07 abr CRF/PA alerta para o uso irracional de medicamentos.
Dia Mundial da Saúde e CRF/PA alerta para o uso irracional de medicamentos em meio à pandemia.
Em um país em que mais de 70% da população se automedica (dados Datafolha), é imprescindível o debate acerca dos riscos da automedicação em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19).
Não é de hoje que a automedicação é um problema de saúde pública em nosso país e, no atual cenário, é ainda mais comum que a população vá às farmácias em busca de qualquer medicamento que lhe traga alguma “segurança” no tratamento ou prevenção.
Ocorre que a automedicação é extremamente prejudicial à população, principalmente no panorama atual. Procurar as farmácias em busca de algum remédio sem recomendação e comprovação pode ocasionar efeitos colaterais adversos e muito piores do que o que se propunha evitar.
Como a Covid-19 é uma doença nova, estudos preliminares ainda estão sendo realizados e testados por profissionais capacitados, e qualquer medicamento usado no tratamento ou prevenção da doença só deverá ser utilizado quando aprovado.
Com tantas informações sem fontes confiáveis e o medo que se paira na sociedade, todo e qualquer estudo de uma cura ou tratamento se torna rapidamente desejado por todos, inclusive pelos que não necessitam. Isso faz com que as pessoas esvaziem estoques de remédios sem comprovação científica, desabastecendo aqueles que realmente precisam do produto para demais tratamentos.
O Conselho Regional de Farmácia do Pará reitera seu posicionamento contrário ao uso irracional de medicamentos, principalmente em um momento de combate à COVID-19. Qualquer medicamento deve ser utilizado perante indicação de um profissional da saúde e em toda farmácia você pode contar com a ajuda do profissional farmacêutico, que está ali para lhe atender e evitar justamente o consumo inadequado de medicamentos. É papel do profissional farmacêutico atuar na linha de frente com a orientação adequada e cuidado ao paciente.
Agora mais do que nunca precisamos agir com cautela e segurança, confiar nos órgãos de saúde competentes e nos proteger segundo suas recomendações. Essa é uma luta de todos nós!
Nenhum comentário