CRF-PA | CRF-PA firma parceria com Sibrafar para disponibilizar a prescrição eletrônica aos farmacêuticos!
12474
post-template-default,single,single-post,postid-12474,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

CRF-PA firma parceria com Sibrafar para disponibilizar a prescrição eletrônica aos farmacêuticos!

Nesta quarta-feira, 07.08, o Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF- PA) assinou o termo de parceria com o Sibrafar (Sistema Brasileiro de Farmácias), empresa especializada em tecnologias voltadas para saúde, para disponibilizar uma plataforma digital que permite aos farmacêuticos paraenses terem acesso às prescrições médicas eletrônicas, pelo site ou pelo celular. O acesso à plataforma será gratuito para os farmacêuticos inscritos no CRF-PA!

Na ocasião, estiveram presentes o CEO e o Secretario Executivo da Sibrafar, Marcelo Ferraz e Rupen Kuyumjian, o presidente do CRF-PA Daniel Jackson Pinheiro Costa, além representantes do Conselho Regional de Odontologia, Conselho Regional de Medicina Veterinária e a Deputada Heloísa Guimarães. Também estiveram presentes, farmacêuticos, membros das comissões técnicas do CRF-PA e proprietários de farmácia.

A adoção desse padrão é um passo importante para o uso desta nova tecnologia, que vem para solucionar um dos principais problemas dos quais se queixam os farmacêuticos: a compreensão e a segurança do receituário.

O receituário eletrônico genuíno é elaborado por meio de um software médico apropriado, assinado por certificação digital e transmitido à farmácia de forma segura, controlada e monitorada. Neste caso, os dados referentes à saúde do paciente são apenas acionados pelo farmacêutico, que é o profissional de saúde exercendo profissão regulamentada e que responde administrativa e eticamente pelo sigilo destas informações.

A exemplo do estado de São Paulo, CRF-PA é pioneiro na implantação da plataforma Sibrafar que irá contribuir com o trabalho farmacêutico e com a padronização técnica do receituário eletrônico. “A plataforma é o elo entre as receitas prescritas e a dispensação dos medicamentos, conferindo segurança e credibilidade ao processo, desde a consulta médica, passando pela prescrição, até a entrega do medicamento ao paciente”, afirma o presidente do CRF-PA, Daniel Costa.

Marcelo Ferraz, CEO da Sibrafar, ressalta que o sistema estará disponível em até 45 dias para os farmacêuticos registrados no CRF-PA. “O farmacêutico baixa o aplicativo do Sibrafar no celular e faz um pré-cadastro. Ele receberá no e-mail um código de confirmação para a finalização do cadastramento e já estará habilitado para consultar o receituário eletrônico do paciente. Depois de cadastrado por meio do app, ele poderá acessar a plataforma no celular ou no link no site do CRF-PA. O sistema é simples, seguro e de rápido acesso,” detalha o CEO.

Na outra mão, basta o paciente fornecer ao farmacêutico o seu CPF, que imediatamente verificará o seu receituário eletrônico.

1comentário
  • Avatar
    Márcio José Rodrigues de Oliveira
    Posted at 11:36h, 08 agosto Responder

    Bom dia, fiz o cadastro porém o App mandou um email informando que não houve confirmação dos meus dados perante o Conselho de farmácia.

Deixe um comentário