CRF-PA | Xinguara tem Assistência Farmacêutica integral assegurada por TAC
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
5407
wp-singular,post-template-default,single,single-post,postid-5407,single-format-standard,wp-theme-bridge,wp-child-theme-bridge-child,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Xinguara tem Assistência Farmacêutica integral assegurada por TAC

Xinguara tem Assistência Farmacêutica integral assegurada por TAC

Após diversas conquistas relacionadas à integralidade da assistência farmacêutica no interior do estado do Pará com a assinatura de diversos TAC’s no último trimestre, mais um momento emblemático marcou a profissão no estado do Pará. Hoje, 06.05, foi a vez do município de Xinguara sediar a assinatura de mais Termo de Ajustamento de Conduta que estabelece a obrigatoriedade da presença do profissional farmacêutico durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos farmacêuticos do município.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, Dr. Franklin Miranda (conselheiro eleito do CRF/PA),  promotor Ramon Furtado Santos (representante do Ministério Público do Estado do Pará), Renato Bellini (promotoria de Xinguara) e Liliane Gonçalves da Silva Lima (representante da Divisão de Vigilância Sanitária). Além de profissionais farmacêuticos da região que acompanharam a tramitação do projeto e puderam estar presentes neste momento da profissão.

Os profissionais presentes foram unânimes ao sintetizar a assinatura como um grande avanço e conquista. De acordo com o Dr. Ashley Gualberto, “a assinatura possibilita uma maior geração de direitos e vagas para os profissionais. A partir de agora, temos mais do que a certeza de que a população contará com Assistência Farmacêutica plena que é de direito”. Já a Dra. Poliana Faria Aguiar, afirmou que possui 7 anos de formada e, pode afirmar que o farmacêutico era visto como um vilão nos estabelecimentos farmacêuticos. “Hoje em dia, com a assinatura, seremos plenamente respeitados e vistos com o valor que possuímos”, comemorou.

Dr. William Magerl e a Dra. Kátia Caetano de Souza também afirmaram que o ganho da profissão foi imensurável. “O CRF/PA veio a cumprir a missão previamente estabelecida. Hoje, todos os municípios só tem a ganhar com a assinatura dos TAC’S. Teremos a assistência digna tanto para o farmacêutico, quanto para o povo”, afirma Dr. William. “O CRF/PA se mostra como um dos conselhos mais atuantes no Pará, ajudando diariamente o profissional no reconhecimento da profissão farmacêutica”, elogiou Dra. Kátia Caetano.

O Conselheiro eleito do CRF/PA também comemorou a assinatura do TAC ressaltando a importância da criação das seccionais no interior. “A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta só valida e consolida ainda mais o trabalho do Conselho Regional de Farmácia do Pará na região. Já garantimos a Assistência Farmacêutica integral em todas as terras cortadas pela PA-279. E isso só traz dignidade, qualidade de vida e reconhecimento profissional para o farmacêutico a para a sociedade. Além disso, o fato só ressalta que o estabelecimento de seccionais no interior do Estado foi extremamente acertada e valida o trabalho da Diretoria atual”, afirmou.

Por fim, o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará, Dr. Daniel Jackson Costa, afirma que a conquista foi também pessoal. “Para mim, a assinatura do TAC em Xinguara é uma vitória também pessoal, considerando todas as distâncias e dificuldades de deslocamento em toda a região que vai de São Félix até Xinguara. Portando, garantir à população de São Felix do Xingu, Tucumã, Ourilândia do Norte e Xinguara a presença do farmacêutico em horário integral também é um regozijo particular. Agora nossa missão é intensificar as fiscalizações na região atendida pelo TAC e, dessa forma, garantir o direito da sociedade de contar com o profissional farmacêutico”, comemorou.

 

ASCOM CRF/PA

Nenhum comentário

Deixe um comentário