CRF-PA | Anfarmag defende atividade da farmácia magistral
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
7882
post-template-default,single,single-post,postid-7882,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Anfarmag defende atividade da farmácia magistral

Anfarmag defende atividade da farmácia magistral

A realidade do que aconteceu com a manipulação do medicamento Secnidazol 500 mg, na Fórmula Pharma, em Teófilo Otoni, Minas Gerais é uma situação que ainda levará um certo tempo para ser totalmente esclarecida. Enquanto isso não acontece, a Anfarmag vem acompanhando atentamente o desenrolar dos acontecimentos que irão culminar na elucidação do caso, onde algumas mortes estão sendo associadas ao episódio.
  
Paralelamente, a entidade, por meio da diretoria nacional e dos dirigentes da Regional-MG não tem poupado esforços em firmar seu papel enquanto órgão representativo de promoção e defesa dos farmacêuticos magistrais. Por acreditar que a informação correta é a melhor arma contra equívocos e más interpretações, a entidade tem levado à população, por meio de informes e entrevistas, esclarecimentos sobre os procedimentos adequados que podem garantir a segurança na utilização dos medicamentos magistrais, incluído a escolha de um estabelecimento adequado no aviamento da receita médica.
  
Nesse sentido, no último dia 17/12, no intervalo da novela Fina Estampa da TV Globo de Minas Gerais, foi veiculado um vídeo institucional da Anfarmag Regional-MG, dirigido aos mineiros, alertando para o consumo correto de medicamentos manipulados com indicações para adquiri-los apenas em farmácias especializadas e com orientação profissional do farmacêutico magistral. O conteúdo informa também sobre a importância do cumprimento das regras sanitárias vigentes que garantem a segurança e eficácia dos medicamentos manipulados. Com o informe, a Anfarmag reafirma o compromisso com a saúde da população brasileira e com as autoridades que regulam as farmácias de manipulação do país.
  
O mesmo informe foi publicado no jornal de maior circulação do País, o Super Notícia, na última segunda-feira, 19/12 e no segundo de maior circulação, jornal Folha de São Paulo, no domingo (18/12). Contudo, antes de utilizar estas importantes formas de comunicação com os consumidores dos produtos magistrais, várias entrevistas a importantes veículos de comunicação mineiros e de outras localidades com alcance nacional foram concedidas pela entidade, desde que o caso de Teófilo Otoni tomou repercussão nacional.
  
Entrevistas à grande imprensa
  
”A natureza da farmácia de manipulação é humanização no tratamento. Isso implica que todo cidadão deve ter, da mesma maneira que tem um médico, tenha também seu farmacêutico de confiança, que é aquele profissional de saúde que está na farmácia na hora que ele precisar”, disse o presidente da Anfarmag, Ademir Valério, durante entrevista ao telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, em 14/12. Na mesma reportagem, a emissora prestou um valioso serviço aos seus telespectadores falando, também, sobre os procedimentos indicados pela Anfarmag na hora da compra de remédios de manipulação, como: prefira estabelecimentos onde é possível ver o funcionário trabalhando – ele deve estar com touca, máscara e luvas; observe a limpeza do local e o estado de conservação da farmácia; e não compre produtos manipulados em consultórios médicos, clínicas de estética, spas ou academias.
  
No mesmo dia, o presidente da Anfarmag Nacional falou ao Jornal CBN Brasil, da rádio CBN e em igual linha de esclarecimento, Andreia Vilela, diretora da Anfarmag Regional-MG participou do Jornal Notícias de Minas, da Rede TV e no RedeTV News. No dia 15/12, ela foi entrevistada pelo BH News TV. Em 16/12, o vice-presidente da Anfarmag Nacional, Ivan da Gama Teixeira, falou sobre o assunto em entrevista ao vivo pela Rádio Jovem Pan de São Paulo.
  
Igualmente no dia 16/12, Soraia Moura, diretora da Anfarmag Regional-MG esteve no estúdio do Bom Dia Minas, da TV Globo local, por quase 5 minutos e meio falando sobre todo o processo de fabricação, o aviamento da receita e os cuidados ao adquirir um medicamento manipulado e o SINAMM que possibilita a capacitação dos profissionais. No dia 13/12, ela participou do Programa Jornal Minas – 1ª edição, da Rede Minas.
  
Já no dia 18/12, Astrid Chucre, presidente da Anfarmag Regional-MG foi entrevistada pela Rádio Itatiaia, do Grupo Bandeirantes, no Jornal Itatiaia 1ª edição, por mais de 4 minutos, onde falou sobre as boas práticas da manipulação que vão desde a chegada da matéria-prima, passa pelo controle de qualidade e chega até o consumidor.”A manipulação de medicamentos é feita mediante a prescrição médica, é personalizada e na quantidade que o paciente necessita, além de todo o processo de manipulação ser monitorado”, destacou ela, que também falou à TV Bandeirantes no dia 13/12.
  
Dia 19/12, o presidente Ademir Valério foi entrevistado pela Rádio Globo de MG, e dias antes, em 13/12, falou Rádio Educativa da UFMG, onde reforçou aos consumidores a importância do uso de um farmacêutico da segurança dos pacientes para manipular medicamentos.
  
As novidades do caso podem ser acompanhadas nas mídias sociais da Anfarmag no twitter, facebook, Orkut, youtube e no próprio site da entidade.

Fonte: Anfarmag

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

A anuidade 2025 já está disponível.

Para consultar, acesse o CRF EM CASA.