31 out Com mais de 30 mil votos, ideia legislativa criada por estudante de farmácia do Pará será debatida no Senado
O aluno Antônio Jorge Cunha, do 2º semestre do curso de Farmácia da Universidade Federal do Pará (UFPA), criou a Ideia Legislativa que prevê o fim dos cursos EaD na área da saúde na graduação. Em menos de um mês, a iniciativa se difundiu pela sociedade e conseguiu mais de 30 mil votos a favor, ou seja, em breve a proposta deverá ser discutida pelos senadores.
“Agora a proposta de lei passará pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e depois do parecer técnico alocará um relator (Senador) e se seguirá para tramite como uma proposta de lei feita dentro do próprio senado”, explica o estudante.
Se aprovada, a Lei Federal encerrará a modalidade de cursos da graduação na área da saúde por EAD, entendendo que a prática e o convívio universitário são insubstituíveis para a construção de profissionais competentes da área.
A partir de agora, cabe à categoria e entidades farmacêuticas, bem como todas as demais profissões da área da saúde, acompanharem o andamento do projeto até a etapa final. “O número da lei só sairá amanhã, quando finalizada a votação. Quando estiver em mãos, poderemos observar o caminho que o projeto de lei percorrerá até a audiência dentro do senado com a participação das comissões e de entidades de interesse”, ressalta Antônio.
Os mais de 30 mil votos já caracterizam os anseios de uma categoria e sociedade preocupados com o rumo da educação no país – sendo esse o primeiro passo contra o retrocesso e descaso no ensino superior. O CRF/PA, enquanto órgão fiscalizador da profissão, sempre se manifestará contra qualquer medida que prejudique a qualidade do ensino e, consequentemente, o futuro profissional que prestará assistência à sociedade.
Nenhum comentário