10 fev Workshop destaca a importância das análises clínicas no cotidiano farmacêutico
Na última segunda-feira (09.02), foi realizado no auditório do Laboratório Central do Estado do Pará (LACEN), o IV Workshop de Análises Clínicas. O evento promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA), com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e do Sindicato dos Farmacêuticos de Belém (SINFAR), contou com adesão significativa tanto de profissionais, quando de estudantes. Cerca de 80 pessoas avaliaram a capacitação como de extrema importância para o cenário profissional.
O evento foi iniciado com a palestra “O Laboratório nas Doenças Autoimunes”, ministrada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Autoimunidade e pós-doutor pelo The Scripps Research Institute, localizado na Califórnia (EUA), Dr. Carlos Von Muhlem, que destacou a importância em repassar o conhecimento nesta área aos profissionais de farmácia. “É de extrema importância a disseminação do conhecimento sobre o laboratório nas doenças autoimunes ao farmacêutico, afinal, muitas vezes o profissional atende pessoas que estão em sofrimento, com dores e que não tem seu diagnóstico aquilatado por conta da alta prevalência desse tipo de quadro clínico na população brasileira. Portanto, a melhor maneira de tratar as doenças autoimunes é o diagnóstico precoce, a fim de que haja a supressão dessas enfermidades”, explicou.
Em seguida foi a vez da especialista em Saúde Coletiva da Universidade de Ponta Grossa no Paraná, Dra. Maria Emília Aracema, que ministrou a palestra “Indicadores em laboratório – Construindo o Sucesso”. “Para mim, é muito importante levar conhecimento a partir da missão e da visão de um laboratório. Para profissionais já atuantes e para os que estão se formando, pois contribuem para a implantação de um sistema de medição de desempenho que, hoje, é a forma mais correta e a melhor forma de gerenciar um laboratório como um organismo vivo e dinâmico,” disse.
Inscrições do workshop
No ato das inscrições para o IV Workshop de Análises Clínicas, cada participante doou 1 kg de alimento que serão revertidos a entidades filantrópicas.
ASCOM CRF/PA
Nenhum comentário