CRF-PA | Sistema mostra dados sobre a vacinação contra a gripe no Pará
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
6734
post-template-default,single,single-post,postid-6734,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Sistema mostra dados sobre a vacinação contra a gripe no Pará

Sistema mostra dados sobre a vacinação contra a gripe no Pará

Começou na última segunda-feira, 15, e prossegue até o dia 26 de abril a 15º Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que só no Pará deverá imunizar 1,2 milhão de pessoas. O monitoramento dessa meta poderá ser feito por gestores, imprensa e população por meio do Vacinômetro, sistema via internet implantado pelo Ministério da Saúde que compila os dados preliminares encaminhados diariamente pelos municípios sobre a cobertura vacinal. O próximo sábado, 20, será o dia de mobilização nacional, quando postos de vacinação volantes estarão à disposição da população.

Vale ressaltar que a velocidade das informações repassadas está relacionada com a estrutura da rede de informática disponível principalmente nos municípios do interior do Estado, visto que o sistema vai sendo alimentado ao longo da campanha de acordo com as condições operacionais de cada Secretaria Municipal de Saúde. Por isso, o percentual de pessoas imunizadas mostrado pelo vacinômetro depende da capacidade dos gestores de reunir e repassar as informações. A recomendação é que os postos de saúde, que são administrados pelas prefeituras e não pelo Governo do Estado, funcionem em horário integral, ou seja, das 8 às 18 horas. Mas essa carga horária fica a critério das administrações municipais.

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus Influenza. A novidade é que, além de idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, trabalhadores da área de Saúde e indígenas, serão vacinadas as mulheres puérperas (período até 45 dias após o parto) e pessoas com doenças crônicas, como as portadoras de problemas cardíacos, pulmonares, obesos, transplantados renais ou que tenham alguma doença crônica associada.

As pessoas que não fazem parte do público-alvo da campanha, mas que desejarem receber a vacina contra a gripe, podem ser imunizadas em clínicas da rede privada. No entanto, segundo informou o Ministério da Saúde, elas devem ficar atentas à data de validade da vacina. Não há, porém, recomendação para que todos os indivíduos sejam imunizados, mas sim apenas aqueles que apresentam maior risco de desenvolver consequências graves da gripe.

A vacina protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e o Influenza B. Neste ano de 2013, já houve 35 notificações de Influenza, com nove resultados positivos, sendo dois de H1N1 e sete de outros vírus sazonais. Também foram confirmados dois óbitos, um por H1N1 e outro por H3N2.

Para a realização da campanha, o Estado conta com mais de um milhão de doses de vacina e 3.730 postos de vacinação, sendo 2.378 fixos, 1.309 volantes e 43 fluviais. Para o transporte serão utilizados 822 carros, 31 barcos, 25 voadeiras, 18 motocicletas e até montarias, como cavalos e búfalos. A meta na capital é vacinar 332.104 pessoas, sendo 32.960 crianças de seis meses até dois anos, 16.480 gestantes, 2.709 puérperas, 131.517 idosos, 11.638 trabalhadores da área de Saúde e 39.279 pessoas com doenças crônicas.

No link disponibilizado pelo Ministério da Saúde, os internautas também podem conferir o desempenho de cada um dos 143 municípios paraenses, bem como o número de pessoas vacinadas por município e por categoria. A alimentação dos dados é feita on line pelas Secretarias Municipais de Saúde. O vacinômetro pode ser acessado pelo link: http://migre.me/eaV6u.

 

Serviço: Mais informações na Coordenação Estadual de Imunização – fone (91) 4006-4311 – e na Coordenação Municipal de Imunização – fones (91) 3344-2459 / 2556.

 

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário

Deixe um comentário