CRF-PA | Fábrica de medicamentos em Moçambique entrega primeiros antirretrovirais
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
7095
post-template-default,single,single-post,postid-7095,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Fábrica de medicamentos em Moçambique entrega primeiros antirretrovirais

Fábrica de medicamentos em Moçambique entrega primeiros antirretrovirais

A Sociedade Moçambicana de Medicamentos S.A (SMM), fábrica cuja instalação e funcionamento contaram com a ajuda de Farmanguinhos/Fiocruz a partir de um acordo de cooperação entre Brasil e Moçambique, entregou a primeira remessa do antirretroviral Nevirapina 200mg ao Ministério da Saúde de Moçambique (Misau), nesta terça-feira (20/11).

A unidade disponibilizará, até 2015, 21 medicamentos ao sistema de saúde moçambicano. Além dos antirretrovirais, a SMM vai atender outras especificidades terapêuticas para o tratamento de hipertensão, diabetes e anemia, enfermidades com dimensões preocupantes no contexto de saúde pública de Moçambique.

A cerimônia de entrega do medicamento contou com a participação do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que entregou os diplomas de conclusão de curso a cinco técnicos moçambicanos que participaram de capacitação em Farmanguinhos. “A cooperação para a fábrica deve incluir as ações que garantam a sustentabilidade do negócio, de modo a diferenciá-la de outros modelos de cooperação”, ressaltou.

O acordo entre Brasil e Moçambique foi iniciado em 2003 e tem como principal objetivo a criação de uma indústria farmacêutica pública sustentável. A SMM é a primeira instituição pública no setor farmacêutico do continente africano.

Capacitação e certificação

Ao longo do acordo de cooperação, 56 funcionários moçambicanos foram treinados por Farmanguinhos, tanto em Maputo quanto no Centro Tecnológico de Medicamentos (CTM), em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A previsão é que, até o término da cooperação, em 2014, chegue a 90 o número de funcionários capacitados pelos profissionais da unidade farmacêutica da Fiocruz.A próxima fase da cooperação é preparar a fábrica para candidatar a unidade localizada no bairro de Matula à Certificação Internacional em Boas Práticas de Fabricação. De acordo com o governo moçambicano, a instalação da SMM deve impulsionar a qualidade de outras indústrias no país, tais como a alimentar e a química.

A  elevada taxa de prevalência de HIV/Aids entre a população moçambicana foi o principal motivador para a cooperação entre os dois países. O papel do Brasil é levar para Moçambique a experiência do Sistema Único de Saúde (SUS), reconhecida por sua política de combate ao HIV/Aids e fortalecimento da produção de medicamentos genéricos.

Fonte: Portal Fiocruz

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

A anuidade 2025 já está disponível.

Para consultar, acesse o CRF EM CASA.