Dispensação de medicamentos é tema de novo fascículo da Organização Pan-Americana da Saúde — CRF-PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
3502
post-template-default,single,single-post,postid-3502,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Dispensação de medicamentos é tema de novo fascículo da Organização Pan-Americana da Saúde

Dispensação de medicamentos é tema de novo fascículo da Organização Pan-Americana da Saúde

Lançado nesta segunda-feira (19), o novo fascículo da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica” aborda o tema “Dispensação: dispensar e entregar não são sinônimos”. O artigo foi escrito pelo farmacêutico e mestre em Saúde Pública José Miguel do Nascimento Júnior, com colaboração de Maria Ondina Paganelli, Noemia Urruth Leão Tavares, Orlando Mário Soeiro e Karen Sarmento Costa.

Segundo Nascimento, é fundamental para profissionais de saúde compreender as diferenças entre o ato de “dispensar” e “entregar” medicamentos. “A dispensação enquanto serviço integrado às ações de saúde na rede de atenção tem como elementos norteadores a promoção do uso racional de medicamentos para população e a efetiva participação do farmacêutico, enquanto na entrega de medicamentos nem todas as informações necessárias para o uso correto de medicamentos está assegurada.”

A dispensação de medicamentos pode ocorrer durante a consulta farmacêutica ou diretamente nos pontos de acesso da Rede de Unidades de Saúde. Neste momento, é fundamental assegurar que o medicamento seja entregue ao usuário certo, na dose prescrita, na quantidade adequada e com orientações sobre seu uso racional.

Por isso, o autor afirma que o desenvolvimento de políticas e programas específicos que fortaleçam a assistência farmacêutica e readéquem o modelo da Rede de Atenção à Saúde (RAS) se tornam cada vez mais necessários.

Sobre a série “Uso Racional de Medicamentos”

O projeto fornece aos profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) informações confiáveis e isentas, com base nas melhores evidências científicas disponíveis. Nos próximos meses, serão lançados mais quatro fascículos em português e com linguagem acessível. A escolha dos temas sobre condutas terapêuticas baseou-se, principalmente, nas dez maiores causas de morte apontadas pela Organização Mundial da Saúde em maio de 2014. A publicação é uma parceria da OPAS/OMS com a pesquisadora Lenita Wannmacher.

O artigo está disponível para download gratuito na página da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, assim como as outras 15 publicações lançadas nos últimos meses.

Fonte: CFF.

Nenhum comentário

Deixe um comentário