18 set CRF/PA participa do 78º Congresso Mundial de Ciências Farmacêuticas da FIP
No período de 2 a 6 de setembro de 2018, ocorreu em Glasgow (Escócia), a 78º Edição do Congresso Mundial de Ciências Farmacêuticas da Federação Internacional de Farmácia – evento que reuniu mais de 3.000 farmacêuticos, pesquisadores e entidades mundiais para debater formas de ampliar e qualificar o papel do farmacêutico, visando o desempenho integral na assistência aos pacientes no sistema de saúde. No mundo todo, a farmácia vem passando por profundas modificações em seu âmbito profissional, principalmente no que se refere à ampliação da atuação em Farmácia Clínica, ultrapassando os limites da ação já consagrada em hospitais, levando o cuidado farmacêutico para as farmácias comunitárias.
O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, participou do evento juntamente com o Dr. José Ricardo Vieira, conselheiro regional. Na ocasião, tiveram a oportunidade, intermediados pela farmacêutica Dra. Silvana Leite (CRF/SC), de convidar o presidente da FIP, maior entidade farmacêutica mundial, Dr. Dominique Jordan, para participar do 2º Congresso Pan-Amazônico de Ciências Farmacêuticas, a ser realizado em dezembro de 2018 na capital paraense. Momento crucial para trazermos para a América Latina novas temáticas e perspectivas da profissão, a exemplo da homeopatia que teve discutida uma moção contrária ao seu uso por farmacêuticos, momento em que o Conselho Federal de Farmácia manifestou o apoio à manutenção da homeopatia como área de importância inequívoca para a sociedade brasileira.
Em meio aos cinco dias de intensa permuta de conhecimento técnico-científico, a experiência vivenciada pelos membros do CRF/PA motivou a externar à FIP o projeto Farmacêutico Pai D’Égua, ação social pioneira no Brasil na conscientização da população acerca do descarte correto de medicamentos vencidos e/ou em desuso, realizando inclusive a coleta desses medicamentos, no conhecido “descartômetro” – papel exclusivo e fundamental do farmacêutico – atendendo cerca de 30 mil pessoas anualmente em todo o estado do Pará. Além do viés socioambiental, o projeto presta serviços farmacêuticos gratuitos à sociedade, como testes rápidos de sífilis e hepatite B e C, verificação de glicemia, aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas, medicina chinesa e procedimentos estéticos, tendo cinco anos de experiência e cada vez mais consolidado no estado do Pará.
Desta forma, em virtude do amplo sucesso do Farmacêutico Pai DÉgua, o CRF pretende apresentar à FIP, que abriga mais de 100 países e representa mais de quatro milhões de farmacêuticos no mundo inteiro, este projeto que revolucionou a profissão farmacêutica no estado do Pará e iniciou o debate não só sobre o uso correto, mas principalmente sobre o descarte consciente de medicamentos. Muito além, disso, o Farmacêutico Pai DÉgua aproxima o farmacêutico da população e permite que os usuários de farmácias comunitárias saibam que podem contar efetivamente com o farmacêutico em tempo integral.
Com seu apoio e dedicação, o CRF-PA tem certeza que, em breve, o mundo todo saberá o que significa ser um farmacêutico Pai DÉgua!
Nenhum comentário