CRF-PA | Cirrose em pacientes de hepatite C está sendo subestimada, diz estudo
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
4062
post-template-default,single,single-post,postid-4062,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Cirrose em pacientes de hepatite C está sendo subestimada, diz estudo

Cirrose em pacientes de hepatite C está sendo subestimada, diz estudo

O número de pacientes de hepatite C com cirrose avançada pode estar sendo subestimado, sugere um novo estudo americano. Um levantamento com 10 mil pacientes feito pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos indicou que, apesar de 29% dos pacientes apresentarem o quadro grave, em 18% o diagnóstico não havia sido feito.

A incidência de cirrose em portadores do vírus da hepaptite C, portanto, seria de três a quatro vezes maior que o estimado. Segundo o estudo, o maior problema é que muitos médicos recorrem apenas a exames de biópsia para detectar o problema, e o procedimento só é indicado em um número limitado de vezes.

Os líderes do estudo argumentam que sinais de deterioração avançada do fígado podem ser detectados a partir de outros exames mais simples, como os de nível de enzimas do fígado e de plaquetas do sangue. Segundo os médicos autores do trabalho, não é raro um paciente buscar atendimento para fazer o acompanhamento da hepatite C e descobrir que possui câncer no fígado, alimentado pela cirrose.

A Organização Mundial de Saúde estima que 3% da população global esteja infectada com o vírus da hepatite C hoje. Boa parte dos portadores do patógeno não tem diagnóstico e não sabe que possui a doença, porque em muitos casos ela permanece assintomática por vários anos. No Brasil, o número é estimado entre 1% e 2%.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

Atualize o seu cadastro no CRF-EM CASA para não perder os informes

e notícias do Conselho Regional de Farmácia do Pará.