CRF-PA | Reunião discute doação de medicamentos durante pesquisa
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
8222
post-template-default,single,single-post,postid-8222,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Reunião discute doação de medicamentos durante pesquisa

Reunião discute doação de medicamentos durante pesquisa

Os técnicos da Anvisa se reúnem, nesta quinta-feira  (18/8), com pesquisadores ligados ao desenvolvimento de medicamentos. Eles debaterão como deve ser o acesso dos pacientes a drogas que ainda estão em fase de pesquisa.

 

O encontro organizado pela Anvisa atende ao interesse despertado no meio acadêmico e nas indústrias farmacêuticas pela Consulta Pública 32  (CP 32/2011), que trata do assunto.

 

A vantagem de regulamentar os procedimentos de doação de medicamento em linha de pesquisa é a possibilidade de oferecer moléculas novas para pacientes em estado grave e sem opção terapêutica disponível.

 

A CP 32/2011 aborda os dois formatos que são considerados para a doação de medicamentos aos pacientes – o Programa de Acesso Expandido e o Uso Compassivo de Medicamentos.

 

O Programa de Acesso Expandido é um conceito aplicado a um grupo de pacientes, participantes ou não da pesquisa. O medicamento necessita estar em fase III de desenvolvimento.

 

O Uso Compassivo de Medicamento é a situação aplicada para um único paciente. Neste caso, o medicamento pode estar em qualquer fase de desenvolvimento clínico da pesquisa.

 

Atualmente, existe uma norma da Anvisa para o Programa de Acesso Expandido, a RDC 26/1999,  que precisa ser atualizada. Para o Uso Compassivo ainda não existe regulamentação no Brasil.

 

A Consulta Pública propõe os critérios de eficácia e segurança de cada modelo. O documento também aborda a definição dos direitos e dos deveres do paciente, do patrocinador da pesquisa e do médico que prescreve a droga em desenvolvimento. 

 

Programação da reunião

9:00h – Abertura

9:30h – Apresentação ANVISA: Objetivos e Metodologia da Reunião

10:00h – Apresentação ANVISA: Considerações e proposta da ANVISA para regulamentação de acesso a medicamentos em fase de desenvolvimento – CP 32/2011

10:30h – Esclarecimentos de dúvidas em relação ao texto da norma proposta pela ANVISA

12:00h – Intervalo para almoço

13:30h – Contribuições e sugestões da Platéia para os temas de acesso expandido e uso compassivo

15:30h – Coffee break

15:45h – Contribuições e sugestões da Platéia para o tema de doação de medicamentos após término de estudo clínico

17:00h – Encerramento

 

Leia a CP 32/2011

 

Fonte: Imprensa/Anvisa

Nenhum comentário

Deixe um comentário