Mensagem do Presidente 2013 — CRF-PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
11042
page-template-default,page,page-id-11042,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Mensagem do Presidente 2013

Janeiro 2013

Prezados (as) colegas,

 

Por meio desta primeira mensagem de 2013 venho desejar-lhes um ano de grandes realizações e que possamos, enquanto profissionais farmacêuticos, renovar nossos votos de compromisso com a sociedade.

 

O CRF/PA adentrou este novo tempo com um ritmo intenso de atividades; logo nos primeiros dias o Plenário reuniu para decidir os profissionais que serão homenageados na Solenidade do Farmacêutico, que ocorrerá no próximo dia 23 de março.

 

Diante de tantos profissionais merecedores a escolha dos nomes foi árdua aos Conselheiros. No mais, a escolha dos Destaques e do Profissional do Ano de 2012 foi decidida por unanimidade pelo Plenário, que elegeu o Dr. Antônio César Rodrigues Gomes para receber a outorga de Farmacêutico do Ano e mais 14 farmacêuticos que se destacaram em diversos seguimentos da profissão, além do homenageado especial.

 

A criação do serviço “Plantão da Diretoria” foi pensado para proporcionar uma relação mais próxima do CRF/PA com os profissionais, haja vista que muitos farmacêuticos têm necessidade de manter um contato direto com o Conselho para sanar suas dúvidas. Iniciamos nosso atendimento em Santarém e estivemos também em Altamira, mas vamos estender o Plantão a diversos outros municípios do Pará.

 

Em virtude das comemorações do Dia Nacional do Farmacêutico, celebrado no dia 20 de janeiro, proporcionamos um café da manhã na Sede e Seccionais do Conselho e convidamos todos farmacêuticos para a confraternização. Além do mais, durante os dias 20 e 21 de janeiro, nossa classe teve a alegria de escutar a irradiação de spots em diversas rádios do Estado, em comemoração a essa data tão significativa para a nossa profissão. Aproveito este espaço para, mais uma vez, parabenizar todos os colegas pelo nosso dia e reforçar o convite para a Solenidade do dia 23 de março, para que juntos possamos comemorar as conquistas de nossa classe.

 

Diante de nossa preocupação em manter os farmacêuticos do Pará sempre capacitados, no dia 21 de janeiro iniciamos nossa maratona de atividades de Educação Continuada. Neste dia realizamos o 1º Seminário de Atualização Farmacêutica de Belém. O evento contou com a palestra “O papel do Farmacêutico no combate à hipertensão: semiologia, tratamento, e acompanhamento”, ministrada pelo Dr. Diogo Marçal de Oliveira, mestre em Farmacologia.

 

Em seguida, no dia 1º de fevereiro, realizamos o tradicional Ciclo de Conferências em Ciências do Estado do Pará e confesso a todos que fiquei muito satisfeito com a participação massiva dos colegas. O encontro conseguiu reunir cerca de 650 profissionais que lotaram os auditórios, tanto no período matutino quanto vespertino. Nesse sentido, venho os parabenizar e agradecer por terem prestigiado a programação. Enxergamos este resultado como a valorização do profissional ao conhecimento, e estejam certos que estas experiências nos impulsionam a proporcionar cada vez mais capacitação ao farmacêutico.

 

Antes de finalizar esta mensagem, compartilho com vocês que durante a semana passada o Ministério do Trabalho aumentou de dois para oito atividades reconhecidas pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Hoje, no Brasil, ser farmacêutico tem mais de 100 sinônimos reconhecidos pelo próprio Ministério. E, sem dúvida alguma, isto foi obtido graças a um trabalho muito bem articulado e pensado pelo nosso Conselho Federal de Farmácia.

 

Por fim, colegas, informo que no dia 25/02 haverá o 4º Curso de Atualização Farmacêutica de Tucuruí, Breu Branco e Novo Repartimento. E no dia seguinte (26/02) o mesmo curso será ofertado aos farmacêuticos de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis. As inscrições serão efetuadas somente por meio de nosso site www.crfpa.org.br.

 

Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Março 2013

Prezados(as) colegas,

 

Inicialmente me desculpo por não ter emitido a mensagem no mês de fevereiro em decorrência das muitas atividades que envolviam os preparativos da Solenidade do Farmacêutico. Depois venho expressar a grande satisfação em ver esta classe reunida na Solenidade do Farmacêutico, que ocorreu no último dia 23 de março. A cada ano que passa estamos superando a participação dos farmacêuticos, o que nos motiva a abrilhantar mais ainda este importante momento de confraternização que terminou no ato da festa, mas foi fruto de um extenso planejamento que perdurou meses anteriores.

 

Diante disso, mais uma vez venho parabenizar não somente o nosso Farmacêutico do Ano, Dr. Antônio César Rodrigues Gomes e os demais profissionais que foram homenageados na Solenidade, mas também todos os farmacêuticos que diariamente labutam a serviço da vida e constroem uma profissão cada vez mais valorizada pela sociedade.

 

Isso é tão verdade que recentemente uma pesquisa nacional publicada pelo Datafolha apontou que cerca 96% dos entrevistados na cidade de Belém dão total importância à presença do profissional farmacêutico nos estabelecimentos que comercializam medicamentos. O fato de termos o nosso valor na farmácia reconhecido eleva ainda mais o nosso conceito. A população nos quer; a população precisa do farmacêutico e nós devemos ser honestos e leais a Daca um de nossos pacientes nos capacitando e buscando sempre oferecer o melhor para que tenhamos êxito nas lutas diárias.

 

Aqui destaco a importância de nós farmacêuticos nos mantermos sempre capacitados para que possamos qualificar cada vez mais o atendimento à população. Enquanto Conselho de Farmácia sabemos a importância em mantê-los informados e atualizados, e é por isso que atuamos sempre no sentido de promover cursos gratuitos de Educação Continuada por todo o Pará.

 

Nesse sentido, venho convocá-los a participar das próximas atividades de Educação Continuada que estamos proporcionando a vocês. No dia 08 de abril haverá o 4º Curso de Atualização Farmacêutica de Castanhal; no dia 18 de abril haverá também o 2º Seminário Belém de Atualização Farmacêutica. A inscrição de ambos deverá ser feita pelo nosso site www.crfpa.org.br.

 

Para além destas atividades, estamos avançando cada vez mais na assistência ao farmacêutico. Os Plantões da Diretoria têm servido como um importante auxílio aos farmacêuticos dos mais longínquos lugares. Neste dia 03 de abril estarei em Parauapebas para ouvir e orientar os farmacêuticos de Parauapebas. O atendimento será feito no auditório do Átrium Hotel, Av. Liberdade nº 192, de 18h às 20h.

 

Por fim, não poderia deixar de mencionar a conquista que nossa profissão alcançou no mês janeiro. Pois, no dia 31 de janeiro, o Ministério do Trabalho e Emprego anunciou a atualização da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), passando a reconhecer oito novas ocupações e sub-funções farmacêuticas, antes restritas a apenas duas ocupações, que eram farmacêutico e farmacêutico-bioquímico.

 

Agora a classe farmacêutica poderá exercer atividade nas seguintes ocupações: farmacêutico; farmacêutico analista clínico; farmacêutico de alimentos; farmacêutico em práticas integrativas e complementares; farmacêutico em saúde pública; farmacêutico industrial; farmacêutico toxicologista e farmacêutico hospitalar e clínico. Sendo que Entre estas oito ocupações, a CBO lista mais de cem títulos sinônimos.

 

Considero esta conquista como fruto de muita união dos profissionais farmacêuticos e que precisa ser cada vez mais fortalecida.

 

Um forte abraço a todos,

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Abril 2013

Prezados(as) colegas,

Neste mês de abril intensificamos bastante as atividades de capacitação profissional. Fico muito contente em ver que nossas ações são muito bem aceitas e conta com a presença massiva dos farmacêuticos. Como já dito por várias vezes, essa grande participação dos colegas nos estimula cada vez mais em dar continuidade a esse importante momento, que além de capacitar o farmacêutico o valoriza enquanto profissional e o mantém sempre atualizado a prestar bons serviços à sociedade.

Iniciamos o mês com o 4º Curso de Atualização farmacêutica de Castanhal, realizado no dia 08 de abril. Em seguida, realizamos o 2º Seminário Belém de Atualização Farmacêutica; evento que contou com a participação de mais de 200 pessoas interessadas em acrescentar conhecimentos sobre “o papel do farmacêutico no controle das doenças crônicas no paciente idoso”, palestra ministrada pela Dra. Margô Karnikowski, da Universidade de Brasília.

No dia 30 de abril, realizamos pela primeira vez o Curso de Atualização aos farmacêuticos de Barcarena, Abaetetua e Região, tivemos uma expressiva presença dos profissionais residentes nestas localidades e municípios próximos. Os temas a serem discutidos abordarão o papel do farmacêutico na prevenção, controle e tratamento de DSTs, que será ministrado pelo Dr. Eduardo Arruda, professor do curso de Farmácia da Esamaz, e também, legislação farmacêutica aplicada às farmácias e drogarias, que será ministrado pelo Dr. Salomão Kahwage, especialista em Atenção Farmacêutica.

Bem, diante do compromisso de doarmos os alimentos arrecadados na Solenidade do farmacêutico deste ano, no dia 05 deste mês estivemos na Casa da Sopa, que tem como fundador e mantenedor o Padre Elói, e distribui sopas, roupas e medicamentos a cerca de 300 a 500 pessoas por dia, e no Sítio Boa Morada, que há 18 anos trabalha na recuperação de dependentes químicos.

No dia 24.04, em conjunto com a Vigilância Sanitária do município de Belém, fizemos uma fiscalização nas Farmácias do Trabalhador do Brasil e detectamos algumas irregularidades que foram coibidas e permaneceremos com atuação junto ao DVS/Sesma para que o farmacêutico possa ter tranquilidade no seu exercício profissional.

Por fim, caros colegas, mais uma vez gostaria de alertá-los sobre uma empresa que está utilizando o nome do CRF/PA de forma indevida para oferecer seus serviços em estabelecimentos farmacêuticos. A empresa é a cooperativa Coobrastur Turismo, representada por um senhor chamado Anísio. Nesse sentido, informo a todos os farmacêuticos que a parceria entre Coobrastur e CRF/PA NÃO EXISTE.  Portanto, qualquer denúncia referente ao assunto deverá ser endereçada ao e-mail [email protected]

Aos farmacêuticos de Rondon do Pará, ratifico o atendimento que darei com o Plantão da Diretoria, no próximo dia 09 de maio, de 10 às 13h, no auditório do São Francisco Palace Hotel, localizado na Rua Castelo Branco, nº 81, ao lado do posto São Francisco.

Um forte abraço a todos,

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Maio 2013

Prezados(as) colegas,

O mês de Maio consagrou-se como mais um mês extremamente proveitoso e intenso para nós da equipe do Conselho Regional de Farmácia do Pará. Principalmente ao cumprir uma de nossas grandes atribuições e, por que não dizer, missões; o da fiscalização e garantia de que a profissão farmacêutica seja exercida de forma adequada e responsável.

No final do mês, a equipe do CRF/PA – em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), departamentos de Vigilância Sanitária Municipal e Estadual e Polícias Rodoviária Federal e Civil – iniciou operação de fiscalização em diversos estabelecimentos localizados na região metropolitana de Belém. Diversas irregularidades preocupantes foram encontradas em alguns estabelecimentos ilegais, como venda de medicamentos sem prescrição, sem comprovante de procedência e até mesmo medicamentos proibidos em território nacional. Contudo, tais estabelecimentos que ofereciam risco alarmante à população, foram interditados, os medicamentos apreendidos e os proprietários responsabilizados pelos crimes cometidos.

O saldo de quatro dias de operação foi extremamente satisfatório para todos nós: mais de 300 mil comprimidos sem procedência e/ou ilegais foram apreendidos, três estabelecimentos foram interditados e três pessoas foram presas. Mas o mais importante é a ter certeza e reconforto de que tais estabelecimentos não oferecerão mais riscos à saúde da população. Essa certeza e satisfação faz com que eu me sinta cada vez mais motivado a trabalhar constantemente em prol da categoria.

Aproveito a oportunidade, também, para relembrar o valor da data comemorada no último dia 05.05: o Dia do Uso Racional de Medicamentos. Nós, profissionais farmacêuticos, sabemos a importância de presença de um profissional habilitado dentro dos estabelecimentos e o risco que um medicamento utilizado de forma irresponsável pode acarretar para a saúde do ser humano. Então espalhe a palavra, todo dia é dia de ressaltar a relevância do profissional farmacêutico para a sociedade e do uso racional dos medicamentos.

E para garantir que esse profissional esteja sempre qualificado e atualizado, o CRF/PA continua promovendo os já tradicionais Cursos de Atualização. No último dia 17.05, estivemos em Altamira promovendo a 4ª edição do Curso de Atualização Farmacêutica. Na ocasião, temas extremamente pertinentes para o cotidiano farmacêutico foram abordados, a exemplo da palestra ministrada pelo Dr. Ricardo Vieira, vice-presidente do nosso Conselho, que tratou sobre ’’o ato farmacêutico mediante prescrições não médicas”. Além da palestra ’’O papel do farmacêutico na prevenção, controle e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis”, ministrada pelo Dr. José Eduardo Gomes de Arruda, doutorando em biologia dos agentes infecciosos e parasitários (UFPA). A adesão dos profissionais e estudantes ao curso foi muito satisfatória e motiva mais ainda nossa passagem por outros municípios, sempre levando qualificação e conteúdo aos que buscam.

Justamente por isso, estaremos no município Santarém no próximo dia 20.06 para promover a 5ª edição do Curso de Atualização Farmacêutica em Santarém. Você, farmacêutico residente em Santarém ou arredores, não perca essa oportunidade! Faça sua inscrição clicando aqui.

Por fim, aproveito o canal para agradecer publicamente pela honra de ser homenageado na última edição do Prêmio Paulo Queiroz Marques, realizado pela Anfarmag no último dia 22.05. Defendo sempre a relevância do segmento magistral que, para mim, representa a essência farmacêutica na sociedade. O farmacêutico magistral é um grande aliado e assim deve ser sempre. E acredito que a Associação Nacional de Farmácia Magistral faz um trabalho irretocável em mantê-los dessa forma.

Um forte abraço a todos,

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Junho 2013

Prezados(as) colegas,

Mais uma vez, o mês de junho ficou marcado pelas ações intensas do Conselho Regional de Farmácia do Pará de modo a garantir que, mais uma vez, o profissional farmacêutico seja devidamente capacitado, valorizado e respeitado. Nada mais justo no mês em que comemoramos o Dia Municipal do Farmacêutico, celebrado desde 2010 – ano da instituição da data na Câmara Municipal de Belém por meio da Lei nº 8.378/10. A emblemática data foi instituída por conta do firmamento do Termo de Ajustamento de Conduta no estado do Pará, que garantiu a Assistência Farmacêutica em período integral.

Tal fato é extremamente representativo das conquistas e união da classe farmacêutica, que sempre me foi motivo de orgulho e me incentiva diariamente a lutar em busca de melhorias. Sendo assim, inicio esse contato parabenizando a todos novamente pela data. Veiculamos spots em rádios da cidade, utilizamos o portal, nossa newsletter enfim…mas não há nada melhor do que poder reiterar diretamente o sentimento de orgulho que me envolve quando olho para trás e relembro todos os progressos da categoria. Sempre é tempo de perpetuar os avanços. Avanços que construímos com garra e luta. E que sempre estejamos dispostos a mostrar a todos o real valor do profissional farmacêutico dentro da sociedade.

E justamente para garantir a valorização profissional, no último dia 11.06 estive ao lado de dezenas de profissionais que foram às ruas reivindicando melhores condições trabalhistas em movimento idealizado pelo Sindicato dos Farmacêuticos de Belém (SINFAR) e que contou com apoio do CRF/PA. A necessidade de reajustes salariais e acúmulo de funções dentro dos estabelecimentos são problemas sérios e que devem sim ser resolvidos. O movimento “Respeite o Farmacêutico!”, liderado por profissionais da Farmácia do Trabalhador, aglutinou também profissionais de outras redes de farmácias, a exemplo da Big Ben e Extrafarma. O saldo da manifestação foi extremamente positivo: grande parte das reivindicações foram atendidas em forma de acordos coletivos com as redes de farmácias citadas. O Conselho Regional de Farmácia do Pará parabeniza novamente o SINFAR pelos avanços e conquistas obtidas na ocasião – em especial os Drs. Deick Quaresma e Antônio César Rodrigues Gomes, sempre engajados para garantir os direitos do profissional.

No dia 12.06, estive na Universidade Federal do Pará. Mais especificamente em reunião com os membros da coordenação, professores e parte da equipe responsável pelo Curso de Farmácia da UFPa. A conversa com os Drs. Marcos Valério Santos da Silva, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UFPa; Maria Lucia Souza Siqueira, Cristiane Ferraz Maia, Orenzio Soler e Luis Carlos Silva foi extremamente proveitosa e agradável. Na ocasião, reafirmamos o compromisso e estreitamos cada vez mais a relação entre a Faculdade de Farmácia da UFPa e o CRF/PA. A reunião tratou, principalmente, a respeito dos eventos alusivos à comemoração dos 110 anos da criação do Curso de Farmácia da UFPa – a ser comemorados no próximo dia 18 de outubro. 110 anos exercendo de forma exemplar o papel de formar profissionais preparados e capacitados para o mercado de trabalho.

Por fim, no último dia 26.06 recebi a equipe da TV Record na sede do CRF/PA, para tratar de uma situação extremamente alarmante e sobre a qual trato com frequência: a venda ilegal de medicamentos. Sabemos os riscos latentes de tal modalidade de venda – ainda mais de um medicamento de controle especial, como no caso da sibutramina. E sabemos, principalmente, os riscos da utilização desordenada de medicamentos e sem orientação. Então repito: a população e você, profissional, devem ser nossos maiores fiscais. Caso veja qualquer situação do tipo, não hesite. A comercialização ilegal de medicamentos é crime, e para denunciar estes atos, basta entrar em contato conosco através do site: http://www.crfpa.org.br e clicar no link “Fale Conosco’’, ou entrar em contato pelo número (91) 3239-9500.

Enfim, desejo a todos um excelente mês de julho. Aproveitem as férias de maneira responsável e lembrem-se que, no próximo dia 23 de julho, Belém sediará o 3º Seminário Belém de Atualização Farmacêutica, com o tema “Cuidados Farmacêuticos na Pediatria”.

Um forte abraço a todos,

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Julho 2013

Prezados (as) colegas,

O mês de julho não foi empecilho – como já é de praxe – para as incessantes atividades do Conselho Regional de Farmácia do Pará na capital e outros municípios. Todas em prol do engrandecimento da classe farmacêutica. E, é claro, mais um mês de contato direto com vocês, profissionais, que a cada dia orgulham mais a categoria procurando capacitação, crescimento e, o mais importante, conhecimento. Conhecimento essencial para que nos mantenhamos cada vez mais no topo e sendo respeitados e reconhecidos pela sociedade pelo papel desempenhado por nós, farmacêuticos, diariamente.

E em busca de conhecimento, mais de 200 profissionais e estudantes lotaram o auditório do Hotel Sagres na 3ª Edição do Seminário Belém de Atualização Farmacêutica. A recepção foi exemplar desde o início das inscrições – inclusive, vagas extras foram abertas por conta da grande demanda dos profissionais interessados no evento realizado pelo CRF/PA. Fato este que me deixa muito feliz e motivado a ampliar nossos horizontes e engrandecer nossas metas.

Apesar do cancelamento – por motivos de saúde – da palestra ministrada pela Dra. Eliana Campesatto, que abordaria os “Cuidados Farmacêuticos na Pediatria”, conseguimos contornar a situação e improvisar com outra grande palestra: dessa vez, do colega Dr. Diogo Marçal Machado de Oliveira que abordou com maestria o, sempre relevante, tema da “Dislipidemia: fisiopatologia e tratamento patológico”. Contudo, para garantir que o tema da Pediatria (também extremamente relevante e necessário para a categoria) seja abordado e não haja nenhum tipo de prejuízo aos participantes que esperavam a temática, a Dra. Eliana Campesatto vem à capital para participar do 4º Seminário Belém de Atualização Farmacêutica, que será realizado no mês de outubro. Portanto, fiquem atentos ao nosso portal e redes sociais para garantir sua vaga assim que as inscrições forem abertas!

E em se tratando do interior do estado, no dia 11.07, tive o prazer de visitar o município de Jacundá para dar continuidade à programação dos Plantões da Diretoria. Na ocasião, tivemos uma exitosa e agradável reunião com os profissionais de Jacundá e Goianésia, na qual discutimos diversos rumos do setor, necessidades e, é claro, formas de fortalecer ainda mais a classe farmacêutica em ambos os municípios.  Agradeço a todos os presentes na reunião e  ressalto o sucesso dos Plantões da Diretoria, que fazem com que eu me sinta ainda mais próximo da intensa movimentação farmacêutica no interior do estado.

Aproveito também a oportunidade para comunicar a habilitação do Conselho Regional de Farmácia do Pará no edital para eleição do Conselho Estadual de Saúde para o biênio 2014/2016. O certame ocorre no próximo dia 22 de novembro em Belém. Então vamos nos unir para garantir a representação do nosso segmento neste Conselho!

Falando em eleição, informo que o edital para as eleições do CRF encontra-se disponível clicando aqui.  Aqueles que estiverem dispostos e aptos a participar das eleições, sejam bem vindos ao processo. Desejo toda sabedoria e discerimento aos colegas que presidirão os trabalhos eleitorais – Drs. Eduardo Arruda, Sérgio Vale e Henrique Vogado – e que a democracia farmacêutica possa se manifestar.

Para finalizar, comunico também que a parceria bem sucedida entre o Conselho Regional de Farmácia do Pará, representado por mim e o IDVF, representado pelo grande colega Dr. Vinícius Pedroso, oferecerá isenção da taxa de inscrição do CONBRAFARMA (Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico) a todos os farmacêuticos em situação regular junto ao CRF/PA. O CONBRAFARMA ocorre nos dias 27 e 28 de agosto e será realizado no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Para garantir a isenção da taxa, basta entrar em contato com a equipe organizadora pelo telefone: (011) 3258-1056 ou enviar e-mail para [email protected] Participem e não percam essa oportunidade!

Enfim, deixo aqui meus votos de um agosto cheio de êxitos e conquistas – que se estendam para todo o segundo semestre.

Um forte abraço a todos,

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Agosto 2013

Prezados (as) colegas,

Começamos o segundo semestre mais uma vez com força total; oferecendo capacitação aos colegas farmacêuticos. No último mês de agosto, obtivemos grandes avanços tanto no setor da educação continuada, quanto em encontros extremamente proveitosos com um grande número de profissionais e acadêmicos. E pretendemos ter essa ideia como tônica no mês de setembro que se inicia, bem como garantir que tal contato direto seja mantido e continue sendo extremamente edificante para todos nós. Dessa forma, conseguiremos juntos ver a classe farmacêutica sob um novo prisma e construir diariamente um profissão cada vez mais unificada.

Dessa forma, começamos o mês com a honrosa oportunidade de acolher os novos profissionais egressos da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ), na cerimônia de entrega de outorga da primeira turma de graduação em Farmácia da IES. Uma safra de novos profissionais que chegam para abrilhantar cada vez mais nossa profissão e participar conosco da trajetória da profissão farmacêutica e do mercado de trabalho.

Felicito os colegas também do Centro Universitário do Pará (CESUPA) que se juntam ao exército de farmacêuticos em busca de maiores avanços no Pará, não tive oportunidade de estar presente na solenidade de formatura por compromissos assumidos anteriormente, porém entreguei as cédulas de identidade profissional de ampla maioria dos novos colegas.

Ainda firmando nosso compromisso com o meio acadêmico e vivenciando novamente o universo que há pouco era o nosso, no último dia 05.08, estive junto ao Dr. José Ricardo Vieira, atual vice-presidente do CRF/PA e Dr. Deick Quaresma, presidente do SINFAR, na abertura da III Jornada Científica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UFPA. Juntos, pudemos ver o ambiente profícuo que a coordenação do curso oferece aos acadêmicos e discutir os rumos profissionais. Além de aproveitar a oportunidade e oferecer apoio às questões alusivas à comemoração dos 110 anos de criação do curso de Farmácia na Universidade. Um motivo de comemoração para toda a classe farmacêutica.

Estive também, no último dia 15.08, no município de Santarém. Local de avanços notórios na profissão farmacêutica e que recebeu nova safra de profissionais capacitados pelo IESPES e prontos para integrar o mercado de trabalho.

Além disso, no último dia 22.08, os profissionais e estudantes residentes no município de Paragominas receberam mais uma excelente edição do nosso Curso de Atualização – no caso, a terceira no local. Com as palestras com temas “Plantas Medicinais: Interações e Toxicidade”, ministrada pelo Dr. Christian Lameira e “O Papel do Farmacêutico na Prevenção, Controle e Tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis”, ministrada pelo Dr. José Eduardo Gomes Arruda.

E, para os já graduados, em agosto também firmamos uma grande convênio com o ICTQ para oferta de pós-graduação e ótimas condições aos farmacêuticos. Além de projetos extremamente promissores em parceria com nomes que colaboram diariamente para o engrandecimento profissional, daremos mais informações a respeito destes posteriormente.

Devo também ressaltar o alcance da nossa equipe fiscalizadora no último mês de agosto. Só nas últimas duas semanas do mês, mais de 15 municípios foram fiscalizados. Estivemos sim desbravando territórios ao zelar pelo exercício profissional adequado e por um serviço primoroso a ser prestado à sociedade. Fiscalizando, atuando e garantindo a presença do profissional dentro dos estabelecimentos.

Por fim, encerro essa mensagem com um agradecimento aos mais de 700 farmacêuticos que participaram da reunião ocorrida no último dia 30.08, entre colegas das redes de farmácias e o CRF/PA, que convocou também o SINFAR e Vigilância Sanitária. Pudemos tratar de assuntos relevantes atinentes ao exercício do âmbito profissional farmacêutico e ter um contato diferenciado com todos vocês. Saibam que tudo o que foi tratado no longo e prazeroso dia foi ouvido e que trabalharemos para atender os anseios de todos os profissionais.

Estaremos em plena atividade no restante do ano e se preparem para um mês repleto de trabalho que vem pela frente.

Um forte abraço a todos,

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Setembro 2013

Prezados(as) colegas,

Inicialmente, gostaria de pedir desculpas pelo ligeiro atraso na publicação desta mensagem. Mesmo com a agenda atribulada – sempre visando o cumprimento de todos os compromissos firmados e previstos de forma a garantir as atividades plenas do CRF/PA – consegui dedicar um tempo a esse momento tão especial do mês que é a Mensagem do Presidente. E mais uma vez compartilho com vocês a alegria e o orgulho que estou sentindo em ver a nossa profissão alavancando e galgando novos destinos. O mês de setembro foi recheado de vitórias, que são frutos de um trabalho com muita dedicação, competência, organização, ética e respeito. Também não podemos esquecer-nos da palavra “atualização”, tônica inserida constantemente no cotidiano do profissional farmacêutico.

Durante a primeira semana de setembro, estivemos nos municípios de Tucuruí, Tucumã, Xinguara, Parauapebas e Marabá, realizando os plantões da Diretoria, de suma importância ao promover crescente aproximação e estreitamento nos laços entre o profissional farmacêutico residente no interior do estado e a equipe do CRF/PA.

No último dia 11.09, data na qual foi aprovado o Projeto de Lei de Conversão nº 21/2013, da Medida Provisória nº 615/2013, pelo Congresso Nacional. O PL determinou que a responsabilidade técnica em farmácia e drogarias é atividade privativa do profissional farmacêutico e inseriu, de fato, o título “farmacêutico” no artigo 15 da Lei Federal nº 5.991/73, que passa a ter a seguinte redação: “Art. 15. A farmácia e a drogaria terão, obrigatoriamente, a assistência de farmacêutico responsável técnico, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, na forma da lei”. Apesar da conquista, lamentavelmente e demonstrando presidência da República vetou parte da nova redação do ato, demonstrando total desconhecimento da realidade sanitária das farmácias e drogarias do Brasil.

Vale ressaltar, porém que, diferentemente do abordado pela grande mídia, o ato não visa modificar o que acontece atualmente nos estabelecimentos do país inteiro: a obrigatoriedade plena da presença do profissional farmacêutico responsável técnico durante todo o período de funcionamento de drogarias, farmácias e distribuidoras de medicamentos. Diga-se de passagem, o Congresso Nacional reconheceu de fato a necessidade da revisão do Artigo 15 da Lei 5991/73. Lamentavelmente, a presidência da República vetou a nova redação do ato, demonstrando total desconhecimento da realidade sanitária das farmácias e drogarias do Brasil. Por fim, as farmácias e drogarias continuam sim sendo de responsabilidade exclusiva do profissional farmacêutico.

No último dia 25.09 também comemoramos um emblemático dia no calendário farmacêutico; o Dia Internacional do Farmacêutico. Tive o prazer de dividir uma agradável manhã com os colegas em café da manhã realizado na sede do CRF/PA e parabenizar pessoalmente parte deles pela trajetória que trilhamos como profissionais e pessoas nos últimos anos. Parabéns novamente a todos os profissionais de toda a extensão do Pará – inclusive os profissionais que estiveram nas seccionais Oeste e Sudeste do CRF/PA também celebrando a data – e que continuemos fortes nessa caminhada de luta.

Porém ainda mais importante do que as comemorações alusivas à representatividade da data, foi a grande conquista da instituição oficial da Prescrição Farmacêutica pela publicação das Resoluções nº 585 e 586/2013. A Prescrição farmacêutica parecia um sonho distante que começou a se tornar real quando o profissional farmacêutico começou a ocupar de maneira firme e competente o seu espaço na sociedade, em especial nas farmácias e drogarias. Portanto, aproveito o canal para parabenizar também a diretoria do CFF, em especial ao presidente do CFF, e todos os responsáveis e colaboradores para que essa conquista se tornasse algo palpável e extremamente benéfico para a profissão farmacêutica.

Um forte abraço a todos,

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Outubro 2013

Prezados (as) colegas,

Inicio este contato ressaltando o enorme orgulho que tenho da profissão que escolhi e abracei com muito amor e entusiasmo. Toda essa satisfação se traduz nas inúmeras ações que o CRF/PA tem realizado em favor de nossa classe. Buscamos dia após dia zelar pelo que há de mais sagrado em nossa profissão: a valorização da vida. Com as diversas conquistas alcançadas nos últimos meses, chegamos próximos ao fim do ano com um balanço extremamente positivo em todos os sentidos – seja nas conquistas da nossa categoria, da saúde e sociedade e forma geral.

Iniciamos o mês de outubro participando de novidade extremamente benéfica para você, profissional farmacêutico: o Portal do Farmacêutico Clínico (http://www.farmaceuticoclinico.com.br), que é mais uma ferramenta que proporciona ao profissional, trocar experiências e informações técnicas dentro do âmbito da farmácia clínica – prática totalmente inserida no contexto da educação continuada. O projeto do portal do farmacêutico clínico foi idealizado pelos professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cassyano Correr e Michel Otuki (que atua também na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UFPG) e tem total apoio do CRF/PA.

No último dia 22.10, nos estúdios da TV RBA, onde participei de valorosa entrevista para o programa Argumento, comandado por Mauro Bonna. Na ocasião, pude expor as recentes conquistas da classe farmacêutica, principalmente abordando um dos temas que vem sendo tópico imprescindível em se tratando da profissão: prescrição farmacêutica, prevista nas Resoluções N° 585/586. Durante a entrevista, também pude ressaltar a necessidade, mais do que urgente de haver disponibilidade plena de outros profissionais prescrevendo medicamentos e auxiliando o consumo e administração de medicamentos. Como é claro para todos nós, apenas ressaltei que farmacêutico tem SIM plenas condições para desempenhar tal função com a maestria que a formação específica nos proporciona. Além da formação acadêmica, o CRF/PA oferece, com frequência, cursos que capacitam e qualificam exponencialmente o profissional sedento por conhecimento.

Aproveito a oportunidade e lembro a todos do Fórum de Prescrição Farmacêutica que ocorre no próximo dia 20.11, no Hotel Sagres. As inscrições estão sendo feitas na sede do CRF/PA até o próximo dia 19.11 mediante a doação de quantidade de leite que será posteriormente revertida a instituições de caridade. Para mais informações a respeito do Fórum, clique aqui.

Também no mês de outubro, estivemos presentes no Simpósio de Assistência Farmacêutica, realizado pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ), que teve como representante do CRF/PA o atual Secretário-Geral e Diretor do Departamento de Drogas e Medicamentos da Prefeitura de Belém, Dr. Randolfo Coelho, ministrando palestra voltada ao estímulo do profissional farmacêutico na busca da capacitação para uma melhor inserção no mercado de trabalho. Outro importante evento no qual estivemos presentes foi o IV Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas. Realizado em Macapá, o evento contou com a participação do atual vice-presidente do CRF/PA, Dr. Ricardo Vieira, que ministrou palestra com o tema “Atualização no Diagnóstico Laboratorial das Dislipidemias” colaborou veementemente para a qualificação de todos os profissionais presentes.

Finalizo esta mensagem agradecendo a todos os profissionais que se fizeram presentes no grande momento da Assembleia Eleitoral do CRF/PA que elegeu Conselheiros Regionais e Diretoria. Independentemente de resultados, o momento de congregação e reencontro – além, é claro, do exercício do dever e direito de todo profissional vinculado ao Conselho – já vale por todo o pleito. Caso não tenha comparecido, você deve encaminhar justificativa ao CRF/PA até o dia 07.12. Isto deve ser feito mediante correspondência registrada ou protocolada no Conselho Regional. Se preferir, o farmacêutico poderá justificar-se por e-mail enviando as informações para [email protected]

Vamos a mais um mês de atividades! Mais um mês pautado no avanço para a profissão farmacêutica e de muito, mas, muito trabalho!

Um forte abraço a todos,

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Novembro 2013

Prezados (as) colegas,

Fim do mês de novembro e ficamos cada vez mais próximos do fim de mais um ano. Mais um ano extremamente produtivo para o Conselho Regional de Farmácia – não só como instância regulatória, mas também como um espaço de união e congregação dos profissionais farmacêuticos em busca de um bem comum. É gratificante olhar para trás e rever as grandes conquistas e largos passos dados a cada mês dessa intensa caminhada. Todos somos engrenagens de uma máquina que propulsiona a categoria farmacêutica no Estado. E assim devemos pensar a cada dia de atuação; seja dentro das farmácias, laboratórios, instituições de ensino superior, enfim, alguma das inúmeras áreas de atuação que o profissional farmacêutico ocupa nos dias de hoje.

No último dia 11.11, estive no município de Tucuruí em mais um dos Plantões da Diretoria. Tive a oportunidade de estar ao lado de cerca de 80% do contingente da categoria no município e ter uma saudável e produtiva conversa acerca de diversos temas como a ação do Ministério Público Federal contra nosso Conselho para a aceitação de Técnicos em Farmácia e inclusão de profissionais nas Unidades de Saúde por meio de Concursos Públicos. Porém um dos pontos-chave do encontro foi a discussão acerca do importante Termo de Ajustamento de Conduta no município. Agradeço a todos os profissionais pela recepção e reafirmo mais uma vez meu compromisso em manter o que foi discutido e ir em busca de avanços – como já é de praxe – para a região.

Nos dias 12 e 13.11, estive em Marabá. Local que sediou a sétima edição do nosso tradicional Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Sudeste do Pará. Mais de 100 farmacêuticos estiveram conosco nos dois dias de evento que trouxe palestras com temas que foram de “Sustentabilidade da Assistência Farmacêutica na Rede de Atenção à Saúde” até “Aspectos Regulatórios e Técnicos da Prescrição Farmacêutica”, tema que faz parte e deve ser abordado com freqüência cada vez maior após a regulamentação da Prescrição por nós, farmacêuticos.

A equipe do CRF/PA esteve junto à Vigilância Sanitária Municipal e Guarda Municipal em ação de fiscalização na Região Metropolitana de Belém no último dia 14.11. Na ação, quatro estabelecimentos fora dos padrões de salubridade estabelecidos e com sérias irregularidades foram interditados. A alarmante situação ainda é uma realidade de todo e qualquer estado. Contudo, o CRF/PA trabalha de forma intensa para coibir e punir tais estabelecimentos que oferecem riscos extremos à sociedade e aos profissionais farmacêuticos.

Apesar de situações do tipo, a categoria farmacêutica no estado tem muito mais o que comemorar. No último dia 20.11, o Conselho Regional de Farmácia do Pará promoveu o Fórum de Prescrição Farmacêutica do Pará. Quase 800 pessoas estiveram conosco nesse momento de capacitação e preparo para a nova realidade ora distante e hoje palpável. E nada me deixa mais feliz do que ver mais de setecentos profissionais atentos à avalanche informacional do evento junto com os estudantes que também participaram. Todos unidos para que possamos aumentar nosso nível de reconhecimento junto a sociedade.

Enfim, após tal grande momento, tive a oportunidade de participar de três valorosas reuniões. Duas com os Centros Acadêmicos do Centro Universitário do Pará (CESUPA) e Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA) e uma com o deputado Cláudio Puty.

Nas duas primeiras, pude ter um contato ainda mais estreito e direto com o futuro da nossa profissão; os acadêmicos. Abordamos a necessidade de mudança na ementa acadêmica e firmamento de possível parceria em prol do ensino acadêmico e oferecemos  total apoio físico, estrutural e acadêmico e auxílio técnico ao Centro Acadêmico. Afinal, esta é a futura casa de todos os acadêmicos.

Além disso, pude estar com o Deputado Federal Cláudio Puty (PT-PA) no último dia 22.11. Discutimos temas importantíssimos: estabelecimento do Piso Salarial Nacional, tramitação do Projeto de Lei do Senado que prevê jornada de trabalho do farmacêutico em trinta horas semanais, garantia do direito de opção das farmácias magistrais pelo regime tributário do Simples Nacional. E após as discussões tivemos saldo extremamente positivo, uma vez que recebemos irrestrito apoio do Deputado e concedeu apoio de forma a ser uma voz da classe farmacêutica paraense dentro da Câmara e oportunizar melhor andamento aos Projetos em tramitação.

Nos dias 25 e 26 realizamos o XI Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Oeste do Pará, mais um grande evento com temas atuais e palpitantes para a classe farmacêutica naquela região. Aliás, o Pará em quase sua totalidade teve momentos de capacitação realizado durante este ano, e ainda vamos continuar trabalhando intensamente para manter o ritmo.

Enfim, aproveito a opotunidade e relembro todos vocês que as indicações para o Farmacêutico  do Ano e Destaques da Solenidade do Farmacêutico já estão abertas. Envie a sua sugestão para [email protected], com comentários a respeito da atuação, anexe o curriculum vitae do profissional e faça uma breve redação de 400 caracteres sobre o mesmo. Chegou o momento de reconhecer os profissionais que escreveram a história conosco.

Por fim, após um ano de conquistas, ainda temos um mês inteiro pela frente no qual poderemos arrematar um histórico louvável de progresso. E espero que estejamos juntos nessa caminhada.

Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Dezembro 2013

Prezados (as) colegas,

2013 foi um ano intenso pra nossa ambicionada profissão. Tivemos diversos desafios e, de forma contundente e consistente, conseguimos superar praticamente todos. Hoje, fazendo uma avaliação do ano, acredito que tivemos um êxito considerável em todas as nossas caminhadas.

Iniciamos os Plantões da Diretoria que percorreu vários municípios e foi canal para que pudéssemos ouvir atentamente as necessidades dos nossos colegas por todo o Estado. E no ano de 2014,  pretendemos ampliar tais atividades para estreitar cada vez mais o contato com a profissão farmacêutica. Nossas atividades educacionais ganharam fôlego com os Seminários Belém de Atualização; os cursos foram fortalecidos, os Ciclos de Conferências continuaram acontecendo em todo o Estado e finalizamos o ano discutindo o importante tema da Prescrição Farmacêutica durante fórum que conseguiu aglutinar o maior número de farmacêuticos em eventos que abordaram o tema no Brasil dialogando sobre a prescrição como ato clínico do farmacêutico pautada na conquista que foi um marco no ano de 2013.

Quanto às atividades de fiscalização, o Conselho Regional de Farmácia do Pará não teve recesso. Caminhamos intensamente ao longo de 2014 ao defender o nosso âmbito profissional, resguardar a sociedade e, dessa forma, garantindo vagas de emprego a todos os farmacêuticos atuantes em toda a extensão do estado do Pará.

Nesse ano também passamos por intenso processo eleitoral que deu à profissão farmacêutica a escolha de escolher os representantes para os próximos anos no estado. Dessa forma também construímos uma profissão forte ao fazer escolhas que determinam os rumos do nosso futuro profissional e representatividade no estado. Prometemos manter dessa forma o trabalho sendo realizado e pavimentando os caminhos percorridos com muita luta e trabalho.

Espero que todos tenham excelentes festas e que, em 2014, possamos alcançar mais reconhecimento profissional diante da sociedade que precisa dos nossos serviços.

Feliz 2014 e um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará