29 nov PEC QUE PROPÕE FIM DA ESCALA 6X1 ULTRAPASSA ASSINATURAS
A deputada Erika Hilton (PSOL) lidera uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa extinguir a jornada de trabalho 6×1, em que os profissionais atuam por seis dias consecutivos e têm apenas um dia de descanso semanal.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a escala de trabalho seis por um ganhou muita força após viralizar nas redes sociais. Pressionados pela mobilização popular, os deputados federais conseguiram alcançar o número mínimo de assinaturas necessário, passando de 71 para 194 parlamentares.
Isso permite que a proposta, apresentada pela deputada, continue seu trâmite. Para avançar, é preciso que um terço dos deputados, ou seja, 171 parlamentares, apoiem a medida, conforme as regras do Congresso.
A PEC busca abolir o modelo em que o trabalhador atua seis dias seguidos e folga no sétimo. Além disso, propõe a adoção do modelo 4×3, com três dias de folga para cada quatro dias trabalhados, e a redução da jornada de trabalho semanal de 44 horas para 36 horas.
Mais qualidade de vida e descanso para os trabalhadores.
Nenhum comentário