10 set Cebrim/CFF publica a primeira edição do Boletim Farmacoterapêutica, em 2012
A publicação de boletins sobre medicamentos é uma das estratégias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para produzir e disseminar informações independentes sobre medicamentos. Neste sentido, desde 1996, o Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim), órgão do Conselho Federal de Farmácia (CFF), produz e publica o Boletim Farmacoterapêutica.
Desde sua origem, o Farmacoterapêutica cumpre a função de informar a sociedade e, para tanto, aborda temas relacionados ao uso racional de medicamentos, incluindo artigos sobre políticas públicas, tratamentos de condições clínicas específicas, práticas farmacêuticas, farmacovigilância, entre outros. Em razão de desfalque no quadro de pessoal do Cebrim/CFF, o Boletim Farmacoterapêutica deixou de ser publicado em 2011.
Em 2012, o CFF aperfeiçoou o processo editorial do Boletim, criou o Conselho Editorial, introduziu o sistema de revisão externa por pares, ampliou o conteúdo, incluiu a seção cartas do leitor e deu ao informativo um enfoque mais prático e clínico. Considerando a opinião de muitos leitores, foram mantidas as seções de análise de novos fármacos (O que há de novo?), a divulgação dos alertas de farmacovigilância e as perguntas respondidas no Cebrim/CFF (Dia-a-dia).
A primeira edição de 2012 do Boletim Farmacoterapêutica foi publicada online no dia 06.09.2012 (clique aqui e acesse) e a sua forma impressa será disponibilizada na próxima edição da Revista Pharmacia Brasileira.
Fonte: CFF
Nenhum comentário