CRF-PA | Imunização contra o HPV pelo SUS é aprovada em turno suplementar
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
7271
post-template-default,single,single-post,postid-7271,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Imunização contra o HPV pelo SUS é aprovada em turno suplementar

Imunização contra o HPV pelo SUS é aprovada em turno suplementar

O projeto de lei que prevê imunização de meninas cm idade entre nove e 13 anos contra o papilomavírus humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi aprovado em turno suplementar pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O projeto de lei do Senado (PLS 238/2011) foi submetido a turno adicional de votação nesta quarta-feira (12) por ter sido aprovado na forma de substitutivo da senadora Marta Suplicy (PT-SP). A decisão da CAS é em caráter terminativo.

Apesar de o texto inicial, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) prever imunização para as mulheres de 9 a 40 anos, a relatora decidiu priorizar a faixa etária de nove a 13 anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), argumentou Marta Suplicy ao apresentar seu relatório na última reunião da CAS, a vacinação em meninas nessa faixa etária é mais eficaz e representa maior economia para a saúde pública.

Marta Suplicy observou que apenas no primeiro ano será exigido um orçamento maior para a vacinação – cerca de R$ 600 milhões, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde. Já nos anos subsequentes esse valor passará para R$ 150 milhões, pois serão vacinadas somente as meninas que entrarem nesse grupo.

O substitutivo aprovado também reforça o cuidado com procedimentos de prevenção, como o exame Papanicolau e ações de combate ao câncer de colo de útero. A vacinação deve priorizar regiões com menor cobertura de exames de prevenção contra esse tipo de câncer.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

A anuidade 2025 já está disponível.

Para consultar, acesse o CRF EM CASA.