CRF-PA | Serviços de saúde ao alcance de todos
7720
post-template-default,single,single-post,postid-7720,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Serviços de saúde ao alcance de todos

Serviços de saúde ao alcance de todos

Medicamentos vendidos por um valor mais baixo que o de mercado, exames laboratoriais a preço de custo, e informações sobre medicamentos e seus efeitos. Estes são os serviços que o curso de Farmácia do Cesupa oferece à população em geral e que, além de colaborar para o bolso dos consumidores, são extremamente relevantes para o aprendizado dos alunos do curso, que têm a oportunidade de colocar em prática o conteúdo ministrado em sala de aula.

Quatro unidades de serviços estão em funcionamento na Instituição de Ensino Superior: Farmácia Escola, Laboratório de Análises Clínicas, Serviço de Informações de Medicamentos na Amazônia (SIM – Amazônia) e Central de Análise de Medicamentos.

A Farmácia Escola, estruturada de acordo com a legislação vigente de Boas Práticas de Manipulação, trabalha com a manipulação de medicamentos alopáticos, homeopáticos, fitoterápicos e florais de Bach, e comercializa, também, medicamentos industrializados, como anti-inflamatórios, hipoglicemiantes, entre outros. Para tanto, a farmácia conta com equipamentos específicos, controle de qualidade rigoroso da matéria-prima e do produto acabado e, ainda, com uma dinâmica de trabalho programada.

O espaço conta com a colaboração de 40 alunos, dois estagiários e oito voluntários, coordenados pelo professor Patrick Sousa. Em média, 30 pessoas são atendidas diariamente. O coordenador do curso, professor Jefferson Ferraz, explica que a Farmácia Escola não tem fins lucrativos: “Todos os medicamentos são vendidos a preço de custo, somente para arcar com as despesas com insumos para a farmácia. Nosso foco principal é o aprendizado de nossos alunos”.

SIM

Fundado em 1999, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Belém, o Serviço de Informações de Medicamentos da Amazônia (SIM – Amazônia) atende, por telefone, a pessoas físicas e jurídicas que têm dúvidas sobre medicamentos, sendo a maioria sobre doses e efeitos. Também são produzidos boletins informativos e ministradas palestras para o público em geral.

Nesta unidade de serviço, atuam alunos dos cursos de Enfermagem e de Farmácia, coordenados pela professora Jocileide Gomes. Segundo eles, que passam de seis meses a um ano na unidade, o SIM – Amazônia serve não só para a prática do atendimento ao público, mas principalmente para a apliação do conhecimento e a motivação pela busca de mais informações sobre saúde. O telefone do SIM é 4009-2110 e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Outra unidade de serviço do Cesupa é o Laboratório de Análises Clínicas, onde são feitos exames laboratoriais também a preço de custo. Qualquer pessoa pode realizar exames, como hemograma, coagulograma, preventivo do câncer cervical, tipagem sanguínea, dosagem hormonal, fezes, urina, glicose, ureia, creatinina, colesterol total e frações, toxoplasmose, beta-HCG, entre outros. O laboratório está localizado na Oliveira Belo, nº 458, e funciona das 7h às 15h, sendo o horário de coleta de material das 7h às 8h30. O estágio no laboratório faz parte da grade curricular dos alunos do 7º período do curso de Farmácia.

A coordenadora da unidade, professora Graça Carvalho, ressalta a importância da participação dos acadêmicos no laboratório. “Além de vivenciarem a prática, eles obtêm dados da população que servem para a produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s)”, disse.

FARMÁCIAS

O Cesupa também oferece serviços na área de Farmácia para pessoa jurídica, que é o caso da Central de Análise de Medicamentos. Criada em 2005 e com contratos fechados a partir de 2010, a mais nova unidade de serviços da instituição atende farmácias de manipulação de Belém em controle de qualidade físico-químico e biológico de medicamentos e insumos farmacêuticos. Em resumo, a central é responsável pela confirmação dos dados referentes aos insumos comprados pelas empresas clientes. O motivo de firmar contratos com as farmácias é a necessidade legal de analisar a qualidade dos materiais químicos comprados de indústrias, e o Laboratório do Cesupa é o único serviço privado neste ramo em Belém. É importante ressaltar que as análises são realizadas pelos professores e profissionais capacitados para tal atividade. A participação dos alunos é feita por meio do acompanhamento desta análise.

A instituição possui também um Laboratório de Tecnologia Farmacêutica com máquinas que produzem medicamentos em larga escala, porém funcionam exclusivamente para fins acadêmicos. Nele, os estudantes aprendem o processo de industrialização dos medicamentos, desde o processo de encapsulamento. O professor Jefferson explica, porém, que o material usado neste processo, durante as aulas, não é utilizado em medicamentos.

Fonte: ASCOM do Cesupa – matéria publicada no Diário do Pará em 05/03/12, página 6.

Nenhum comentário

Deixe um comentário