05 mar ISMP recebe inscrições ao seu Congresso Internacional
O Instituto para Praticas Seguras no Uso de Medicamentos – ISMP Brasil promoverá, nos dias 10 a 12 de abril de 2014, na cidade mineira de Ouro Preto, o I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente ISMP Brasil / V Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente: Erros de Medicação. Até o dia 20 de março, as inscrições estão disponíveis por meio do site do Congresso. A partir desta data, as inscrições somente serão realizadas no local, mediante disponibilidade de vagas.
Em abril de 2013 foi lançado pelo Ministro da Saúde, o Programa Nacional de Segurança do Paciente e posteriormente publicada a RDC 36/2013 pela Anvisa. A RDC 36/2013 determina aos estabelecimentos de saúde a criação de Núcleos de Segurança do Paciente, elaboração do Plano de Segurança do Paciente e a implantação de 6 protocolos (úlcera de pressão, identificação do paciente, cirurgia segura, queda do leito, higienização das mãos e uso seguro de medicamentos), entre outras atividades que o NSP deve desempenhar.
Os estabelecimentos têm, ainda, de notificar todos os eventos adversos que ocorreram na assistência à saúde. O Congresso tem entre os seus principais objetivos, preparar os profissionais de saúde ( farmacêuticos, enfermeiros, médicos e dentistas principalmente) para melhorar a segurança do paciente e enfrentar o desafio de cumprir as determinações da RDC 36/2013.
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) é correalizador do evento e terá dois de seus assessores coordenando mesas-redondas: Josélia Frade participará das discussões sobre os temas Estudar é fácil, trabalhar é difícil: reflexões sobre as práticas acadêmicas e implicações nas atitudes profissionais e Prática segura na administração de antidiabéticos. O professor Tarcísio José Palhano coordenará o debate sobre O uso de fotografias e narrativas nas pesquisas em segurança do paciente e incidentes com medicamentos.
Estarão reunidos na histórica cidade de Ouro Preto cerca de mil participantes, com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, especialistas em segurança do paciente, profissionais de saúde, gestores da área de saúde e representantes da indústria farmacêutica, para o debate e a busca de novos caminhos para implantação de práticas seguras no atendimento ao paciente.
Fonte: Comunicação CFF
Nenhum comentário