CRF-PA | Educação Farmacêutica é tema de fórum, no Pará

Educação Farmacêutica é tema de fórum, no Pará

A Reunião Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, realizada em Brasília, nos dias 05 e 05 de fevereiro tem motivado a discussão nos estados. Farmacêuticos, pesquisadores, docentes e estudantes de farmácia paraenses participaram, no dia 13 de março, o I Fórum de Educação Farmacêutica do Estado do Pará, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Um dos objetivos do evento foi discutir ações conjuntas entre o Conselho Regional de Farmácia(CRF/PA), Sindicato dos Farmacêuticos no Estado, Associação Brasileira de Educação Farmacêutica e Faculdade de Ciências Farmacêuticas do ICS/UFPA para o fortalecimento e qualificação do Ensino Farmacêutico e da Profissão no Estado.

Na abertura do Fórum estavam presentes, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e farmacêutico paraense, Walter da Silva Jorge João; Marcos Valério Santos da Silva, coordenador do evento; Eduardo Arruda, representante do CRF/PA; Maria Lúcia Souza Siqueira, Diretora, em exercício, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UFPA; Josélia Frade, assessora da presidência do CFF e Wellington Barros da Silva professor da Faculdade Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Josélia Frade e Wellington Barros, ministraram a palestra “Inserção de Serviços Farmacêuticos na Atenção Básica, como Estratégia de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica no SUS”.

Durante a solenidade de abertura, Walter Jorge João, Presidente do CFF lembrou das suas lutas enquanto diretor do Centro de Saúde da UFPA e propôs uma reflexão sobre a formação do farmacêutico na atualidade. “Qual o perfil do farmacêutico que estamos formando? E qual o perfil do farmacêutico que a saúde brasileira precisa?”, questionou o dirigente. E continuou: “os desafios quanto à empregabilidade são enormes, mas a atividade farmacêutica, no Brasil, oferece um leque de possibilidades. O CFF, nesses dois últimos anos publicou mais de 30 resoluções, muitas delas ligadas ao âmbito de atuação, em destaque as resoluções que tratam das atribuições clínicas e da prescrição farmacêutica”, disse.

Na oportunidade, Walter Jorge lembrou que além do abrir esse leque de possibilidades legais, o CFF em parceria com outras instituições como: a Federação nacional dos Farmacêuticos (Fenefar), Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Ferifar) e Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enefar), tem buscado a valorização da profissão. Nos dias 05 e 06 de fevereiro, foi realizada, em Brasília a I Reunião Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, e no dia 10 de março, os coordenadores do Fórum Nacional de Luta Pela Valorização Profissional estiveram reunidos, em Brasília, para tratar de estratégias de ação.

Eduardo Arruda, representante do CRF/PA, destacou a expansão da assistência farmacêutica para o interior do Estado. E lembrou que a valorização farmacêutica inicia-se com a união da classe.

Maria Lúcia Souza Siqueira, Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UFPA destacou o momento de transformação da profissão e a importância da formação. “A farmácia, no Brasil, assim como todas as profissões da área da saúde passam por um momento de transformação que pode mudar o perfil da saúde brasileira, mas precisamos estar atentos ao tipo de profissional que precisamos formar para atender à essa demanda”, completou.

Ao final do evento, foi aprovada uma carta de intenções das entidades, instituindo assim, um Fórum Permanente de Valorização da Profissão Farmacêutica em defesa da saúde Pública com Qualidade, no Estado do Pará.

Fonte: CFF

Autor: Comunicação com informações da UFPA