma edição da Solenidade do Farmacêutico, que acontece no próximo dia 28.03.  Esse ano, atendendo a vários pedidos, teremos bastante espaço para o clássico. E nada mais clássico do que uma parceria entre Fruta Quente e Warilou. Portanto, comecem a preparação desde já. Lembrando que você já pode  trocar seu ingresso na sede do CRF/PA. Mais informações no site!

 

Por fim, outra boa notícia: preparem os tênis de corrida pois, em maio, a profissão farmacêutica toma as ruas na primeira edição da Corrida do Farmacêutico. Mas isso é assunto para a próxima mensagem.

 

Um forte abraço a todos.

 

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Março 2015

Prezados colegas,

 

O mês de março foi marcado por diversas atividades fundamentais para a profissão farmacêutica no estado do Pará.  E mais uma vez, aproveito este canal de comunicação para, acima de tudo, agradecer a todos os farmacêuticos que andam ao nosso lado construindo uma profissão cada vez mais forte. Seja na capital ou no interior, os momentos importantes de união como os que aconteceram durante este mês reforçam cada vez mais o compromisso e renovam o ânimo às vezes sobreposto pelo cansaço de uma rotina desgastante. São vocês que motivam a busca por uma profissão cada vez melhor.

 

Bem, começando o mês de março, o CRF/PA e os grandes parceiros do Sindicato dos Farmacêuticos (SINFAR), foram muito bem representados na Semana do Calouro 2015 da  Universidade Federal do Pará (UFPA). Não pude estar presente por conta de agenda externa, mas fiquei extremamente satisfeito em saber que o encontro proporcionou aos estudantes melhor entendimento acerca da profissão. Além de perceber que os acadêmicos mostram comprometimento cada vez maior com a futura profissão, fato que alegra e estimula.

 

E ainda em busca de aperfeiçoamento cada vez maior no âmbito acadêmico, realizamos no Hotel Sagres, um importantíssimo debate sobre a revisão da grade curricular dos cursos de farmácia – o inédito Fórum Estadual sobre a Diretrizes Curriculares Nacionais. O evento contou com a participação de coordenadores dos cursos de farmácia de faculdades da região metropolitana de Belém e do interior, e também discentes que  puderam discutir mudanças positivas nas diretrizes curriculares da graduação junto a representantes da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF).

 

Ainda no mês de março, não poderíamos deixar de comemorar mais uma importante conquista para a educação farmacêutica. No dia 04.02, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou a Nota Técnica DAES/INEP nº 008/2015, que estabelece a obrigatoriedade da estruturação de uma farmácia universitária para os cursos de Farmácia. Desta forma, todas as faculdades de farmácia precisam, obrigatoriamente, preencher esses pré-requisitos em suas respectivas infraestruturas, justamente para que haja melhor qualidade na formação do futuro farmacêutico. Iniciativa já adotada pela Esamaz antes mesmo da publicação da Nota, fato que deve ser congratulado e reconhecido.

 

Dando continuidade ao ciclo de eventos promovidos pelo CRF/PA no interior, promovemos em Castanhal a sexta edição do Curso de Atualização Farmacêutica, que contou com adesão significativa de 50 profissionais. Após algumas questões de mobilidade, retomamos nosso compromisso e realizamos o momento de interação e atualização com os colegas de profissão. Além disso, realizamos também os plantões da diretoria, realizados no município de Bragança, Xinguara e Redenção – onde podemos ouvir as demandas dos profissionais residentes no interior do estado e atender dúvidas relativas à Lei 13.021/14, prescrição farmacêutica, dispensação de antimicrobianos, instruções a respeito da emissão de Comunicados de Ausência e prescrições por odontólogos. Temas também abordados em Belém, na primeira edição do Plantão realizada na capital aos  farmacêuticos das redes Extrafarma e BigBen, que lotaram o auditório do Hotel Sagres.

 

Por fim, eu não poderia deixar de mencionar o momento mais aguardado do ano – momento único de júbilo e de homenagens aos farmacêuticos que se destacaram nos mais diversos segmentos da profissão, além de outorgar o título de Farmacêutico do Ano, comenda mais nobre dada pelo CRF/PA ao profissional com melhor desempenho no ano de 2014.

 

Promovemos com todo o carinho e requinte no final do mês de março, a Solenidade do Farmacêutico 2015, maior festa farmacêutica do país e que contou com a presença de mais de 1.400 pessoas –  entre autoridades estaduais e federais que transformaram a Sede Campestre da Assembleia Paraense em palco para celebrar a união farmacêutica no estado do Pará. A cerimônia celebrou simbolicamente o Dia Nacional do Farmacêutico, tradicionalmente comemorado no dia 20 de janeiro, e uniu colegas de profissão de todo o Pará para um momento único de confraternização.

 

Finalizo essa mensagem agradecendo e afirmando novamente: não conspiramos contra ninguém, mas tudo tem conspirado em nosso favor. As batalhas são, sim, diárias. Mas a construção de novos momentos também tem sido.

 

Um forte abraço a todos!

 

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Abril 2015

Prezados colegas farmacêuticos,

 

Após mais um mês de vitórias, inicio esta mensagem agradecendo novamente pelo apoio concedido ao CRF/PA por parte de vocês, colegas. Esse apoio é decisivo e fundamental para toda e qualquer ação desenvolvida por cada um de nós e propulsiona e nos inspira para buscar sempre mais. Prova disso foi a conquista que encerrou o mês com chave de ouro: a garantia da presença do CRF/PA nas reuniões de Comissões dos Concursos Públicos em âmbito estadual.

 

A conquista possui extrema significância para a profissão farmacêutica no estado, uma vez que estaremos próximos e diligentes de forma a garantir que sejamos valorizados e ocupemos novos postos de trabalho que são nossos por direito e dever. Esse capítulo bem sucedido foi encerrado, porém ainda temos outras páginas a serem escritas. E tenham certeza que estaremos prontos para garantir que o desfecho seja cada vez melhor.

 

Enfim dando continuidade ao ciclo de eventos e ações de educação continuada no mês de Abril, promovemos no dia 10, a sexta edição do Curso de Atualização Farmacêutica na cidade de Santarém. O evento contou com sólida participação de profissionais, estudantes e coordenadores dos cursos de farmácia de IES da região que puderam aprimorar de maneira muito significativa o conhecimento farmacêutico no âmbito do gerenciamento e controle especial de medicamentos.

 

Também estivemos no interior do Estado promovendo edições do Plantão da Diretoria nos municípios de Itaituba, Xinguara e Redenção. Nas ocasiões, tivemos a oportunidade de conversar com os farmacêuticos dessas regiões sobre temas que vão desde a Lei nº 13.021/14 até a prescrição farmacêutica. Além disso, as reuniões oportunizaram o contato cada vez mais estreito entre a diretoria do CRF/PA e a categoria, no sentido de trocar ideias, atender os anseios destes profissionais no que diz respeito a melhor atenção à profissão dessas localidades.

 

Promovemos também, no dias 27 e 28 do mês de abril, mais uma edição do CRF in loco na cidade de Tucuruí. O ação, como já é de praxe, transportou de parte estrutural das secretarias de pessoa física e jurídica ao município, facilitando a resolução de demandas administrativas e otimizando o atendimento e encurtar a distância entre o Estado, promovendo um contato cada vez mais próximo entre o CRF/PA e os profissionais farmacêuticos.

 

Por fim, no mês de abril, recebemos a notícia de que a Procuradoria Geral da República (PGR) emitiu parecer desfavorável à ação judicial proposta pela Associação Brasileira de Comércio Farmacêutico (ABCFARMA), que pediu medida cautelar na tentativa de desobrigar as empresas farmacêuticas de qualquer natureza de efetuar o pagamento de taxas anuais obrigatórias aos órgãos reguladores da profissão.  A questão, se fosse aprovada, infringiria os dispositivos estabelecidos pela Lei nº 3.820/1960 e violaria, inclusive, a Constituição da República. Mais uma vez mostramos nossa importância irrefutável como entidade representativa e, acima de tudo, defensora da profissão. Resguardando você, farmacêutico, continuamos nossa caminhada sempre avante – e convidamos mais uma vez você para acompanhá-la conosco.

 

Vale ressaltar que entramos agora na semana do Uso Racional de Medicamentos e nem preciso assinalar a importância desta não só para nós, farmacêuticos. Mas também para a sociedade de forma geral. E celebraremos tal semana do nosso jeito, no padrão CRF/PA com um grandioso evento pai d’égua: o 8º Seminário Belém de Atualização Farmacêutica, que ocorre no próximo dia 11.05, no Hotel Sagres. E este só é o primeiro de muitos outros que virão ainda no mês de Maio.

 

Para concluir, informo que, para garantir que possamos executar com maestria e transformá-la em um evento de grande porte, a primeira edição da Corrida do Farmacêutica agora ocorrerá no final do mês de setembro para que possamos comemorar juntos e ocupar as ruas em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico. Conto com vocês!

 

Um grande abraço.

 

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Maio 2015

Prezados colegas e comunidade acadêmica farmacêutica,

 

É com felicidade que finalizo mais um mês de dedicação e intenso ritmo de atividades do Conselho Regional de Farmácia do Pará, sempre tendo como propósito maior a valorização da profissão farmacêutica. A rotina é sempre implacável e o tempo é curto. Contudo, agradecer o apoio de todos vocês sempre é necessário diante de tamanhas dificuldades.

 

No mês de maio, promovemos no Hotel Sagres, na capital paraense, a oitava edição do Seminário Belém de Atualização Farmacêutica, evento de grande sucesso do CRF/PA que contou com participação extremamente significativa de farmacêuticos e estudantes de instituições de ensino superior de diversas regiões do Pará. O Seminário contou com a presença do Dr. Adriano Falvo, conselheiro regional do CRF/SP e responsável pela Farmácia Escola UNOESTE, que ministrou de forma brilhante palestra sobre “Medicamentos Sujeitos a Controle Especial, Antimicrobianos com Ênfase em SNGPC”, tema muito importante para o cotidiano farmacêutico.

 

Ainda em maio, em Parauapebas, tivemos a honra de realizar a nona edição do Ciclo de Conferências Farmacêuticas no município, com a presença de aproximadamente 100 profissionais que puderam aprimorar seus conhecimentos dentro de temáticas importantíssimas para o cotidiano profissional. Certamente, o Ciclo atestou o comprometimento dos colegas de Parauapebas, o que é muito gratificante para mim saber que o Sudoeste do nosso Pará conta com profissionais cada vez mais capacitados para cuidar da população.

 

Também tive a honra de reunir o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Dr. Roberto Pires, e o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Dr. Marcelo Folha. A pauta de nosso encontro foi justamente discutir um inédito acordo e plano de cooperação entre o CRF/PA e as duas instituições, com finalidade de oferecer momentos de capacitação mútua já que durante o plantão da diretoria em março vários colegas nos pediram para que pudéssemos oferecer essa capacitação diante dos desencontros que vez ou outra acontecem nas farmácias e drogarias.

 

Convidei o diretor da faculdade de Farmácia da UFPA para estreitar laços e fortalecer nossa parceria com a faculdade mais antiga do Pará, recebi um relatório completo do que fora realizado pela anterior administração e quais os objetivos dessa nova direção, como Presidente estou apoiando as iniciativas para que nós tenhamos farmacêuticos cada vez melhor formados para atender um mercado cada vez mais exigente.

 

Como podemos perceber, o mês de maio foi marcado por intenso trabalho. No dia 13, a Comissão de Saúde Pública do CRF/PA realizou reunião para articular propostas que devem ser lavadas às sessões das Comissões de Concurso Público, que irão ser homologados até o final deste ano. Temos trabalhado incansavelmente para garantir aproximadamente 400 vagas para farmacêuticos nos referidos certames, possibilitando maior participação do farmacêutico no serviço público e abrindo novas oportunidades de emprego aos nossos profissionais.

 

E por fim não posso deixar de agradecer a todos pelo comprometimento e dedicação em prol desta profissão tão fundamental para a saúde. Continuem partícipes assíduos dos nossos eventos, pois somente juntos é que poderemos fortalecer na sociedade o conceito de ser farmacêutico, essa matéria deve ser publicada no dia municipal do farmacêutico em Belém, por isso desde já meus parabéns a todos os colegas que nos ajudam a construir essa história de trabalho, integrado com a sociedade e levando o progresso para todos as pessoas que precisam dos nossos serviços, parabéns a todos os farmacêuticos que atuam em conjunto conosco.

 

Um forte abraço a todos!

 

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Junho 2015

Julho 2015

Caros colegas farmacêuticos,

 

Mais um semestre chegou ao fim, tendo a busca de crescimento e valorização da profissão farmacêutica como foco de um intenso trabalho e que, graças à colaboração de personagens que fazem toda a diferença, trouxe grandes conquistas.  E o trabalho não parou inclusive no mês de Julho: prova disso foi a aprovação pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 4135/2012, que determina a obrigatoriedade de farmacêuticos responsáveis técnicos em farmácias, drogarias ou dispensários de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), no qual tivemos importante apoio do Deputado Federal Edmilson Rodrigues durante nossa caminhada no Congresso Nacional.

 

Ainda no mês de julho, estive presente no município de Altamira para a décima terceira edição do Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas. O evento contou com a participação de mais de 50 colegas que puderam trocar ideias e partilhar vivências de cunho profissional, intelectual e cultural. Ainda no mesmo mês, realizamos em Itaituba mais uma edição do CRF in loco, serviço que transportou parte estrutural das secretarias de pessoa física e jurídica ao município, facilitando a resolução de demandas de farmacêuticos e empresários que residem no município em meio a implantação do TAC que irá revolucionar os serviços farmacêuticos em Itaituba.

 

Vale ressaltar que, além dos serviços voltados à educação continuada, o CRF/PA permanece sentinela no resguardo à profissão farmacêutica – exemplo disso foi a entrada com Mandado de Segurança contra Universidade Estadual do Pará (UEPA), solicitando anulação do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de biomédicos para o cargo de professores temporários. O edital ofertou vagas somente para profissionais biomédicos e, de acordo com as atribuições e habilidades do profissional farmacêutico e especificações necessárias, as vagas disponíveis também, por direito, poderiam ser ocupadas por nós, farmacêuticos, vamos aguardar o resultado da decisão judicial para a qual lutaremos incansavelmente.

 

Por fim, logo mais iniciamos mais uma etapa de lutas em prol da profissão farmacêutica. É chegada a hora de darmos continuidade com força e ritmo total ao trabalho que vem sendo realizado com afinco e dedicação. Deixo aqui meus votos de um agosto repleto de conquistas e vitórias para todo o restante do segundo semestre.

 

Um forte abraço a todos.

 

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA         

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Agosto 2015

Prezados colegas farmacêuticos,

No segundo semestre de atividade, mantivemos nosso intenso ritmo de resultados. Com as frequentes viagens e pontes aéreas e terrestres, os desafios fogem puramente à esfera profissional. Contudo, reafirmamos nosso compromisso com a profissão ao abdicar de momentos pessoais em favor de um ideal.  Estivemos nas mais diversas regiões do estado levando projetos como os Plantões da Diretoria e CRF in loco aos municípios de Paragominas, Abaetetuba, Marabá, Barcarena e Tomé-Açú. Nesses locais, os profissionais tiveram oportunidade de estabelecer diálogo direto junto à diretoria do Conselho sobre anseios, discussões de propostas e demais assuntos em busca de fortalecimento da classe em municípios distantes das seccionais do CRF/PA.

 

Ainda no dia 08.08, me reuni com farmacêuticos de Tomé-Açú na sede do Conselho para trocar ideias e traçar um mapa sobre a realidade da profissão no município, além de ajudar a esclarecer as dúvidas sobre as prerrogativas destes profissionais. Participei também no dia 18.08, do primeiro Encontro de Atualização Farmacêutica em Castanhal, iniciativa promovida por uma equipe de farmacêuticos do município, da qual fiquei muito satisfeito ao reconhecer o engajamento dos nossos colegas da cidade-modelo em buscar mais conhecimento sobre a prescrição farmacêutica, tema inovador para a profissão.

 

No âmbito da educação continuada, realizamos nessa semana a primeira edição do Workshop de Perícia Criminal, curso extremamente importante para que os nossos profissionais possam entender o papel do farmacêutico dentro das ciências forenses, além de outros temas relativos ao âmbito da perícias criminais. Também em Agosto, mais precisamente nos dias 20 e 21, tive a honra de participar do V Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas, onde fui convidado a discursar durante solenidade de abertura do evento juntamente com o presidente do CFF, Dr. Walter Jorge João, na condição de representante dos demais Estados da Região Norte do país. O evento, que reuniu cerca de 700 pessoas, foi muito proveitoso já que abordou o vasto leque de qualificações e especialidades que o farmacêutico pode desenvolver na esfera científica.

 

Inclusive aproveito a oportunidade inclusive para fazer um anúncio animador: em 2016, mais precisamente nos dias 29, 30 e 31.08.2016, Belém, a metrópole da Amazônia, sediará a sexta edição do Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas. Um desafio que surge para mim e para o CRF/PA e pelo qual confesso meu apreço e ansiedade em oferecer à comunidade acadêmica não só uma plataforma de conhecimento – mas sim um momento único de intercâmbio e crescimento em todos os sentidos.

 

Mas enfim, a luta não para por aqui! No mês de setembro há muito o que fazer para fomentar o reconhecimento e o valor da profissão farmacêutica: logo mais, nos próximos dias 11 e 12 de setembro, iremos realizar no hall do Castanheira Shopping Center a segunda edição do Farmacêutico Pai D’Égua. O evento conscientizará a população sobre a importância do farmacêutico para a sociedade, além de instigar as pessoas a fazer o descarte correto de medicamentos. Contamos com sua presença!

 

Um grande abraço!

 

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA   

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Setembro 2015

Prezados colegas farmacêuticos,

 

O mês de setembro foi marcado por atividade tão intensa que só agora pude estar escrevendo. Mas afirmo: a atividade tem vocês, colegas farmacêuticos, como objetivo maior. Aproveito mais uma vez esse canal para agradecer, como sempre. Agradecer pela motivação que os desafios oportunizam e pelo apoio incansável – mesmo diante dos percalços da rotina atribulada.

 

Começo essa mensagem com uma boa notícia direcionada aos profissionais do interior do estado: estive em reunião com o Promotor de Justiça de Paragominas, Dr. Reginaldo Álvares, para tratar da proposta de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) no município. Nosso objetivo é garantir assistência farmacêutica integral ao município logo em no início janeiro de 2016. No mesmo período, o conselheiro regional do CRF/PA, Dr. Marcelo Brasil, esteve em Abaetetuba em reunião com o Promotor do Ministério Público, Dr. Frederico Freitas, para tratar dos ajustes finais para implantação do TAC no município, já que entende a necessidade da presença indispensável do farmacêutico nas farmácias e estabelecimentos de saúde da região.

 

Enfim, no mês de setembro, no sentido de garantir aperfeiçoamento profissional e troca de conhecimento, realizamos a sétima edição do Ciclo de Atualização Farmacêutica em Santarém, evento que comemorou o aniversário de três anos da Seccional Oeste do CRF/PA na pérola do Tapajós. Estendo meus parabéns aos colegas que fazem a diferença no oeste paraense e que participaram massivamente de um momento excelente de intercâmbio. Enfim, ainda no âmbito da educação continuada, realizamos no Hotel Sagres, a primeira edição do Workshop de Perícia Criminal, momento que capacitou profissionais para o exercício das práticas forenses – área que nos compete e que precisamos ocupar de forma cada vez mais intensa.

 

Aqui em  Belém, promovemos no início do mês, a terceira edição do curso de aperfeiçoamento Futuros Farmacêuticos, que contou com a participação de mais de 100 estudantes em um momento de apresentação do panorama profissional.  Além disso, também  no mês de setembro, realizamos mais uma edição – dessa vez a nona – do tradicional  Seminário Belém de Atualização Farmacêutica, que juntou diversos colegas para tratar de um assunto que cada vez deve fazer mais parte do nosso dicionário: o empreendedorismo.

 

Tive o prazer também de participar do encerramento do curso da Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (FBCF), do QUAL tive o prazer de ser o idealizador junto com meu colega Carlos André Oeiras Sena. Esse momento ímpar que marcou um novo momento das gestões dos Conselhos de Farmácia no Brasil e deve germinar em breve. Repetindo também a tônica desse mês tão tradicional, o calendário farmacêutico contou com a segunda edição da Ação Farmacêutico Pai D’Égua, no Castanheira Shopping Center. A iniciativa que me traz tanto orgulho, dessa vez teve uma dimensão ainda maior – conseguimos atender 25 mil pessoas e coletar aproximadamente 200kg de medicamentos vencidos. Isso sem contar a mudança que conseguimos fazer na vida das pessoas sendo farmacêuticos pai d’égua. Obrigado a todos os amigos que colaboraram e estiveram conosco nessa caminhada.

 

Enfim, finalizando a Mensagem, não poderia ignorar um fato que me indignou e manifestar aqui meu repúdio à atitude do médico maranhense João Bentivi que xingou um farmacêutico por meio de um bilhete, por não entender a sua caligrafia em uma receita. Ora, além do desrespeito à profissão farmacêutica, fere o juramento feito e  parceria que deveria ser inerente aos que comungam do cuidado com a saúde da população. Tal conduta não será aceita – seja em Belém, seja no Pará, ou em qualquer canto do Brasil. Farmacêutico é indispensável e, acima de tudo, merece ser respeitado!

 

Um grande abraço!

 

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Outubro 2015

Prezados colegas farmacêuticos,

 

Considerado um dos períodos mais importantes para o povo paraense, o mês de outubro foi marcado por manifestações de fé e comoção por conta das festividades do Círio de Nazaré, uma das maiores procissões católicas do Brasil. Mas também é importante ressaltar que, apesar no mês de outubro, mantivemos intenso ritmo de trabalho na capital e interior do estado, por meio de eventos de educação continuada, sempre com o objetivo maior: a valorização e fortalecimento de nossa profissão na sociedade.

 

E mais uma vez aproveito este canal para agradecer àqueles que sempre caminham juntos conosco em busca de novas conquistas e vitórias, seja por meio de cursos e Plantões da Diretoria realizados pelo CRF/PA nos quatro cantos do Pará.

 

E é justamente por falar em conquistas que inicio esta mensagem com uma excelente notícia para os profissionais de Paragominas: no dia 22.10 estive em reunião com o promotor de Justiça, Dr. Reginaldo César Lima Álvares, no município, para a assinatura do 18º Termo de Ajustamento de Conduta. O documento assegura a obrigatoriedade da assistência farmacêutica em tempo integral nos estabelecimentos, além de garantir melhores condições de trabalho e mais emprego aos farmacêuticos da região.

 

Ainda no mês de outubro, no dia 31, realizamos a oitava edição do Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Sul do Pará, no auditório do Sindicato Rural de Redenção. O evento proporcionou aos profissionais momentos de aperfeiçoamento profissional e troca de conhecimento, que foram repassados por profissionais extremamente capacitados e que abordaram temas de grande significância para o universo farmacêutico.

 

Ainda nessa caminhada pelos quatro cantos do estado, em outubro realizamos Cursos de Atualização Farmacêutica nas cidades de Paragominas, Parauapebas, Marabá e Santarém. As edições proporcionaram aos mais de 500 participantes aprimoramento profissional, tendo em vista melhor capacitá-los para atender a população.

 

Já em Belém, promovemos a quinta edição do Workshop de Farmácia Magistral, no auditório do Hotel Sagres. O curso contou adesão extremamente significativa de profissionais e destacou a necessidade de ampliar o conhecimento nesta área, além de abordar temas relacionados à Legislação Tributária e Farmácia Veterinária.

 

Enfim, creio que ficou bem claro a quantidade de trabalho e correria cotidiana. Mas não paramos: após grande sucesso durante as duas edições realizadas em Belém, é chegado o momento de Santarém receber a primeira edição do Farmacêutico Pai D’Égua, ainda nesse final de semana. Mais precisamente no dia 07.11, portanto, colegas de Santarém: contamos com vocês! Vamos todos fazer a diferença! Afinal, somos Farmacêuticos Pai D’Égua!

 

Por fim, não só como presidente do CRF/PA, mas também como farmacêutico, encerro essa mensagem ressaltando a todos vocês a importância do voto. A democracia e poder de escolha são fatores decisivos em nossas vidas. Dessa forma, independentemente da forma, seja o inovador web voto ou o tradicional analógico que começou a história, lembremos sempre de uma coisa: a escolha dos melhores representantes para a categoria. Escolha o que você acredite melhor representa o que você quer para o futuro da profissão, escolha o que melhor atende seus anseios e, acima de tudo, escolha no que você acredita que melhor representa o coletivo. Tenhamos todos um excelente processo eleitoral!

 

Um grande abraço!

 

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Novembro 2015

Nos aproximamos do fim de mais um ano extremamente frutífero para nossa categoria. E justamente por conta das intensas atividades do Conselho é que só agora pude escrever esta mensagem.

 

Enquanto representante deste Conselho Regional de Farmácia, só tenho agradecer aos personagens que reescrevem conosco diariamente a história da Farmácia em nosso estado, agradecer também aos mais de 3 mil profissionais que nos deram seus votos de confiança em mais um período de Eleições, por meio do webvoto.

 

Inicio esta mensagem profundamente satisfeito pelos resultados obtidos em favor de nossa profissão ao longo deste ano, e confiante que no início da próxima gestão (biênio 2016-2017), certamente iremos muito mais longe ainda, por meio da difusão de eventos de educação continuada, firmamentos de TAC’s, e sempre em busca do que é melhor para profissional farmacêutico.

 

E é por falar em conquistas que venho compartilhar mais uma excelente notícia: a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta de Abaetetuba. Este é, portanto, o 19º documento firmado no estado, e irá garantir a integralidade da assistência farmacêutica no município, além de assegurar a empregabilidade de nossos profissionais e mais qualidade de vida aos habitantes da região.

 

Ainda referindo-me a conquistas, no mês de novembro nosso estado foi contemplado com a implantação do primeiro consultório clínico de farmácia. O serviço pioneiro foi estabelecido em uma Unidade Básica de Saúde no município de Novo Repartimento é um aporte a mais para a saúde da população que receberá atendimento diferenciado por meio de uma profissional extremamente capacitada a respeito do uso correto dos medicamentos, e que futuramente farei uma visita ao estabelecimento.

 

Realizamos também em novembro a primeira edição da Corrida do Farmacêutico, iniciativa que reuniu cerca de 300 competidores de diversas faixas etárias – entre farmacêuticos e a comunidade – em um momento de incentivo à adoção de hábitos saudáveis e superação de desafios pessoais. A competição ocorreu em grande parte da avenida João Paulo II e os competidores contaram com assistência de duas ambulâncias e escolta da Polícia Militar, no sentido de garantir a segurança dos participantes.

 

Em novembro, promovemos a primeira edição do Farmacêutico Pai D’Égua em Santarém, evento que alcançou cerca de 5 mil pessoas e atingiu recorde de arrecadação de medicamentos vencidos – cerca de 830 kg, ultrapassando a arrecadação das edições realizadas em Belém. A ação educativa contou com a participação de profissionais e estudantes de Farmácia que conscientizaram a população acerca do papel do farmacêutico em prol da saúde coletiva, além de orientar os visitantes a respeito do descarte correto e consciente dos medicamentos em desuso.

 

E não paramos por aí! Ainda no mês de novembro, recebi a visita de colegas farmacêuticos dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI’s). O momento nos oportunizou a discussão de propostas que visem a melhoria da assistência farmacêutica à comunidade indígena, e assistência por parte do CRF/PA com o objetivo de assegurar mais saúde nas aldeias.

 

Ainda em novembro, fui representado pelo Dr. Randolfo Coelho, vice-presidente do CRF/PA, no Primeiro Fórum de Ciências Biológicas e da Saúde, realizado no Campus BR da Unama. O momento foi profícuo no sentido de mostrar aos estudantes de Farmácia da IES a importância do Conselho para a profissão, além de um panorama sobre as diversas áreas de atuação do farmacêutico no mercado.

 

Enfim, como vocês podem perceber, intenso foi o trabalho do CRF/PA neste mês. Mas não paramos! Estamos sempre vigilantes, diligentes e incansáveis em busca de melhorias para nossa profissão farmacêutica. Na certeza de que, se nos unirmos cada vez mais, em uma só voz, iremos ainda muito mais longe.

 

Um grande abraço.

 

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Dezembro 2015

Prezados colegas,

 

Chegamos ao fim de mais um ano e o sentimento que tenho ao escrever esta última mensagem é de dever cumprido. Diante das inúmeras ações realizadas pelo CRF/PA no ano de 2015, posso dizer que estou muito grato a todos que estiveram conosco nessa intensa caminhada – cheia de percalços, com toda a certeza – mas com conquistas significativas em favor da profissão farmacêutica.

 

Bom, aproveito para fazer um breve saldo deste ano: o Conselho Regional de Farmácia atuou de forma intensa e ininterrupta para garantir melhor assistência à profissão e mais saúde à população. Conseguimos implantar mais 4  Termos de Ajustamento de Conduta (TAC’s) que irão garantir aos municípios de Barcarena, Itaituba, Abaetetuba e Paragominas a presença em período integral do farmacêutico nas farmácias e estabelecimentos de saúde, além de garantir mais empregos à categoria; realizamos vistorias de forma incisiva em todo estado, com o total de 10.856 fiscalizações, 1.136 a mais em relação a 2014.

 

Promovemos 35 eventos de educação continuada – entre cursos de atualização profissional, ciclos de conferências em ciências farmacêuticas, seminários, fóruns,  workshops – que tiveram adesão considerável de profissionais de todas as regiões do Pará, além de proporcionar à comunidade farmacêutica a troca de conhecimento técnico, científico e cultural. Com o propósito de atender os desejos dos profissionais em relação a melhorias para a profissão e permitir contato direto entre o Conselho e a categoria, promovemos 39 Plantões da Diretoria e 2 CRF in loco, serviço que consiste no transporte estrutural de parte das secretarias de pessoa física e jurídica a municípios distantes dos pólos do CRF/PA.

 

Conquistamos o primeiro consultório clínico de farmácia que fica em uma Unidade Básica de Saúde do município de Novo Repartimento, o primeiro de muitos que ainda surgirão no estado. Afinal, é necessário mostrar à sociedade a importância do farmacêutico como profissional indispensável para a saúde do paciente, orientando-o a fazer o uso racional dos medicamentos, além de atuar de forma conjunta com outros profissionais para identificar sinais e sintomas de doenças.

 

Em 2015, o Conselho Regional de Farmácia do Pará conseguiu representatividade nos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde. Um grande avanço para profissão que, sem sombra de dúvida, vai fortalecer ainda mais a presença do farmacêutico no SUS, garantindo mais assistência à população e mais empregos aos profissionais.

 

Como podemos constatar, o ano foi marcado por intenso trabalho. Não paramos em nenhum momento durante esses 12 meses de plena atividade. Entretanto, posso me considerar extremamente honrado em ser escolhido mais uma vez para representar nossa classe, por meio do votos nas Eleições Farmacêuticas de 2015. Estou extremamente emocionado ao finalizar esta mensagem. Obrigado! Darei o meu melhor para trazer mais avanços em prol de nós, farmacêuticos.  Afinal é este o meu projeto de vida, é este o meu propósito!

 

Desejo a todos vocês e suas famílias um feliz natal e ano de 2016 repleto de vitórias!

 

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará