CRF-PA | Antibiótico pode causar disfunções neurológicas
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
3828
post-template-default,single,single-post,postid-3828,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Antibiótico pode causar disfunções neurológicas

Antibiótico pode causar disfunções neurológicas

Os antibióticos surgiram no século 20 para curar doenças até então incuráveis. Agora, porém, o grande combatente de infecções bacterianas desperta preocupação entre especialistas. Em artigo publicado na revista científica Neurology, cientistas dos Estados Unidos alertam que o medicamento pode provocar agitações corporais anormais, delírios e outras disfunções cerebrais.

Para o estudo, os investigadores da Academia Americana de Neurologia (AAN) analisaram relatórios científicos disponíveis em bibliotecas virtuais e encontraram relatos de 391 pessoas que, após tratamento com antibióticos, sofreram problemas neurológicos. Desses pacientes, 47% manifestaram delírios ou alucinações, 14% tiveram convulsões, 15% demonstraram espasmos musculares involuntários, 5% sofreram perda de controle dos movimentos do corpo e 19% apresentaram exames neurológicos com alguma alteração negativa.

Um total de 54 tipos de antibióticos provocaram os problemas — desde os muito prescritos pelos médicos, como as sulfonamidas, usadas no tratamento doenças inflamatórias intestinais, e a ciprofloxacina, que combate infecções no trato urinário; a antibióticos aplicados por via intravenosa, como a penicilina, que combate a sífilis e a gonorreia.

Shamik Bhattacharyya, autor do estudo e também professor da Harvard Medical School, ressalta que mais pesquisas são necessárias para entender a fundo esse efeito adverso dos antibióticos. “Mas eles devem ser considerados como uma possível causa do delírio”, ressalta. Em 70% dos casos detectados no estudo, o exame de eletroencefalograma acusou atividade elétrica anormal do cérebro

Especificados

Os pesquisadores conseguiram relacionar as disfunções cerebrais com o tipo de antibiótico usado. As convulsões, por exemplo, foram associadas à ingestão de penicilina e de cefalosporinas; usadas no tratamento de meningite, artrite, pneumonia e conjuntivite. Sintomas de psicose (perda de contato com a realidade) foram provocados por procaína penicilina, utilizada no combate à gengivite; por sulfonamidas, usada em infecções intestinas; por fluoroquinolonas, que trata otite; e por macrolídeos, que combate a gonorreia.

Em todos esses casos, o surgimento dos sintomas foi rápido. Porém, uma vez que os antibióticos foram interrompidos, os efeitos colaterais sumiram em alguns dias. “O reconhecimento dos diferentes padrões de toxicidade poderia levar a um diagnóstico mais rápido. Espero que, com isso, possamos evitar os delírios e outras consequências negativas para as pessoas”, diz Bhattacharyya.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário

Deixe um comentário