Mensagem do Presidente 2011 — CRF-PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
11047
page-template-default,page,page-id-11047,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Mensagem do Presidente 2011

Janeiro 2011

Caros colegas,

Mais um ano se inicia e, junto com ele, muito trabalho. Acabamos de finalizar um ano extremamente produtivo. Um ano marcado por ações de educação continuada e fiscalização. Foi assim em 2010 e é assim, com esse ritmo acelerado, que daremos continuidade às realizações positivas que têm beneficiado nossa classe.

Pois bem, após ligeira recarga de energias, inicio o ano com muita vontade de dobrar o desempenho com que tenho exercido as atividades frente a este Conselho, razão de grande orgulho.

Este será um ano de muitas expectativas e intenso trabalho. Além das atividades cotidianas, teremos ilustres comemorações. Para celebrar o Dia do Farmacêutico (20.01), agendamos uma magnífica festa a ser realizada no dia 09 de abril, na Sede Campestre da Assembleia Paraense, em Belém. Além de nossa confraternização anual, celebraremos também, o Jubileu de Ouro do CRF/PA, já que no dia 5 de julho nosso Conselho completará 50 anos de sua criação.

Diante de importantes momentos que estão por vir, desejo a todos os farmacêuticos um excelente e produtivo ano de 2011. Tenham a certeza de que estarei me empenhando ao máximo para que este seja mais um ano repleto de conquistas e crescimento para esta ambicionada profissão.

Aguardem novidades para o Dia do Farmacêutico aqui em Belém. Apesar de provavelmente eu estar em Brasilia, por ocasião da Solenidade do CFF, deixarei uma bela recepção aos colegas que vierem ao CRF em nosso dia nacional.

Um forte abraço.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Fevereiro 2011

Caros colegas,

Durante o mês passado, celebramos o Dia do Farmacêutico com a alegria de saber e se sentir necessário à manutenção da saúde da população. A cada dia que passa, se torna mais afirmativo o reconhecimento que nossa classe vem conquistando às vistas de toda a sociedade.

Isso me traz grande orgulho. Um orgulho, primeiramente em ser farmacêutico, de saber a imensurável importância que tem a profissão que escolhi a contribuir para a preservação da vida. Segundo, por estar à frente de um dos Conselhos de Farmácia mais atuantes do país. Fato este, decorrente de muito trabalho e dedicação.

Tenho plena consciência de meu compromisso com a classe farmacêutica, e principalmente com a sociedade, que deposita em nossa classe a esperança de uma saúde digna de sua condição “humana”.

Para chegar a bons resultados, almejando ampliação da assistência farmacêutica, é preciso estar atento a questões legislativas, sanitárias e capacitar os profissionais de forma contínua. Em razão disso, seguimos com nossas fiscalizações diárias por todo o estado do Pará, orientamos nossos profissionais e lutamos em defesa de nossa classe.

A exemplo de tais atividades, em janeiro protocolamos junto ao Ministério Público Federal, duas solicitações de impugnação de editais de concursos públicos. Uma contra o concurso do município de Ananindeua e outra contra o concurso do município de Belém, como pode ser acompanhado em nosso site www.crfpa.org.br. Ambos os editais ferem e prejudicam o exercício legal da profissão farmacêutica, em desacordo com normas legislativas, conforme matérias publicadas nos dias 27 e 28.01, no site do CRF/PA.

No dia 26 de janeiro, denunciamos mais uma vez à Promotoria de Justiça dos Direitos Constitucionais e do Patrimônio Público, o que já havia sido denunciado em 15 de outubro do ano passado, a situação precária em que se encontram as farmácias das Unidades Municipais de Belém (UMS).  No documento protocolado, enumeramos diversas irregularidades e solicitamos auxílio no oferecimento de assistência farmacêutica em período integral nas UMS.  Agora aguardamos as providências das autoridades.

Por fim, encerramos o mês de janeiro com uma participativa atividade de capacitação profissional. Realizamos nos dias 7 e 8, o X Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Estado do Pará. Mais de 500 profissionais acompanharam palestras de renomados farmacêuticos de diversas entidades nacionais, e assim puderam esclarecer dúvidas e abstrair conhecimento.

Paralelamente às nossas atividades e lutas diárias, estamos trabalhando com total dedicação à Solenidade do Farmacêutico e Jubileu de Ouro do CRF/PA. Estou ansioso para recepcionar os 1.500 convidados que aguardamos. A nossa festa promete. Em breve os convites estarão chegando a suas residências.

Reitero a convocatória que fizemos a todos os farmacêuticos de Santarém sobre reunião que teremos no dia 17 de fevereiro, às 10h, no auditório do Hotel Barão Center. Av. Barão do Rio Branco, 344, Centro. E no dia 03 de março nos reuniremos com os farmacêuticos de Marabá, às 17h30min, no auditório do Ministério Público de Marabá. Rua das Flores S/N (Rod. Transamazônica). Portanto, farmacêuticos de Marabá, desde já sintam-se todos convocados.

Um forte abraço.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Março 2011

Caros colegas,

Estamos a menos de um mês da apoteótica solenidade que irá celebrar o Dia Nacional do Farmacêutico e os 50 anos do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará. E imaginem vocês o orgulho que sinto em estar à frente dos preparativos para a grande festa. Imaginem o pulsar de meu coração em pensar na responsabilidade com que devo guiar este Conselho, que é um dos mais atuantes do país.

O orgulho é tamanho, meus colegas, que nem cabe mais em mim. Quanto privilégio em presenciar e participar de um dos grandes momentos que ficarão registrados na história da farmácia brasileira. Isso porque somos o primeiro Conselho de Farmácia a completar Jubileu de Ouro.

Cada dia que passa a expectativa aumenta e o trabalho se intensifica. A equipe toda do CRF/PA está se empenhando ao máximo para que tudo dê certo e para que esta seja uma celebração inesquecível.

Dessa forma, reitero a informação sobre a participação em nossa confraternização. Atentem para a troca de seus convites o quanto antes, pois poucos convites restam para serem entregues.   Para obtê-lo, basta trocá-lo por 1 Kg de alimento não perecível, na sede do CRF/PA, localizado à Av. Almirante Barroso, nº 788, em Belém.

Lembro também, que este ano os farmacêuticos terão a oportunidade de adquirir camarotes com capacidade para 8 pessoas ao custo de mil reais cada camarote. Quem quiser adquirir convites extras, pode comprá-los na sede do CRF/PA ao custo de cem reais cada.

Porém, apesar de estar envolvido com a organização da solenidade, paralelamente aos preparativos da grande festa, continuamos com o compromisso em defesa de nossa profissão. Iniciamos o mês com uma reunião técnica com os colegas de Marabá para orientá-los sobre a RDC 44/10 da Anvisa, sobre o horário de Assistência Farmacêutica aos finais de semana e sobre a criação da seccional do CRF/PA no sudeste paraense, além de outros assuntos pertinentes à classe.

No próximo dia 15 deste mês estarei reunindo novamente com os colegas de Santarém para definir os novos rumos para a profissão no município. Depois irei reunir com os colegas de Parauapebas e Canaã dos Carajás, no dia 17 durante o II CICLO DE ATUALIZAÇÃO FARMACÊUTICA DA REGIÃO.

Na semana de 22 a 25 de março estarei em Brasília para participar da reunião geral dos Conselhos de Farmácia, e assim, apresentar a prestação de contas do trabalho realizado ao longo de 2010 e lutar por mais avanços.

Quem quiser ter acesso a informações mais rapidamente deve acessar o twitter do CRF/PA www.twitter.com/crf_pa ou acessar o meu twitter, que é pessoal mas que hora ou outra encaminho relatos de algumas caminhadas nossas, www.twitter.com/danieljpc!

Por fim, como não poderia deixar de homenagear, deixo aqui meu cordial abraço a todas as mulheres, em especial às farmacêuticas, pelo mês inspirado pelo exemplo de determinação e coragem, envolto a muita ternura. A vocês mulheres, dedico toda admiração plausível de reconhecimento pelos múltiplos papeis que desempenham em um único ser e por se firmarem na luta pela igualdade de direitos.

Um forte abraço a todos e a todas.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Abril 2011

Caros colegas,

É com extrema satisfação e orgulho que escrevo esta mensagem. Após meses de intensos preparativos e ansiedade tive a honra de presenciar uma das festas mais memoráveis da história do CRF/PA. E honra maior ainda foi ser parte integrante, ao lado de todos que contribuíram das mais diversas formas para que a Solenidade do Farmacêutico tenha sido tão bela como foi, e reavivando o espírito de identidade e união fraterna com o grupo.

Ter acompanhado todo o processo desde a idealização, escolha dos homenageados até a execução meticulosa para garantir o melhor para todos vocês, me deixou ainda mais cheio de expectativas, principalmente por crer ser os farmacêuticos os maiores protagonistas dessa história de sucesso.

A Solenidade serviu não só para reencontrar amigos queridos, celebrar a excelência no exercício da atividade farmacêutica e homenagear os grandes colegas que desempenham papeis importantíssimos na nossa estimada profissão. Serviu também para firmarmos novamente nosso compromisso com a classe, fazer balanço das inúmeras atividades realizadas em 2010 e de nossa luta corrente e incansável em busca da garantia de todas as condições e serviços para a sociedade e para vocês, caros colegas.

Aproveito a oportunidade para parabenizar novamente todos os homenageados: Dr. Carlos Nauber, Dr. Armando Boulhosa Nassar, Dra. Mithela Marques da Silva, Dr. Augusto Cézar Cavalero de Macedo, Dr. Jair Campos da Silva, Dra. Maria Fani Dolabela, Dr. Jorge Takata, Dr. Hilson Bezerra Martins, Dra. Ana Cláudia Eluan, Dr. Paulo Jost, Dr. Randolfo Audifax Coelho, Dr. João Nazareno de Oliveira Melo, Dra. Elenild Góes, Dr. Kleber Tayrone; as acadêmicas Ana Paula Salgado Mendes e Ana Carla Godinho Pinto; o Dr. Ademir Valério, nosso homenageado especial; e a Dra. Porfíria de Sá, grande homenageada da noite, expoente da classe e exemplo de humildade e compromisso no exercício da profissão. E, logicamente a todos que tiveram a oportunidade de compartilhar esses momentos conosco e brindar os avanços no panorama profissional e todas as batalhas do ano que passou deixando experiência e um saldo extremamente positivo.

Após a festa iniciamos varias frentes de fiscalização em todo o Pará, defendendo a profissão farmacêutica e em busca de maiores avanços. Aguardem as novidades. Agora, a equipe do CRF/PA recupera o fôlego e já começa os preparativos para a comemoração do Jubileu de Ouro. E esperamos repetir os passos acertados da última festa e tentar proporcionar a todos vocês o melhor, como sempre.

Um forte abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Maio 2011

Caros colegas, começamos mais um mês de intenso trabalho em prol da nossa classe e, consequentemente, da sociedade. Ações de Educação Continuada e fiscalizações no interior do estado foram nosso foco nas últimas semanas. Todas essas iniciativas foram tomadas visando o crescimento do farmacêutico enquanto profissional qualificado.

Em uma estrutura social na qual o farmacêutico assume um papel cada vez mais crucial na sociedade, é importante que nós estejamos a postos para oferecer um serviço primoroso. Para isso, o CRF/PA continua promovendo cursos de capacitação e qualificação aos profissionais locados nos municípios do interior do estado do Pará.

Tive o grande prazer de estar em Santarém no período de 03 a 05 de maio, junto à equipe do CRF/PA para dar início à conscientização popular sobre a necessidade de o farmacêutico prestar assistência dentro das farmácias. Como profissionais da área, sabemos que o uso irresponsável de medicamentos pode ser extremamente perigoso. Por isso, nossa missão – que por sinal foi muito bem recepcionada durante nossa permanência na localidade – foi orientar a população sobre os riscos de um estabelecimento sem farmacêutico. Dessa forma, fizemos nossa parte em orientar a população de Santarém por meio de spot em rádios e anúncios em jornais locais, para reforçar a exigência do profissional farmacêutico nos espaços de saúde, além de termos realizado mais uma inspeção em todas as farmácias do município, algumas em parceria com a Vigilância local.

Logo em seguida viajei para Altamira. Estive no município no dia 06.05 para conversar com proprietários de estabelecimentos e colegas farmacêuticos presentes no Curso de Atualização Farmacêutica, promovido pelo CRF/PA. O evento foi uma grande oportunidade para debater e discutir temas tão nevrálgicos no nosso cotidiano, a exemplo do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), licenciamento sanitário da Anvisa, diagnóstico de Diabetes Mellitus, ações de combate à falsificação de medicamentos e a legalização de estabelecimentos farmacêuticos. Em minha companhia estiveram presentes o vice-presidente do CFF, Dr. Walter Jorge João; o Dr. Ricardo Vieira, vice-presidente do CRF/PA; o Dr. Marcelo Brasil, membro da Comissão de Ética do Conselho; e os Doutores Adilson Batista Bezerra, do Serviço de Inteligência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Rodrigo Alaver, coordenador adjunto do SNGPC, da Anvisa.

No entanto, o trabalho não para por aí. O processo ainda é longo e envolve outros interesses, mas o Conselho, enquanto órgão fiscalizador, trabalha para assegurar os direitos do profissional farmacêutico e a presença deste nas farmácias de todo o estado.

O CRF/PA realizou também o Seminário de Atualização Farmacêutica do Sudeste Paraense, no dia 13.05, no Auditório Alfredo Remor do Hotel Itacaiúnas de Marabá, em Marabá. As inscrições foram gratuitas e feitas totalmente pela internet como forma de testar o acesso dos colegas ao site, e o resultado foi maravilhoso, mais uma vez agradeço os colegas por prestigiarem nosso site.

Por fim, sugiro a todos a leitura da nova edição do Jornal do Farmacêutico, que traz temas muito interessantes à classe como o controle dos anorexígenos, o saldo das fiscalizações ocorridas durante os últimos três meses, uma entrevista com o Secretário Estadual de Saúde sobre o que atual gestão planeja para a melhoria dos serviços de saúde e, como não poderia deixar de ser registrada, a Solenidade do Farmacêutico 2011. Os jornais já foram enviados e a edição online está disponível em nosso site www.crfpa.org.br

Um grande abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Junho 2011

Caros colegas,

A cada mês que passa, me sinto mais feliz e honrado por ter a incrível oportunidade de fazer parte da história do Conselho Regional de Farmácia do Pará. Ser agente de mudanças positivas para a classe farmacêutica e sociedade, meus colegas, é uma satisfação imensurável. Enfim, aproveito a oportunidade para parabenizar todos vocês, companheiros de profissão e de caminhada, pelo Dia Municipal do Farmacêutico. Agradeço ao apoio dado durante esses anos de luta e saibam que o foco de nossas batalhas é garantir que sejamos valorizados enquanto profissionais e seres humanos.

Estive presente, inclusive, no dia 1º.06, em uma homenagem aos farmacêuticos prestada pela Secretaria Municipal de Saúde, em comemoração ao Dia Municipal do Farmacêutico. Em discurso direcionado aos representantes da SESMA cobrei o concurso público tão almejado pela classe em Belém, bem como direcionei minhas críticas a precária condição das UMS que já denunciamos ao Ministério Público e agora aguardamos providências.

No último dia 07.06, pude participar de mais um momento histórico para a nossa classe: a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta em Altamira, que determina a presença de profissionais habilitados nas farmácias do município. O TAC significa avanço, uma vez que amplia as vagas de trabalho para os farmacêuticos e otimiza o serviço oferecido à população.

Enfim, apesar da comemoração ao Dia Municipal do Farmacêutico, as fiscalizações não cessaram e fiscais do CRF/PA continuavam a circular por diversos municípios. E, anteriormente às comemorações, no último dia 23.05 os mesmos estiveram em Ananindeua e interditaram cinco estabelecimentos que não cumpriam o que fora estabelecido pelo TAC, de garantir assistência à população do município.

Dia 17 de junho estive com os colegas do Sudeste Paraense para mais um momento de capacitação profissional em Marabá e agora estamos caminhando cada vez mais fortes para a tão sonhada criação da Seccional Sudeste do CRF que em breve será inaugurada em Marabá.

Nos dias 21 e 22 de junho representei o Pará junto com nossa equipe de fiscalização coordenada pelo Vice-presidente do CRF, no Encontro regional de fiscalização onde pudemos discutir por diversos momentos a padronização das atividades fiscalizatórias bem como buscar mais avanços para a classe através da fiscalização.

Por fim, parabenizo e desejo sorte ao Dr. Ademir Valério da Silva, novo presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). Estive em Brasília para prestigiar a concorrida cerimônia de posse de um dos expoentes do âmbito farmacêutico e tenho certeza que a gestão deve estreitar cada vez mais a relação já extraordinária entre a Associação e o Conselho.

Finalizo essa mensagem com as melhores expectativas (e muita ansiedade) para a solenidade comemorativa dos 50 Anos do Conselho Regional de Farmácia que acontecerá no próximo dia 5 de julho. Os preparativos estão a todo vapor e posso garantir que a histórica data terá o tratamento merecido e à altura de nossa profissão com o lançamento do livro do Jubileu de Ouro do CRF PA.

Um grande abraço a todos.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Julho 2011

Nobres colegas,

Dirijo-me a vocês, mais uma vez, com imensa satisfação. Afinal, alcançamos uma marca histórica para este Conselho e, sem dúvida, para a classe farmacêutica paraense: completamos 50 anos de existência! O nosso tão aguardado Jubileu de Ouro.

Para celebrar este momento especial de forma honrosa, homenageamos cinquenta pessoas e Instituições que fazem parte dessa história de lutas e conquistas. Farmacêuticos, dirigentes e ex-dirigentes, funcionários e ex-funcionários, Instituições que colaboram com o trabalho do CRF/PA, todos foram lembrados na Solenidade cinquentenária em que receberam a merecida homenagem por tanto zelo e dedicação à vida. Nossos 50 anos foram conquistados no anonimato de alguns colegas, e estes foram merecedores das principais homenagens. Vocês podem ter acesso ao discurso que fiz na Solenidade, para que todos saibam quais palavras usei no dia mais importante para o CRF nestes últimos 50 anos.

Não conseguiria alcançar sozinho tantas vitórias. Por isso, incansavelmente agradeço ao apoio de pessoas, que de forma compromissada, ajudam a alavancar a profissão farmacêutica no Estado do Pará. Agradeço aos farmacêuticos por manter a união de nossa classe, que nada mais é do que resultado do amor que sentimos pelo que fazemos.

Todo o caminho que é percorrido com dignidade e respeito ao próximo pode sofrer percalços. Porém, a dificuldade não nos imobiliza, porque contamos com a coragem e perseverança de profissionais cônscios do valor humano, que quebram barreiras em busca da manutenção da saúde e perpetuação da vida. E nós, farmacêuticos, há 50 anos travamos diversas batalhas em busca de uma assistência farmacêutica digna para a população desse Estado. Um Estado o qual desejo que continue como está, grande, uno.

O Pará é forte porque é diverso. As diversidades se complementam e juntas criam uma unidade capaz de enfrentar qualquer desafio. E este CRF sempre lutou e continuará lutando para que a dignidade na profissão farmacêutica chegue a cada município, em cada cidade. Somos diferentes, mas nos tornamos iguais quando lutamos pelo mesmo ideal: o engrandecimento da nossa profissão em todo o Estado.

E é em busca desse engrandecimento que cada vez mais nos qualificamos. A qualificação profissional é uma das maiores bandeiras do CRF e assim continuará sendo. Tanto que às vésperas da Solenidade, no dia 02.07, realizamos um Curso de Aprimoramento em Diabetes. E a expressiva participação dos farmacêuticos em todas as atividades de Educação Continuada muito me entusiasma, pois sinto que a cada dia reavivamos o espírito do compromisso que assumimos com a sociedade.

Dessa forma, em mais um ato de nos lançar à renovação constante de conhecimento. Convido todos os farmacêuticos do Sul e Sudeste do Pará a participarem do IV Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas, que acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto, em Redenção. E também do V Ciclo em Marabá, nos dias 25 e 26 do mesmo mês. As inscrições devem ser feitas pelo site do CRF/PA www.crfpa.org.br > Seção Fale Conosco > Envie mensagem com assunto “Eventos” e solicite sua inscrição on-line.

Em breve chegará às mãos de cada farmacêutico deste Estado o livro contando a história da profissão farmacêutica ao longo desses 50 anos, obrigado a vocês pelo apoio emprestado ao CRF durante todo esse período e vamos permanecer unidos para que os próximos anos sejam cada vez mais vitoriosos.

Para finalizar, deixo meus parabéns a todos vocês que constroem esse CRF diariamente. Vocês vêm solidificando essa história há 50 anos. Continuem assim, zelando pela sociedade, e teremos outros valorosos anos para a profissão farmacêutica.

Um forte abraço a todos!

Setembro 2011

Nobres colegas,

Após uma semana de intensas realizações nos Ciclos de Conferências do Sul e Sudeste do Pará, os quais devo ressaltar que foram bem sucedidos e proveitosos, a equipe do CRF/PA já está em Belém novamente pronta para dar continuidade às atividades. E da melhor forma possível, prezando sempre pelo melhor para a classe farmacêutica e sociedade.

Durante os Ciclos, tive a honra de acompanhar o crescimento e interesse de inúmeros farmacêuticos que estiveram presentes durante as palestras. Parabenizo os profissionais que se deslocaram de outros municípios em busca de qualificação profissional. Vi grandes profissionais sedentos por conhecimento, o que me deixa bastante entusiasmado. E isso, meus caros colegas, é inalienável. Agradeço a todos que aproveitaram os Ciclos de Conferências do Sul e Sudeste do Pará como um espaço de debate de ideias, construção de conhecimento e, acima de tudo, enobrecimento profissional.

E, aproveito a oportunidade, para convidá-los para o próximo Ciclo de Conferências do Oeste do Pará, que ocorre nos dias 22 e 23 de setembro, em Santarém. Acredito que essa oportunidade será tão valiosa e construtiva quanto os Ciclos ocorridos até então. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo www.crfpa.org.br, acessando a seção Fale Conosco e enviando uma mensagem de solicitação de inscrição com o assunto Eventos”.

Para além da educação continuada, temos vivido situações transitórias na assistência farmacêutica em Belém. A ausência de farmacêutico no horário de 12h às 14h gerou desconfortos na sociedade, que exigiu nossa presença. Dessa forma, em breve teremos mais uma grande vitoria de nossa profissão em Belém. Digo-lhes para aguardarem um pouquinho mais, pois o CRF/PA e o Sindicato dos Farmacêuticos têm trabalhado de forma intensa para que mais essa vitória se concretize. Parara tal, vamos precisar da ajuda dos colegas contra algumas tentativas de invasão em nossa profissão.

Por fim, finalizo essa mensagem informando que a última edição do Jornal do Farmacêutico encontra-se disponível de forma online em nosso site www.crfpa.org.br. Indico a leitura do informativo, que nesta edição aborda a belíssima solenidade do Jubileu de Ouro, as ações do CRF/PA nos últimos meses, além de assuntos pertinentes à profissão.

E ainda, temos distribuído os livros alusivos ao Jubileu de Ouro do CRF/PA, que têm sido extremamente bem recebidos pela classe em todo o Estado. Caso ainda não tenha recebido o seu livro, aguarde, pois você terá em mãos um pouco da história de nossa profissão e do nosso Conselho de Farmácia.

Um forte abraço,

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Outubro 2011

Caros colegas,

 

Inicio esta mensagem salientando o enorme orgulho que tenho da profissão que escolhi e abracei com muito amor e entusiasmo. Toda essa satisfação se traduz nas inúmeras ações que o CRF/PA tem realizado em favor de nossa classe. Buscamos dia após dia zelar pelo que há de mais sagrado em nossa profissão, a valorização da vida.

Iniciamos o semestre com chave de ouro, momento em que a presença maciça dos profissionais e estudantes de farmácia nos Ciclos de Conferências realizados (no Sul, Sudeste e Oeste do Estado) se configurou na conscientização quanto à importância da capacitação farmacêutica em relação aos serviços prestados à sociedade. Compreendendo a relevância em continuar capacitando os colegas, aproveito a oportunidade para agradecer todos os farmacêuticos que participaram de nossos cursos em Parauapebas, Marabá, Paragominas e Castanhal que reforçaram as nossas atividades de educação continuada.

Estivemos em diversos municípios durante esse mês de outubro e conseguimos atingir vários colegas com nosso serviço de fiscalização e educação continuada, bem como com o nosso conselho itinerante e em breve, todos terão notícias das seccionais que iremos abrir no Sudeste e Oeste do Estado em busca da integração da classe farmacêutica em todo o Pará.

Vamos manter todos os nossos serviços atuando em prol da classe, estamos passando por uma repaginação em nossa sede para sempre melhor recebê-los. Leiam nosso jornal e contribuam para a construção de um informativo forte e que esteja à altura de nossa profissão.

Por fim, reforço a atenção para a aproximação das Eleições 2011, importante momento em que teremos a oportunidade de decidir o rumo de nossa profissão. Esteja atento no site do CRF/PA quanto às informações e procedimentos para a votação, pois a ausência no processo eleitoral está passível de aplicação de multa pecuniária, o que não é nosso desejo para nenhum farmacêutico inscrito neste CRF.

 

Um forte abraço.

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Novembro 2011

Nobres colegas,

 

Acabamos de passar por mais uma eleição para a escolha de representantes do CRF/PA. Os resultados podem ser conferidos em nosso site, porém, adianto a satisfação com a grande participação dos farmacêuticos, fato este que firma cada vez mais o compromisso com a profissão.

 

Sei que carrego grande responsabilidade em poder representá-los por mais dois anos, mas a experiência que tive ao longo dos últimos quatro anos me garante segurança para dar continuidade ao que tem dado certo. A equipe do CRF/PA agradece a confiança que vocês depositam no trabalho executado. Estejam certos que nos empenharemos muito mais.

 

Tenho orgulho, meus caros colegas, muito orgulho mesmo e ver nossa profissão crescendo no Pará. Quase todos os dias recebo e-mails de farmacêuticos de fora do Estado solicitando informações de municípios em expansão na contratação de responsáveis técnicos. Não encontro outra resposta a isso que não seja a repercussão da evolução que a profissão farmacêutica vem tendo no Pará.

 

Isso é fruto das conquistas com os Termos de Ajustamento de Conduta e com as frequentes fiscalizações que chegam aos municípios mais longínquos, apesar das dificuldades geográficas encontradas.

 

Diante disso, afirmo que as perspectivas futuras são muitas e muito trabalho virá pela frente. Continuem contando com o sucesso de nossa profissão!

 

Um forte abraço,

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

Dezembro 2011

Nobres colegas farmacêuticos do Pará, estamos caminhando para o final de mais um ano. E graças a Deus esse foi mais um ano de conquistas e diga-se de passagem: que conquistas! Em 2011 comemoramos 50 anos de existência do Conselho de Farmácia do Pará, transformamos nossa história em um belo livro comemorativo que traduz em palavras um pouco de nossa bela história construída ao longo de 50 anos de muito trabalho. Parabéns novamente a cada um dos farmacêuticos que aqui no Pará ajudaram a escrever essa história, vocês sim, são os protagonistas da profissão no Pará.

As nossas atividades fiscalizadoras foram largamente intensificadas em 2011, mesmo sem a parceria direta com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Fortalecemos nossos laços de parceria com os Ministérios Público Federal e Estadual e assim conseguimos manter todos os termos de ajuste de conduta (TAC) firmados anteriormente e ainda conseguimos alcançar o município de Altamira, que precisava urgentemente de um regramento para o atendimento pleno da Sociedade.

Em Belém, a partir de 1º de janeiro de 2012 todas as farmácias e drogarias que funcionarem no horário compreendido entre as 12h e 14h terão que manter o farmacêutico neste horário também, assim teremos mais oportunidades de trabalho, reconhecimento e valorização.

E por falar em valorização, aqui gostaria de parabenizar meus colegas que fazem a Diretoria do Sindicato dos Farmacêuticos, que de forma inédita conseguiram firmar um acordo coletivo com a Empresa Big Benn. Parabéns a todos, mas gostaria de forma muito especial parabenizar cada um dos farmacêuticos da Big Benn que auxiliaram os colegas do Sindicato nesta bela e inédita vitória. Mais uma vez está provado que ao nos unirmos conseguiremos sempre mais e mais conquistas, parabéns pela mobilização sindical inédita.

Nossas atividades educacionais em 2011 foram igualmente intensas por todo o Estado do Pará e, a medida que mais e mais inovações técnicas e legais chegam à nossa profissão, é dever também do CRF auxiliá-los no oferecimento de melhores serviços à sociedade. Em 2012  mantenho o compromisso de intensificar este trabalho e buscar atingir cada vez mais farmacêuticos em todo o Pará.

Seria necessário mais espaço para falar de tantos acontecimentos ao longo de 2011, mas queria registrar um fato muito importante que ocorreu agora nos dias 15 e 16 de dezembro, que foi a eleição no Conselho Federal de Farmácia. Foram dois dias de muito trabalho, articulação e ética, os quais resultaram na eleição do nosso Conselheiro Federal como novo Presidente do CFF. Parabéns ao Dr. Walter Jorge João, o primeiro paraense a ser eleito para presidir a maior entidade farmacêutica do Brasil. Tenho certeza que não foi fácil vencer o anterior Presidente Dr. Jaldo de Souza Santos, que democraticamente transmitiu o cargo no último dia 16/12/11.

Sendo assim, meus nobres colegas, finalizo este ano muito satisfeito com o resultado do trabalho desempenhado pelo CRF/PA. Agradeço a todos os funcionários e parceiros do Conselho, que contribuem valorosamente para que possamos atender todas as demandas diárias da melhor forma possível. Meus parabéns a cada um dos farmacêuticos do Pará, que de forma nobre permitem o espetacular crescimento de nossa profissão.

Finalizo as atividades deste ano envolvido pela felicidade de tantas conquistas acumuladas ao desses anos de caminhos percorridos. Me orgulho pelo fato de o CRF/PA estar crescendo a cada ano. O resultado do trabalho realizado tem tido grande reconhecimento dos profissionais e isto ficou provado nas eleições deste ano, momento em que a Diretoria recebeu 95% dos votos válidos. Portanto, deixo aqui os meus sinceros votos de um natal abençoado e um ano novo de muita saúde e prosperidade a todos os farmacêuticos.

Desejo um ano de 2012 de muito mais conquistas para nossa classe. E, desde já, certifico que no que depender do CRF/PA, no próximo ano as conquistas objetivadas serão resultado de muito trabalho planejado e praticado.

Um forte abraço.

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará