Mensagem do Presidente 2009 — CRF-PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
11051
page-template-default,page,page-id-11051,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Mensagem do Presidente 2009

Janeiro 2009

Prezado(a)s colegas, neste início de ano desejo a cada um de vocês meus sinceros votos de um ano de 2009 cheio de realizações e vitórias, seja no campo profissional ou pessoal. E tenham a certeza que o CRF estará à disposição de todos para o que for necessário.

Ao avaliar o ano de 2008, percebemos o grande avanço que tivemos em relação a assistência farmacêutica no Estado, pois através da nossa fiscalização conseguimos atingir quase 90 dos municípios. Algumas das nossas grandes conquistas foram os 3 Termos de Ajuste de Conduta que fizemos em cidades extremamente importantes no contexto da saúde pública paraense, garantindo efetivamente a presença do farmacêutico também no interior do Estado do Pará. Durante o ano de 2009 esperamos otimizar ainda mais o nosso serviço de fiscalização em todos os pólos de concentração de farmacêuticos pelo território paraense.

Para algumas pessoas no Brasil o ano de trabalho só começa depois do carnaval, mas para nós farmacêuticos o ano já começa pelo mês em que celebramos o Dia Nacional do Farmacêutico, dia 20 de janeiro. Em comemoração a essa data especial, estamos nos organizando para realizar a festa do farmacêutico no dia 28 de fevereiro, em local a ser definido. Em meio a glamourosa festa, o CRF-PA/AP irá homenagear o/a Farmacêutico/a do ano que ainda será escolhido pelo Plenário do Conselho Regional de Farmácia no próximo dia 16 de janeiro em conjunto com os destaques profissionais dos diversos segmentos farmacêuticos paraenses.

Esperamos que 2009 seja um ano repleto de conquistas e crescimento para esta ambicionada profissão. Acreditamos estar no caminho certo para o nosso progresso, com isso, iniciamos uma ampla reforma da sede do CRF e pretendemos reinaugurá-la em grande estilo, para mostrar de uma vez por todas que a profissão farmacêutica no Pará cresce e aparece cada vez mais.

Em janeiro, irei participar de diversas solenidades alusivas ao nosso DIA DO FARMACÊUTICO, e logo em seguida irei ao sudeste do Estado para participar de uma reunião no Ministério Público do Pará, em Marabá, para redefinir os rumos da profissão naquela região. Contudo, espero sempre contar com o apoio de vocês nos embates que teremos neste ano que se apresenta de forma muito próspera para a nossa profissão.

Um forte abraço a todos, repetindo os votos de um FELIZ ANO DE 2009!

Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa

PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ

Fevereiro 2009

Prezados colegas farmacêuticos, estamos há menos de 1(hum) mês da maior festa farmacêutica do norte e uma das maiores do país, a solenidade alusiva ao Dia do Farmacêutico, que acontecerá na Sede Campestre da Assembléia Paraense, no dia 28 de fevereiro, às 20:00h. Sendo assim, convido todos os colegas no período de 02 a 26 de fevereiro, a comparecerem ao CRF munidos de sua identidade profissional e 1kg de alimento para receberem seus convites. No dia 27 de fevereiro não haverá expediente no CRF em função de treinamento que será realizado com os funcionários do Conselho Regional de Farmácia.

Caros colegas, estamos trabalhando para que esta seja mais uma bela festa da profissão farmacêutica em nosso Estado. Nesse sentido, gostaria de contar com a contribuição de cada um de vocês para comparecerem ao CRF com a maior antecedência possível para retirar os seus convites, tendo em vista, que temos limite de público para participar da solenidade. Os convites para acompanhantes serão limitados ao número máximo de 3 (três) por farmacêutico, custando R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) cada.

Iniciamos janeiro participando de inúmeras solenidades alusivas ao Dia do Farmacêutico. Estivemos presentes nas solenidades da UFPA, CESUPA, Big Benn, LACEN e Hospital de Clínicas e, ficamos muito felizes de ver os profissionais farmacêuticos atuando de forma digna em diversos setores da sociedade paraense. Em um passado distante, as cerimônias só aconteceriam se fossem realizadas pelo CRF, hoje em dia, temos a grata satisfação de perceber que a profissão vem se organizando em diversos segmentos, mas todos com uma característica em comum, a união e o congraçamento entre farmacêuticos.

Não há dúvidas de que todos nós farmacêuticos temos muito a comemorar, nossa profissão tem obtido alcance e reconhecimento na sociedade, e isso é muito positivo para acabar com a antiga imagem de profissional “invisível”. Hoje, ocupamos espaços em todos os setores sociais, e por isso, celebramos merecidamente o nosso DIA NACIONAL DO FARMACÊUTICO. O CRF já enviou a circular sobre a festa, em conjunto com uma singela homenagem que ficará guardada conosco durante todo o ano de 2009. Dessa forma, espero contar sempre com o apoio e a presença de cada um de vocês, meus nobres colegas.

O mês de janeiro foi de festa, mas também iniciamos com problemas. O TAC firmado em Marabá, em 2007, recebeu solicitações oficiais por parte dos proprietários de farmácia daquele município, para que fosse revogado. Porém, fui até Marabá acompanhado do nosso conselheiro federal, Dr. Walter Jorge João, e lá reunimos mais de 45 farmacêuticos, ouvimos os colegas e fomos para a reunião no Ministério Público de Marabá. Na reunião, estiveram presentes os proprietários de farmácia, representante do PROCON, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, entre outros.

Fomos muito fortes na argumentação para que o TAC não sofresse nenhum revés, e conseguimos manter a obrigatoriedade do farmacêutico nas farmácias de Marabá. Contudo, sempre que formos acionados pelo Ministério Público para defender os interesses da profissão e da sociedade, estaremos em alerta para que estas não sofram com pensamentos retrógrados e para que o bem-estar da coletividade continue sendo a meta fixa da nossa profissão.

Reforço com cada um de vocês o meu compromisso de fazer uma profissão melhor, com uma visão de progresso e avanços para todos nós. Juntos estaremos fortes e seremos reconhecidos pelo nosso brilhante trabalho frente a sociedade brasileira, em especial a paraense.

Um forte abraço e até a nossa festa de congraçamento, união e homenagens.

Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa

PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ

Março 2009

Meus nobres colegas farmacêuticos, no mês passado tivemos a oportunidade de vivenciar uma das melhores festas para celebrar nossa renomada profissão. Foi uma festa, de fato, maravilhosa, divertida, glamourosa, com direito a todos os requintes que nós, farmacêuticos, merecemos. Conseguimos levar a profissão farmacêutica para a elite da sociedade paraense e, engana-se quem pensa que isto foi tudo, ou que chegamos ao final. Não, não… pois, anuncio que apenas começamos!

Em continuidade ao trabalho do CRF, no dia 5 deste mês, em companhia do Dr. Pirajaguara Ferraro, da Dra. Maria da Conceição Dantas, além de outros farmacêuticos e funcionários do Conselho, estive na creche Sta. Rita de Cássia e também no Sítio Boa Morada; entregamos nestas instituições mais de uma tonelada de alimentos arrecadados na ocasião prévia da festa do farmacêutico. Nossa maior gratificação foi sentir os afetivos abraços infantis e ver os largos sorrisos dos adultos beneficiados.

Experiência esta, que consolida parte de uma ampla visão social do Conselho Regional, reflexo do comprometimento farmacêutico com a sociedade. É por isso, meus nobres colegas, que agradeço mais uma vez a cada um de vocês, pelo amor e dedicação com que alicerçam nossa profissão.

Em fevereiro caminhamos pelos municípios de Marabá e Tucuruí, garantindo a presença dos farmacêuticos nas farmácias dos referidos municípios; reunimos com inúmeros farmacêuticos nas duas localidades, levando sempre a imagem da união e congregação que marcam nossa administração no CRF e, já estamos propondo a criação da Associação dos Farmacêuticos de Marabá e Tucuruí, sendo que Marabá já se encontra em fase avançada de criação.

No período de 10 a 12 de março, estarei em Marabá acompanhando a fiscalização e o cumprimento do Termo de Conduta. Na oportunidade, reuniremos com os farmacêuticos para definir os últimos passos para a criação da Associação dos Farmacêuticos daquela localidade.

No período de 16 a 19 de março, estarei me dirigindo a Brasília para participar da Reunião Geral dos Conselhos de Farmácia, oportunidade na qual iremos apresentar um amplo balanço de nossas atividades a frente do CRF e iremos em busca de novos objetivos e apoio junto ao Conselho Federal de Farmácia.

No início do próximo mês, todos os farmacêuticos receberão em suas residências o Jornal do Conselho Regional, com periodicidade trimensal. Este é mais um instrumento de comunicação que utilizaremos para nos aproximar de vocês, meus caros colegas, e unir cada vez mais a classe farmacêutica, mantendo-a sempre informada sobre o trabalho desenvolvido pelo nosso Conselho. 

Um forte abraço a todos.

Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa

PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO PARÁ

Abril 2009

Caro(a)s colegas farmacêutico(a)s,

Mais uma vez estamos trazendo boas notícias a nossa estimada profissão. A criação da Associação dos Farmacêuticos de Marabá e Região (ASFAMAR), concretizada no início do mês de março, merece grande destaque dentre as ações executadas pelo CRF/PA.

Depois de um intenso período de reuniões acontecidas desde o início deste ano, podemos dizer que a ASFAMAR agora é uma realidade. Desejo antigo dos farmacêuticos do Sudeste do Estado, a Associação surge em momento de ascensão de nossa classe, reforçando ainda mais, a representação do Conselho nessa região.

O objetivo da Associação é diminuir as distâncias e oferecer mais serviços aos municípios das regiões próximas a Marabá. Os procedimentos legais para a criação da ASFAMAR foi apenas o primeiro passo de muito trabalho que teremos pela frente.

Bom, para somar às conquistas da profissão farmacêutica, retomamos a publicação do Jornal do Farmacêutico. Decidimos retomar este projeto por entender que, aliada ao site, a periodicidade do boletim informativo, que agora será trimestral, é um importante instrumento de comunicação entre a classe farmacêutica, e também, de divulgação das ações realizadas pelo CRF/PA.

Muitos elogios temos recebido por mais essa iniciativa, o que nos deixa cada vez mais entusiasmados para trabalhar pela concretização dos próximos objetivos.

Estivemos também no município de Santarém, visitando a Faculdade de Farmácia (IESPES), onde reunimos com uma grande parcela dos farmacêuticos santarenos para proceder algumas instruções sobre a implementação do TAC no município. Os questionamentos surgiram de todas as partes e pudemos, durante vários momentos, expor o grande avanço que a profissão e a sociedade de Santarém terão com esse progresso.

Em março, aconteceu também a reunião geral dos conselhos de farmácia, oportunidade onde foram discutidos inúmeros assuntos de interesse da profissão. Mas, acima de tudo gostara de ressaltar que o Conselho Regional de Farmácia do Pará alcançou o maior índice de crescimento durante 2008, baseado na fiscalização, obtendo 298% de acréscimo em seu trabalho fiscalizador.

É importante ressaltar que a fiscalização do CRF abre portas no mercado de trabalho para inúmeros farmacêuticos e consegue manter o profissional dentro dos estabelecimentos, contribuindo de forma orientativa ao crescimento de nossa classe.

Em abril, estaremos formatando a política de educação continuada do CRF para o 1º semestre, onde alcançaremos os pólos Sul, Sudeste, Oeste e a Região Metropolitana de Belém, atingindo assim, mais de 75% do quadro de farmacêuticos inscritos no CRF, pois acreditamos que não basta apenas fiscalizar o exercício do farmacêutico, mas também é necessário capacitá-lo para que ele possa prestar um bom serviço a sociedade.

Enfim nobres colegas, peço que todos apreciem o nosso jornal e nos ajude a construir um informativo forte e cada vez mais dentro das necessidades do farmacêutico paraense. A primeira edição tem um caráter especial, pois retrata as celebrações do Dia do Farmacêutico e outras atividades, porém queremos crescer e para isso preciso da ajuda e colaboração de vocês.

Um forte abraço,

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

PRESIDENTE

Maio 2009

Em junho, nos dias 4 e 5, a cidade de Santarém receberá a VI edição do Ciclo no oeste do estado. E nos dias 23 e 24 de junho, acontecerá em Belém o VIII Ciclo de Conferências do Estado do Pará, onde tanto os profissionais da região metropolitana quanto os do interior do estado poderão participar para podermos nos congraçar e qualificar durante esses momentos.

Esteja atento, nobre colega, às informações sobre as datas dos eventos, programação e inscrições no site do CRF e nas associações de farmacêuticos dos referidos municípios.

Além do Ciclo de Conferências, este mês demos continuidade às fiscalizações pelo interior do estado. Fiscalizamos mais de 20 municípios este ano no Pará e pretendemos atingir um importante percentual de crescimento através da fiscalização profissional.

Caros(as) colegas, estamos bastante otimistas com a participação maciça de vocês nas atividades dos Ciclos de Conferências, para juntos construirmos uma profissão cada vez mais qualificada, compromissada com a sociedade e respeitada por ela.  

As edificações de nosso prédio estão na etapa final, espero que no final do mês de junho estejamos prontos para a reinauguração em grande estilo de nossa Sede além de iniciarmos uma pesquisa para definir o perfil do profissional farmacêutico em nosso Estado, conhecer sua realidade e atacar de forma direta com ações de grande porte para o crescimento de nossa profissão. 

Um forte abraço,

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

PRESIDENTE

Junho 2009

Nobres colegas,

O mês de junho é tradicionalmente um mês de muitas festas e com a profissão farmacêutica não será diferente. Nos dias 23 e 24 de junho estaremos concluindo os Ciclos de Conferências do Estado do Pará no primeiro semestre de 2009, com um grande evento em Belém que também irá receber a Plenária do Conselho Federal de Farmácia.

Estivemos numa verdadeira CARAVANA DA EDUCAÇÃO, percorremos o Sudeste (19 e 20 de maio), o Sul (21 e 22 de maio) e o Oeste do estado (4 e 5 de junho) levando farmacêuticos renomados no País para apresentar aos colegas do Pará o que há de mais palpitante em nossa profissão.

Recentemente em Santarém (4 e 5 de junho), tivemos momentos maravilhosos de congregação da classe farmacêutica que permitiu a junção de profissionais e estudantes com o CRF em busca de mais crescimento.

Confesso a vocês meus colegas, que durante esta caravana pudemos recarregar as baterias com o carinho que recebemos pelo interior do estado, e agora vamos partir com toda nossa estrutura para Belém. Espero contar com vocês nos dias 23 e 24 de junho em um dos maiores eventos de nosso estado, o VIII CICLO DE CONFERÊNCIAS DO ESTADO DO PARÁ que será realizado no HOTEL SAGRES. Esperamos reunir aproximadamente 1000 pessoas para mostrar a magnitude de nossa profissão.

Estamos com a obra finalizada, faltando apenas alguns ajustes internos, a CASA DO FARMACÊUTICO está imponente, revitalizada, revigorada e com a autoestima elevada para mostrarmos o quanto nossa profissão continua crescendo e se valorizando.

Convido todos, mais uma vez, para apreciar nossa programação científica e espero contar com a visita de vocês às dependências do CRF para conhecer a revitalização feita na Sede do Conselho, sempre com o intuito de melhor atendê-los, pois afinal de contas vocês são a base e o principio de nossa profissão.

Agradeço o carinho recebido nos quatro cantos de nosso estado. Todos podem ter certeza da absoluta reciprocidade deste Presidente em relação a este carinho. 

Um forte abraço,

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

PRESIDENTE

Julho 2009

Caros colegas farmacêuticos e estudantes de farmácia cadastrados e usuários de nosso site, estamos vivenciando um grande momento de nossa profissão, pois, atravessamos o primeiro semestre de 2009 com o maior sucesso diante de todos os objetivos que foram traçados por nosso grupo de trabalho e aqui reitero meus agradecimentos a cada um de vocês pelo apoio que me emprestam no dia a dia do CRF.

Finalizamos a programação científica do primeiro semestre de 2009 com um grande número de colegas no VIII CICLO DE CONFERÊNCIAS EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO PARÁ.

No mês de junho, recebemos, com muita organização e dedicação, as maiores lideranças da profissão farmacêutica do país, as quais estiveram presentes na Plenária do Conselho Federal de Farmácia, que, ao longo dos 48 anos de história do CRF/PA, pela segunda vez nos aconteceu em Belém.

E o mais importante, mostramos aos legisladores de nossa profissão o quanto a farmácia paraense está organizada, ratificando todos os dias o verdadeiro papel do farmacêutico frente à sociedade. Neste mês de julho, faremos a II OPERAÇÃO VERÃO DO CRF, onde pretendemos fiscalizar mais de 40 municípios, que durante o mês de férias recebem um aporte considerável de usuários nas farmácias, e com esse serviço pretendemos organizar o comércio farmacêutico, abrir mercado de trabalho e defender o âmbito dos farmacêuticos de nosso interior.

Após quase nove meses de obra, inauguramos a reforma do novo prédio do CRF, os espaços foram pensados e otimizados para melhor atender cada farmacêutico e demais usuários do Conselho. A fachada do prédio mudou a cara da principal avenida de Belém por sua imponência além de termos criado um amplo estacionamento para facilitar o acesso às dependências do CRF.

Pretendemos continuar com esse espírito inovador para que possamos angariar novos recursos e brevemente construirmos e equiparmos o nosso Centro de Convenções. Nesse sentido, convido todos a apreciarem nossa casa reformada que serve de referência para todos os profissionais paraenses.

Logo após a reinauguração, estive no município de Santarém, com o nosso Conselho Itinerante, acompanhado dos serviços de fiscalização e secretaria, com o objetivo de auxiliar os farmacêuticos do Oeste paraense na implementação do Termo de Ajuste de Conduta. Foi feita uma verdadeira varredura nas farmácias e drogarias daquele município, para garantirmos a presença do farmacêutico a serviço da sociedade santarena.

No mês de agosto, estaremos programando e divulgando a agenda científica do segundo semestre de 2009, para continuarmos nos capacitando, e assim, otimizar nossos serviços aos cidadãos paraenses.

Espero, mais uma vez, contar com o prestígio de suas presenças em nossos eventos, pois, nossa programação permanecerá intensa ao seu lado, nobre colega, para juntos construirmos uma profissão cada vez mais forte.

A próxima edição do Jornal do Farmacêutico está sendo finalizada e esperamos que você receba o mais breve possível, para mantermos esse forte laço de parceria que temos firmado em nosso cotidiano.

Um abraço fraterno a cada um de vocês, nobres colegas e estudantes de farmácia.

Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa

PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ

Agosto 2009

Caros colegas farmacêuticos e estudantes de farmácia, dirijo-me a vocês para informar que julho foi mais um mês de muita luta e trabalho na construção de uma profissão farmacêutica melhor em nosso Estado.

Fizemos a II OPERAÇÃO VERÃO DO CRF, que atingiu aproximadamente 40 municípios. Foram mais de 300 inspeções realizadas pela equipe do Conselho Itinerante, formada pelo Dr. Antonio César Gomes, fiscal; Sra. Cleide Azevedo, secretária e Sr. Armando Pimentel, agente administrativo do CRF/PA, os

quais passaram mais de 15 dias provendo uma série de serviços no interior do Estado, sem contar o trabalho fiscalizador que autuou estabelecimentos irregulares e conseguiu aumentar o leque profissional para os farmacêuticos dos municípios fiscalizados.

No inicio de julho, nos dias 1, 2 e 3, participei em Recife do Encontro Norte e Nordeste de Fiscalização promovido pelo Conselho Federal de Farmácia, na oportunidade estive acompanhado do fiscal Dr. Augusto Nelson e Sra. Cleide Azevedo. Neste encontro, o CRF/PA recebeu diversas manifestações elogiando a conduta de fiscalização que adotada no estado.

Temos o melhor serviço de Secretaria de fiscalização do país, temos também, o maior índice de crescimento em ações fiscalizadoras do Brasil (298%). De acordo com os dados da Comissão de Fiscalização do CFF, Belém é o município brasileiro com o maior índice de presença do farmacêutico no País com 99,60% de presença do farmacêutico nas farmácias e drogarias. Diante de todos esses indicadores, fomos convidados a nos manifestar diversas vezes para que todos pudessem intercambiar o exemplo positivo que o CRF/PA apresenta nos últimos 10 anos.

Conforme havia me comprometido com vocês, nobres colegas, o Jornal do Farmacêutico já está disponível online e já deve estar chegando em suas casas, trazendo alguns acontecimentos do segmento farmacêutico no Pará e no Brasil.

Nos dias 18 e 19 de agosto, acontecerá no Auditório do Senado Federal, em Brasilia-DF, o I FÓRUM NACIONAL DE ENTIDADES FARMACÊUTICAS.

O evento, coordenado e idealizado pelo nosso Conselheiro Federal do Pará, Dr. Walter Jorge João, tem como tema “Otimizando os benefícios sociais dos serviços farmacêuticos”. Sem dúvida alguma, este Fórum servirá como um MARCO para nossa profissão, no sentido de discutir com os principais dirigentes das entidades farmacêuticas do país a construção de novos momentos para os colegas farmacêuticos, que labutam no cotidiano de nossa profissão. Nesse sentido, tenham certeza que estarei envidando esforços para participar ativamente e defender os interesses de nossa profissão, em especial com nossas peculiaridades.

A mobilização também é necessária, nobres colegas e estudantes, para divulgarmos aos nossos amigos, parentes, funcionários e toda a sociedade civil a importância de assinar o abaixoassinado eletrônico, idealizado pelo Grupo “Conhecimento Farmacêutico”, que colocou aquele para a aprovação e apoio ao Projeto de Lei nº 5.359/2009 que institui o PISO NACIONAL PARA A CLASSE FARMACÊUTICA NO PAÍS, em site externo, podendo ser acessado pelo link:

www.abaixoassinado.org/webroot/abaixoassinados/4557

VAMOS JUNTOS NOS MOBILIZAR E ASSINAR ESTE ABAIXO ASSINADO, E ASSIM, REFORÇAR A FIXAÇÃO DO PISO NACIONAL DO FARMACÊUTICO.

Até o próximo mês e um forte abraço a todos.

Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa

PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ

Setembro 2009

Caros colegas e estudantes de farmácia, agosto foi intenso até os últimos momentos, já que, graças aos últimos eventos conseguimos angariar cada vez mais serviços para o nosso CRF.

Durante o mês passado, estive no município de Marabá (incluir foto) para definir algumas ações do CRF junto à comunidade farmacêutica, fomos até o Ministério Público denunciar a Prefeitura de Marabá, que não está cumprindo seu papel institucional de oferecer assistência farmacêutica à sociedade do município e estamos no aguardo das providencias do MPE.

Profissionais reunidos pela Assistência Farmacêutica

Reuni também com os farmacêuticos de Parauapebas e Canaã dos Carajás, para esclarecer algumas situações que foram relatadas durante a II Operação Verão do CRF e, na oportunidade, percebi o grande interesse dos farmacêuticos da região em ajudar o CRF na construção de um comércio farmacêutico voltado cada vez mais aos anseios da população carente

Farmacêuticos de Parauapebas fortalecendo a profissão

Os proprietários de farmácias de Parauapebas estão em busca de toda parceria possível para implementar o TAC na região, sendo assim, o CRF irá adotar providências no sentido de buscar o Ministério Público para definir os rumos da profissão no sudeste paraense.

Tanto em Marabá como em Parauapebas, estive acompanhado de nosso fiscal, Dr. Nelson Oliveira, que atuou em alguns estabelecimentos farmacêuticos defendendo os interesses da população dos municípios em questão.

Nos dias 18 e 19, estive no Fórum Nacional de Entidades Farmacêuticas junto com os Drs. Pirajaguara Ferraro, tesoureiro do CRF e Armando Luciano Marçal. Participamos ativamente do I Fórum Farmacêutico realizado pelo CFF, que foi idealizado e organizado pelo nosso conselheiro federal, Dr. Walter Jorge, e aqui venho parabenizá-lo pelo brilhante evento.

Na oportunidade, o farmacêutico e diretor-presidente da ANVISA, Dr. Dirceu Raposo, anunciou a RDC 44/09 que resgata a essência da farmácia. Aproveito, então, para manifestar total apoio ao trabalho da ANVISA, em transformar a farmácia num verdadeiro estabelecimento de saúde. Desde já, anuncio que em breve iremos trazer os representantes da ANVISA para divulgarmos amplamente o papel importante que o farmacêutico terá que desenvolver nos próximos 180 dias.

No final de agosto fui a Santarém com nossa equipe de fiscais e o vice-presidente Dr. Ricardo Vieira, nos unimos ao grupo de inteligência da ANVISA e Policia Federal para acabar com o comércio ilegal de medicamentos, conforme denunciei ao jornal o impacto no inicio de julho deste ano.

Clique aqui e veja a matéria.

O resultado da Operação Sallus III será divulgado o quanto antes para todos os cadastrados em nosso site, espero revê-los em breve e tenham absoluta certeza de nosso compromisso com o bem estar da sociedade e dos nossos colegas de profissão.

 

Um forte abraço,

Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa

PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ

 

Outubro 2009

Nobres colegas,

Neste mês de outubro, estamos publicando a terceira edição do Jornal do Farmacêutico, com notícias de fatos ocorridos em julho, agosto e setembro. Diante de tantos acontecimentos durante este período, fomos forçados a aumentar o número de páginas de nosso informativo. Isso é bastante positivo para a nossa classe, o que significa que as ações farmacêuticas, tanto regional quanto nacionalmente, vêm aumentando e se fortificando a cada dia.

Destaco também, que o Jornal do Farmacêutico se apresenta aos profissionais do interior do estado, como mais uma possibilidade, além do site, de obter informações do universo farmacêutico de forma ampla. Informo ainda, que vocês, meus caros colegas, podem contribuir com sugestões de assuntos a serem abordados pelo nosso jornal, ou até mesmo enviar opiniões ou sugestões para nossa Assessoria de Comunicação.

A intenção é aperfeiçoar cada vez mais nossos canais de diálogo com vocês, e para que isso seja alcançado com sucesso, comunique-se com a gente, envie e-mail ao endereço eletrônico [email protected] e contribua para que os nossos instrumentos de comunicação estejam sempre voltados ao interesse da classe farmacêutica.

E por falar em ações, no dia 24 de setembro, o nosso Conselho Regional, realizou a primeira reunião da Câmara Técnica de Análises Clínicas, com o objetivo de discutir as atuações deste setor, que encontra-se em ascensão no estado.  Estiveram presentes, além dos representantes do CRF/PA, os representantes do Laboratório Central do Pará (LACEN/PA), do laboratório Analytical Center, o presidente da Associação dos Laboratórios de Análises Clínicas do Pará e um consultor laboratorial e de capacitação profissional do Rio de Janeiro.

Ao final da reunião, a Câmara Técnica pautou a realização de cursos de capacitação, ampliação das ações de monitoramento do controle de qualidade de análises laboratoriais e as adequações dos estabelecimentos e acordo com as normas do Ministério da Saúde. Com a criação da Câmara Técnica de Análises Clínicas, somam-se agora, três Câmaras Técnicas criadas, com as Câmaras Técnicas de Farmácia Magistral e a de Farmácia Hospitalar.

No início deste mês, realizamos, através da Câmara Técnica de Farmácia Hospitalar, uma fiscalização na farmácia do Pronto Socorro da 14 de Março. Lá, encontramos diversas irregularidades, como medicamentos armazenados de forma inadequada, inclusive, cartelas de medicamentos espalhados pelo chão. Paredes infiltradas e péssimas condições de trabalho para os profissionais farmacêuticos, que se encontram com apenas uma cadeira para sentar, foram denunciadas ao Ministério Público, para que este tome as devidas providências.

Junto com o Ministério Público de Marabá e a Anvisa local, interditamos três farmácias no município, que anteriormente havia sido desinterditadas sem a devida regularização. O CRF/PA tomou conhecimento e denunciou ao MP, que mais uma vez se tornou um grande parceiro do Conselho, em busca de saúde melhor em nosso estado, e vamos continuar atentos a qualquer fato que envolva nossa profissão.

Situações como estas não serão toleradas, em hipótese alguma, pelo CRF/PA. Continuaremos trabalhando de forma intensa para que este quadro seja transformado, e para que os profissionais farmacêuticos possam trabalhar em um ambiente favorável à qualificação dos serviços e a sociedade seja melhor assistida.

Para o próximo mês, planejamos uma nova operação com ANVISA no sentido de coibir as ilicitudes que têm ocorrido em alguns estabelecimentos auto-intitulados “farmácia”. Estamos na luta para aumentar o conceito da classe junto à sociedade.

Um forte abraço e aguarde as novidades no próximo mês.

Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa

PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ

Novembro 2009

Nobres colegas,

Inicio esta mensagem com um pedido de desculpas a cada um dos usuários do nosso site, pelo atraso na publicação de minhas manifestações. Faço esse esclarecimento a todos, pois até o dia 13 passado, eu não era apenas o presidente do Conselho, estava na qualidade de candidato a conselheiro regional e também à presidência do CRF.

Dessa forma, achei por bem não redigir a mensagem até que o processo eleitoral não fosse totalmente finalizado, e assim o fiz, por respeito ao CRF e a cada um dos meus colegas farmacêuticos.

No dia 13 deste mês, mais uma eleição para a escolha de representantes do CRF/PA foi realizada. Os resultados estão publicados em nosso site, e como não poderia deixar de comentar, fui eleito para representá-los por mais dois anos, como presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará.  Diante deste resultado, assumo mais uma vez o compromisso de lutar pelo avanço da classe farmacêutica, bem como, pela assistência da população paraense no que tange a área da saúde.

No período de 16 a 18 de novembro, consegui contatar os promotores do Direito do Consumidor dos municípios de Marituba, Castanhal e Redenção, e consegui através de muitos argumentos, em prol da sociedade e de nossa classe, acertar reuniões ainda neste ano de 2009 para apresentarmos a proposta de TAC para esses municípios, e assim caros colegas, espero fechar 2009 com mais conquistas para nossa classe.

Nos dias 19 e 20, estarei em Brasília participando de reuniões no Conselho Federal de Farmácia para tratar de assuntos de interesse da profissão no Pará e fechar uma parceria com a ANVISA, para promover treinamento aos farmacêuticos paraenses acerca das novas regras previstas na RDC 44/09, que normatiza a venda de correlatos nas farmácias e drogarias de todo o país. Aguardem colegas, em breve virá um excelente treinamento pra todos nós.

No período de 23 a 27 estaremos realizando uma nova operação com a Polícia Federal e ANVISA para regularizar estabelecimentos farmacêuticos que insistem em não ter farmacêutico nas farmácias, bem como, comercializar a venda de produtos falsificados, contrabandeados, fitoterápicos sem registro e inúmeras outras irregularidades, que já foram denunciadas ao CRF e agora iremos agir. Por questões de segurança e pelo segredo de justiça que envolve a operação, não posso dizer o município em que será feita esta inspeção. Em breve retornarei com mais novidades sobre a operação, onde deverei ser acompanhado pelos fiscais do CRF. Torçam pra que tudo dê certo.

Mais uma vez muito obrigado, aos mais de 93% de farmacêuticos que acreditam em nosso potencial para representar esta brilhante classe farmacêutica paraense.

Um forte abraço.

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia dos Estados do Pará e Amapá

Dezembro 2009

Nobres colegas,

A mensagem deste mês faz uma breve retrospectiva dos acontecimentos deste ano de 2009. Um ano em que realizamos muito trabalho e a classe farmacêutica obteve grandes conquistas.

Iniciamos o ano com o glamour da festa em comemoração ao Dia do farmacêutico, realizada na Assembléia Paraense. Com a arrecadação dos alimentos doados na ocasião da festa, pudemos contribuir para a manutenção de entidades, que dotadas de espírito fraternal, ajudam crianças carentes e dependentes químicos.

Logo depois veio o momento de qualificação profissional, onde os farmacêuticos tiveram a oportunidade de participar dos Ciclos de Conferências, que alcançaram os profissionais do sul, sudeste, oeste do estado, culminando em um grande encontro que foi o Ciclo estadual, ocorrido em Belém.

Passamos pela reestruturação de nossa sede, onde os espaços foram ampliados e otimizados para atendê-los de forma confortável.

Este ano foi um ano muito marcante para nós, principalmente no que tange o reconhecimento nacional em relação à plenitude da Assistência Farmacêutica. Atualmente somos o único Conselho Regional de Farmácia do país que atingiu o maior índice de fiscalização.

As intensas fiscalizações na capital e no interior do estado, como a Operação Sallus III, ocorrida em Santarém, e a Operação Efeito colateral, ocorrida recentemente em Redenção, ambas em parceria com a Polícia Federal e as Agências Nacional, Estadual e Municipal de Vigilância Sanitária, entre outras constantes fiscalizações, dão veracidade ao brilhante resultado obtido pelo nosso Conselho.

Os Termos de Ajuste de Conduta negociados, a exemplo de Castanhal, Redenção, Parauapebas e Marituba, contribuem para a somatória de atividades positivas que realizamos este ano e que esperemos muito em breve firmá-los.

Em 2009 não demos trégua às irregularidades encontradas em estabelecimentos farmacêuticos, fossem eles públicos ou privados. E desde já informamos a vocês, nobres colegas, que no ano de 2010 não descansaremos enquanto não virmos os profissionais farmacêuticos presentes de forma integral nas farmácias e drogarias do estado do Pará. Estejam certos que diante de tamanhas vitórias, fôlego não irá nos faltar!  

Envolvido pela felicidade em atestar que o CRF/PA está crescendo a cada dia e que o resultado do trabalho realizado tem tido grande reconhecimento dos profissionais, firmo o compromisso de qualificar cada vez mais o trabalho realizado frente à diretoria deste Conselho.

Sendo assim, deixo registrado que em 2010 lutaremos contra o Projeto de Lei do Ato Médico que tenta restringir a realização de exames citopatológicos e a assinatura de seu laudo como privativa da medicina, uma vez que o farmacêutico bioquímico é habilitado para tal. Lutaremos pela presença farmacêutica de forma integral nas farmácias, drogarias e estabelecimentos públicos de saúde. Lutaremos contra as irregularidades na comercialização dos medicamentos. Lutaremos por uma sociedade assistida de forma justa, sobretudo no que concerne o âmbito da saúde.

Pois bem, queridos colegas, eu não poderia finalizar esta mensagem antes de parabenizar meu conselheiro federal e agora vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge da Silva João, a quem agradeço a parceria e dou sinceros votos de longevidade frente à diretoria nacional de nossa classe.

Desejo a todos um próspero Ano Novo e que em 2010 nossa classe se una cada vez mais.

Um forte abraço.

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia dos Estados do Pará e Amapá