CRF-PA | Atenção à saúde do idoso
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
7333
post-template-default,single,single-post,postid-7333,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Atenção à saúde do idoso

Atenção à saúde do idoso

Nas últimas décadas, o Brasil vem apresentando um novo padrão demográfico, o qual se caracteriza pela redução da taxa de crescimento populacional, pelo aumento da expectativa de vida e por um aumento significativo na população de idosos. Antes, o que caracterizava o perfil epidemiológico do País era o alto índice de morte provocada por doenças infecciosas e parasitárias. Hoje, o que define o padrão epidemiológico da população são as doenças crônicas não transmissíveis, próprias das faixas etárias mais avançadas.

Visto isso, é necessário que os profissionais da saúde ampliem seus conhecimentos sobre o envelhecimento, principalmente sobre as doenças típicas de terceira idade, e direcionem suas práticas a iniciativas que promovam melhores condições de vida e saúde aos idosos. Para atender a essa demanda, a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Projeto de Extensão “Cuidados Farmacêuticos na Atenção à Saúde do Idoso: Uma Nova Visão Acadêmica no Serviço da Farmácia Universitária”, oferece atendimento gratuito aos idosos.

O Projeto faz a avaliação e o monitoramento farmacoterapêutico dos idosos que usam medicações de forma contínua, orientando-os sobre o uso e o controle das medicações. O objetivo é regular o uso de medicamentos por parte dos idosos, melhorando, assim, a qualidade de vida deles. “O idoso é um grupo que vem crescendo muito e com o qual precisamos ter atenção diferenciada, principalmente, quanto ao uso contínuo de medicamentos. Como farmacêuticos, precisamos monitorar o uso que o idoso faz do medicamento para evitar os danos que o mau uso pode provocar”, explica a professora Marcieni de Andrade, coordenadora do Projeto.

Além dos idosos, a ação também atende diabéticos e hipertensos. Iniciado em 2011, o Projeto conta, hoje, com a participação de professores e alunos da Faculdade de Farmácia, alunos da pós-graduação da Residência Multiprofissional em Saúde, do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), na área de concentração em saúde do idoso. Entre as ações do Projeto, está previsto o atendimento individual (consulta farmacêutica), a identificação de problemas relacionados aos medicamentos (PRM), o monitoramento farmacoterapêutico e a intervenção farmacêutica.

Programa alerta para o risco da automedicação 

“Primeiro, fazemos o levantamento de doenças, do uso de medicamentos e histórico de reações alérgicas. Caso a avaliação mostre que os medicamentos usados não são compatíveis, orientamos uma visita ao médico para substituição da medicação”, conta Marcieni de Andrade.

Outra iniciativa são as dinâmicas de comunicação e informação sobre o uso de medicamentos. A ação visa conscientizar os idosos sobre os riscos da automedicação, ensiná-los a monitorar o uso de medicações, informá-los sobre as doenças típicas da terceira idade, bem como sobre as alterações corporais.

Nesse sentido, o Projeto funciona como campo de estágio para os alunos da Graduação e da Pós-Graduação em Farmácia. É um espaço onde os alunos podem desenvolver estudos sobre o perfil farmacoterapêutico dos idosos, promover cursos, seminários e palestras sobre saúde e medicamentos, realizar ações assistenciais contra doenças como hipertensão e diabetes, entre outras atividades.

Recentemente, o curso de Farmácia sofreu uma mudança curricular. Desde então, o projeto pedagógico do curso é voltado para a formação generalista do farmacêutico, baseada em dois princípios: assistência e atenção farmacêutica. Hoje, o foco do atendimento não é só a medicação, mas o paciente que vai usar o medicamento. “Essa nova visão traz termos como ’cuidados farmacêuticos’, ’anamnése farmacêutica’, ’monitoramento’”, conta Marcieni de Andrade.

Perspectiva é formar equipe multiprofissional

Por se tratar de um serviço comunitário voltado à atenção farmacêutica, o Projeto garante aos alunos uma formação integral. “Depois de formados, eles irão lidar com o público idoso. Por isso, precisam de uma formação diferenciada. E o Projeto oferece isso”, acrescenta Marcieni de Andrade. 

No futuro, este deve ser um projeto permanente da Instituição. “Hoje, nós estamos fazendo o monitoramento farmacoterapêutico, a verificação da pressão arterial, do peso e da glicemia. Em breve, queremos dispor de tecnologias que tragam respostas mais rápidas. Também temos a intenção de aumentar as parcerias e montar uma equipe multiprofissional, farmacêuticos, nutricionistas e outros profissionais da saúde, para atender os idosos”, finaliza a coordenadora. 

Serviço:

Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Local: Farmácia Universitária da UFPA, Complexo “Vadião”, no Campus Guamá, em Belém.

Contato: 3201-7581 ou 3201-8075 

Fonte: Jornal Beira do Rio – UFPA
Nenhum comentário

Deixe um comentário