29 jul CFF oferecerá curso de capacitação em Farmácia Hospitalar
Até o mês de dezembro de 2013, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) deve oferecer curso de Capacitação e Atualização em Farmácia Hospitalar. O objetivo é formar farmacêuticos hospitalares que atuarão, nos estados, como multiplicadores, principalmente na rede pública. O projeto foi apresentado durante a plenária do CFF, nesta quinta-feira, dia 25 de julho, por Helaine Capucho, Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (Sbrafh) e integrante do Grupo de Trabalho (GT) sobre Farmácia Hospitalar do CFF.
A ideia é uniformizar a atuação dos farmacêuticos hospitalares em todo o País, tendo como parâmetro o conteúdo preconizado pelo Conselho. A formação dos farmacêuticos hospitalares multiplicadores será feita por alguns dos especialistas mais renomados na área. O curso terá seis módulos de 96 horas e o material didático elaborado pelo GT será fornecido pelo Conselho Federal. Cada Conselho Regional de Farmácia indicará os farmacêuticos hospitalares que farão o curso, em Brasília, com todas as despesas custeadas pelo CFF.
Em contrapartida aos investimentos feitos pelo Conselho Federal, os conselhos regionais assumirão o compromisso de disseminar as informações entre os profissionais da área, em seus estados. A meta é formar pelo menos 20 farmacêuticos hospitalares multiplicadores, até início de 2014. Além da Sbrafh, o curso do CFF será chancelado pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo) e pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE). O coordenador do GT sobre Farmácia Hospitalar do CFF, Josué Schostack, lembrou que os conselhos regionais poderão indicar membros de suas Comissões de Farmácia Hospitalar para participar.
É preciso oferecer oportunidade de atualização de conceitos e práticas em farmácia hospitalar, harmonizar conceitos e práticas da assistência farmacêutica hospitalar no Brasil e contribuir com os Conselhos Regionais de Farmácia na capacitação de farmacêuticos em assistência farmacêutica hospitalar, comentou Helaine Capucho, durante a apresentação.
O assessor da Presidência, Tarcísio Palhano, reforçou a necessidade de selar muito bem o pacto com os conselhos regionais, para que efetivamente os farmacêuticos hospitalares indicados atuem como multiplicadores. Senão corremos o risco de o projeto não dar nenhum resultado. O Presidente do CFF, Walter Jorge João elogiou a iniciativa do GT. Quero parabenizar o grupo pela proposta e salientar a disposição da Diretoria do CFF de viabilizar sua execução dentro do prazo previsto, concluiu o dirigente.
Fonte: CFF
Nenhum comentário