02 abr REUNIÃO DOS CONSELHOS FEDERAL E REGIONAIS DE FARMÁCIA
Nos dias 26 e 27 de março de 2025, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou a 70ª Reunião Geral, no auditório da Sede II do CFF, em Brasília.
O evento reuniu presidentes e diretores dos Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs), conselheiros federais e assessores de todos os estados e do Distrito Federal.
Representando o Pará estavam a Dra. Carolina Heitmann (presidente), Dra. Jorgete Carneiro (Vice-presidente), Dra. Daniele Abrahão (secretária-geral) e Dra. Brenda batista (tesoureira).
Entre os temas discutidos no primeiro dia estiveram a padronização de sistemas de gestão, como o SAGICON, e a proposta de criação de um novo ERP unificado para os CRFs. Também foram debatidas medidas para agilizar processos, como a implementação da carteira profissional digital e a revisão de resoluções para adequação à transformação digital. A inteligência artificial e a sustentabilidade, com projetos de energia solar, ganharam destaque como prioridades estratégicas.
No segundo dia, diretores dos CRFs e conselheiros federais esclarecessem dúvidas sobre as novas resoluções do CFF. Foram discutidos os próximos passos para a implementação da Resolução CFF nº 4/2025, que cria o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) para farmacêuticos, e da Resolução CFF nº 5/2025, que regulamenta o estabelecimento do perfil farmacoterapêutico e a prescrição de medicamentos tarjados. A pauta foi apresentada em Brasília pela Comissão de Farmacoterapia e Prescrição do CFF.
Também foram avaliadas propostas como a cooperação técnica com o Ministério da Saúde para o Farmácia Popular e com o MEC para validação de diplomas. A diretoria do CFF reforçou o compromisso com transparência e celeridade na publicação de normativas.
Ao final, foi aprovado um relatório com as diretrizes para os próximos meses, incluindo a formação de grupos de trabalho para implementação das decisões.
No encerramento destacou-se a necessidade de união entre os CRFs para fortalecer a categoria farmacêutica e melhorar os serviços prestados no país.
Nenhum comentário