CRF-PA | OMS alerta para aumento do uso de antidepressivos por crianças
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
3787
post-template-default,single,single-post,postid-3787,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

OMS alerta para aumento do uso de antidepressivos por crianças

OMS alerta para aumento do uso de antidepressivos por crianças

RIO – A Organização Mundial de Saúde divulgou nesta quarta um alerta sobre o número crescente de crianças e adolescentes tomando antidepressivos em vários países da Europa e nos Estados Unidos. Em 2004, um aviso da organização diminuiu o uso dos remédios, mas o consumo voltou a subir.

Um novo estudo mostra que houve um aumento de 54% entre o número de jovens que receberam receitas para antidepressivos no Reino Unido. A pesquisa registrou aumentos também na Dinamarca (60%), na Alemanha (49%), nos EUA (26%) e na Holanda (17%).

Segundo Shekhar Saxena, diretora de saúde mental da OMS, a pesquisa, publicada na revista especializada “European Journal of Neuropsychopharmacology”, levanta sérias questões:

“O uso de antidepressivos por jovens é e tem sido há algum tempo um assunto para ficarmos preocupados por duas razões. Mais pessoas estão recebendo antidepressivos sem razão suficiente? E será que antidepressivos podem causar danos sérios nesses jovens?”

Além disso, de acordo com a OMS, cada vez mais crianças recebem remédios recomendados para maiores de 18 anos.

“São drogas que não foram testadas com jovens, têm licença apenas para serem usadas com adultos, não há justificativa para serem usadas em crianças e adolescentes. Há regulações legais e guias profissionais para uso de medicamentos em crianças, e o uso dessas drogas pode, cruzar essas duas linhas”.

Antidepressivos são um tratamento reconhecido para controlar depressão em crianças, mas o órgão do governo britânico responsável por tratamentos de saúde mental não recomenda seu uso inicial em “depressão média” em jovens. Mesmo quando usados, devem ser combinados com terapia.

Fonte: O GLOBO

Nenhum comentário

Deixe um comentário