CRF-PA | Conitec dá recomendação favorável pra incorporar no SUS medicamento contra câncer em crianças
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
34149
post-template-default,single,single-post,postid-34149,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Conitec dá recomendação favorável pra incorporar no SUS medicamento contra câncer em crianças

Conitec dá recomendação favorável pra incorporar no SUS medicamento contra câncer em crianças

O medicamento Qarziba (betadinutuximabe), indicado para crianças com neuroblastoma – um tipo muito raro e agressivo de câncer -, recebeu parecer favorável à incorporação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Agora, de acordo com fluxo de incorporação, o relatório com a recomendação passa pela fase de finalização. Esse documento, com as evidências consideradas e o parecer da Conitec, quando finalizado, será encaminhado para orientar a decisão do Ministério da Saúde.

A recomendação do comitê é para que a tecnologia seja incorporada ao SUS, caso a empresa fabricante mantenha o desconto oferecido de avaliação para venda ao governo. O alto custo do tratamento é um desafio para diversos países, que entendem a importância de dar acesso à terapia para crianças que enfrentam a doença.

O Qarziba é uma imunoterapia, isto é, uma espécie de proteína que, ao se conectar com células dos tumores, ativa o sistema imunológico da pessoa para destruir estas células. Nas evidências analisadas, ele demonstrou potencial de aumentar em 34% a expectativa de sobrevivência e em 29% a chance de remissão, ou seja, tempo sem progressão da doença. Membros do Comitê defenderam a importância de dar acesso à terapia, o que pode aumentar as chances de cura.
O medicamento é administrado por infusão e indicado apenas para pacientes que alcançaram resposta com o tratamento de quimioterapia, já ofertada no SUS.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário

Deixe um comentário