CRF-PA | NOTÍCIA: ANVISA MANDA RECOLHER LOTES DE MEDICAMENTOS TROCADOS
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
35764
wp-singular,post-template-default,single,single-post,postid-35764,single-format-standard,wp-theme-bridge,wp-child-theme-bridge-child,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

NOTÍCIA: ANVISA MANDA RECOLHER LOTES DE MEDICAMENTOS TROCADOS

NOTÍCIA: ANVISA MANDA RECOLHER LOTES DE MEDICAMENTOS TROCADOS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes de dois medicamentos após identificar que estavam sendo comercializados em embalagens trocadas. A decisão, publicada nesta última quarta-feira (7/1), confirma que as empresas responsáveis já iniciaram a retirada dos itens do mercado. O órgão alertou que esse tipo de falha pode levar consumidores a utilizar substâncias inadequadas para suas condições de saúde, com potenciais riscos clínicos.

O primeiro caso envolve o lote OA3169 do Pantoprazol
Sódico Sesqui-Hidratado 40 mg, utilizado no tratamento de problemas gastrointestinais. A MedQuímica Indústria Farmacêutica Ltda informou à Anvisa que o produto foi embalado erroneamente em caixas destinadas ao medicamento Hidroclorotiazida 25 mg, indicado para controle da pressão arterial. A troca poderia levar um paciente em busca de alívio gástrico a ingerir um medicamento para hipertensão, comprometendo tratamentos e provocando efeitos indesejados.

O segundo recolhimento atinge o lote 569889 do antialérgico Alektos 20 mg, fabricado pela Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. A empresa identificou que o produto foi acondicionado em embalagens destinadas ao Nesina, utilizado no tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2. A inconsistência representa risco direto a pacientes que dependem do uso correto e contínuo de medicamentos para controle da doença.

A Anvisa reforçou que consumidores devem sempre conferir lote, nome e concentração do produto antes do uso. Também orientou que quem tiver adquirido itens pertencentes aos lotes citados procure orientação profissional e entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor das empresas envolvidas.

Fonte: CFF

Nenhum comentário

Deixe um comentário