CRF-PA | SUS capacita gestores para estruturação da assistência farmacêutica
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
7092
post-template-default,single,single-post,postid-7092,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

SUS capacita gestores para estruturação da assistência farmacêutica

SUS capacita gestores para estruturação da assistência farmacêutica

 

Gestores de saúde dos municípios habilitados para o eixo estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS), estarão reunidos até esta sexta-feira (23), na oficina de planejamento para a utilização dos recursos destinados à Central de Abastecimento Farmacêutico  da Atenção Básica. A qualificação é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Pará (Cosems) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Segundo a assessora técnica da Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica Básica, do Ministério da Saúde, Noemia Urruth Tavares, é a primeira vez que o Governo Federal contempla investimentos voltados para a estruturação das farmácias nas Unidades Básicas de Saúde. “A ideia é auxiliar estes profissionais para a utilização adequada dos recursos direcionados para a melhoria do espaço onde ficam os medicamentos, desde o armazenamento, abastecimento e, principalmente na contratação dos profissionais da área”, destacou.

As inscrições ficaram disponíveis para os 82 municípios paraenses inseridos no Plano Brasil Sem Miséria. No Pará, 62 municípios se inscreveram no Qualifa-SUS destes, 19 foram selecionados por obedecerem aos critérios estabelecidos pelo Ministério, entre eles, a participação no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Qualidade da Atenção Primária (PMAQ), Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde e no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus).  Cada município recebe o valor de R$ 24 mil para o custeio anual, além de incentivo único que varia de R$ 11 mil, para a aquisição de equipamentos.    

Noemia Urruth Tavares informou que já estão sendo pactuados os critérios para a inscrição dos 63 municípios que não foram contemplados.  A Portaria estará disponível ainda no próximo.

Para o secretário de Saúde do município de Chaves, José Raimundo Farias  Moraes, este é o momento de fundamental importância para a assistência farmacêutica dos municípios pequenos que necessitam de incentivo na área. “Com isso, vamos melhorar e proporcionar à polução, serviços de qualidade. Além de estruturar, também podemos contratar profissionais qualificados”, afirmou.     

Segundo a Diretora do Departamento Estadual de Assistência Farmacêutica, Agnes Kaminosono, é de suma importância que os gestores municipais estejam atentos à operacionalização e os cuidados da assistência farmacêutica.

Nesta sexta-feira (23), os participantes continuaram as ativadas no laboratório de informática da Escola de Governo do Pará com uma aula prática sobre o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus).   A capacitação será de 9h00 às 14h00.      

Fonte: SESPA

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

A anuidade 2025 já está disponível.

Para consultar, acesse o CRF EM CASA.