15 out RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS PODE CAUSAR MAIS DE 39 MILHÕES DE MORTES
Alerta! Dados da revista médica britânica The Lancet indicou que mais de 39 milhões de pessoas podem morrer nos próximos 25 anos em todo o mundo devido a infecções causadas por bactérias resistentes a antibióticos.
A análise mostrou que mais de um milhão de pessoas morreram devido à resistência a antibióticos em todo o mundo entre 1990 e 2021. No período, as mortes relacionadas à condição entre crianças menores de cinco anos diminuíram em 50%, enquanto aquelas entre pessoas com 70 anos ou mais aumentaram em mais de 80%.
O estudo também faz uma previsão futura, indicando que as mortes diretamente causadas por resistência antimicrobiana aumentarão de forma constante nas próximas décadas, crescendo em quase 70% até 2050 em comparação a 2022, impactando principalmente os idosos. Além disso, no mesmo período, as mortes nas quais as bactérias resistentes a antibióticos desempenham um papel (ou seja, as mortes indiretas) poderão aumentar em quase 75%, de 4,71 milhões para 8,22 milhões por ano.
As descobertas destacam a necessidade de intervenções que incorporem prevenção de infecções, vacinação, minimização do uso inapropriado de antibióticos e pesquisa de novos antibióticos para mitigar o número de mortes causadas pela resistência antimicrobiana previsto para 2050.
Fonte: CNN Brasil
Nenhum comentário