26 set Estudo sobre a situação dos Laboratórios de Análises Clínicas é divulgado na Câmara pela CNS
A Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNS), por intermédio de seu Departamento de Laboratórios, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Análises Clínica (SBAC), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC) e Conselho Federal de Farmácias (CFF), promoveu, no último dia 24 de agosto, um Café da Manhã, com parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Saúde e representantes do setor, no 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados. A reunião teve como finalidade a apresentação aos Deputados e Senadores da Frente Parlamentar da Saúde (FPS), da situação dos Laboratórios Clínicos Brasileiros, principalmente daqueles credenciados ou contratados pelo Sistema Único de Saúde – SUS. O levantamento foi produzido pela SBAC e pela SBPC.
Durante o evento, o deputado Darcisio Perondi, presidente da Frente Parlamentar da Saúde, lembrou que as remunerações do setor de laboratórios estão congeladas desde 1984. Os hospitais até conseguiram alguns avanços, mas há uma barreira para os laboratórios, destacou o deputado, que aproveitou a oportunidade para falar sobre a necessidade da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que garante mais recursos para o setor Saúde.
As dificuldades enfrentadas pelo setor foram levantadas por lideranças como presidente do Conselho Federal de Farmácias, Dr. Jaldo de Souza Santos. Ele lembrou, por exemplo, que, em Brasília, apenas dois laboratórios absorvem 90% dos exames clínicos. Já a deputada Alice Portugal destacou a necessidade de regulamentação e legislação atualizada para que exames laboratoriais sejam feitos in loco da consulta clínica, enquanto a deputada Carmen Zanotto ressaltou, que o estudo é importante porque destaca os procedimentos que precisam de revisão de tabela, que não seria linear, e sim, pontual.
– Na saúde desanimar nunca, perseverar sempre, somente dessa forma, nos unindo, conseguiremos ultrapassar as barreiras do setor concluiu o presidente da CNS, Dr. José Carlos Abrahão.
O evento teve a participação ainda do Vice presidente da CNS e presidente da Federação dos Hospitais de Santa Catarina – FEHOESC, Dr. Tércio Egon Paulo Kasten, que conduziu a mesa de debates; formada ainda por Dr. Irineu Grinberg, presidente da SBAC, pela Deputada Alice Portugal e pelo Presidente da SBPC, Dr. Carlos Alberto Franco Ballarati. Também estiveram presentes o Dr. Marcelo Britto, presidente da Federação Baiana de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (FEBASE), o Deputado Pedro Bandarra Westphalen, Vice Presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), além de vários parlamentares.
Fonte: SBAC
Nenhum comentário