18 abr Imunização contra a gripe cobre mais da metade do Pará
Mais da metade dos municípios paraenses começam a campanha de vacinação contra a gripe hoje. A determinação é da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que recebeu 50% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) e já distribuiu a vacina para 81 dos 144 municípios paraenses, para que as secretarias municipais de Saúde iniciem a imunização pelos grupos de risco. A Sespa deve receber da União os 50% das doses restantes até o dia 22 de abril. Após esse prazo, os 63 municípios que ainda não foram contemplados com as vacinas já poderão definir as estratégias de prevenção.
A antecipação da vacinação visa prevenir os grupos prioritários, com maior rapidez, das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Só este ano, em todo o Estado, já foram confirmados 16 casos de contaminação por influenza A (H1N1), 22 casos de SRAG não especificada e três por Metapneumovírus Humano, além de três mortes por H1N1, todas ocorridas em Belém.
Para a campanha antecipada, a Divisão de Imunizações da Sespa recebeu 923.200 doses da vacina, de um total de 1.846.400 milhão de doses já reservadas pelo Ministério da Saúde ao Pará. A antecipação atenderá logo as regiões com casos notificados e as mais distantes. A Região Metropolitana de Belém, formada ainda pelos municípios de Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, poderá iniciar a imunização, visto que foram liberados 50% das doses destinadas a cada município.
O mesmo percentual foi enviado aos 19 municípios abrangidos pela 9ª Regional de Saúde, sediada em Santarém, no oeste paraense. A Sespa, no entanto, liberou 100% das doses somente para os municípios abrangidos pelos 8º, 10º, 11º, 12º e 13º Centros Regionais de Saúde, cujas sedes são nos municípios de Breves (Marajó), Altamira (oeste), Marabá (sudeste), Conceição do Araguaia (sul) e Cametá (nordeste), respectivamente.
Terá prioridade na vacinação o grupo de risco mais suscetível às gripes, formado por gestantes, crianças com idade entre seis meses e menores de 5 anos, puérperas, trabalhadores de saúde das áreas pública e privada, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas e detentos, além de funcionários do sistema penitenciário.
A Sespa alerta que pessoas portadoras de doenças crônicas, de qualquer idade, devem providenciar com antecedência a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. O laudo deve ser apresentado no ato da vacinação.
Apesar da antecipação, o Dia D da campanha de vacinação fica mantido no Pará para 30 de abril (sábado), a exemplo do que ocorrerá no restante do País, quando as secretarias municipais de Saúde disponibilizarão as doses nas Unidades Básicas, e em outros locais abertos especialmente para a ocasião (os postos volantes), como centros comunitários, salões paroquiais, estandes em shoppings e supermercados, e ainda coretos de praças. O prazo para a vacinação contra a gripe vai até 20 de maio. A vacina imuniza 15 dias após a aplicação.
Fonte: O LIBERAL
Nenhum comentário