CRF-PA | ANVISA aprova uso do lenacapivir injetável para prevenção do HIV.
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
35780
wp-singular,post-template-default,single,single-post,postid-35780,single-format-standard,wp-theme-bridge,wp-child-theme-bridge-child,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

ANVISA aprova uso do lenacapivir injetável para prevenção do HIV.

ANVISA aprova uso do lenacapivir injetável para prevenção do HIV.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta última segunda-feira (12) o uso do lenacapivir injetável para prevenção do HIV.
O medicamento injetável seria uma opção adicional de profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), uma alternativa eficaz e de longa duração às pílulas orais.

Segundo a Anvisa, ele é indicado para “adultos e adolescentes acima de 12 anos pesando pelo menos 35 kg que correm o risco de adquirir o HIV”. Os indivíduos devem testar negativo para a doença antes de fazer o uso do medicamento.

Em julho de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou novas diretrizes recomendando o uso do lenacapavir como opção adicional de PrEP para a prevenção do HIV. A organização classificou o lenacapavir como a melhor opção após uma vacina.

A aprovação por parte da Anvisa segue uma recomendação da OMS de julho de 2025 para uso do lenacapavir duas vezes ao ano paraprevenção do HIV.

Fonte: gov.br/anvisa e g1.globo.com
Foto: AP via Business Wire

Nenhum comentário

Deixe um comentário