07 out Remédio para asma pode atrapalhar crescimento de crianças, sugere estudo
LONDRES – Estudo liderado por cientistas finlandeses sugere que remédios para asma ministrados para crianças com menos de 2 anos podem atrapalhar o crescimento dos pequenos. Um relatório preliminar da pesquisa, desenvolvida com a observação de 12 mil meninas e meninos do país, indicou que corticoides inalados podem prejudicar o desenvolvimento, uma vez que eles mostraram sinais de crescimento atrofiado.
Os resultados foram apresentados na Sociedade Europeia para a conferência de Endocrinologia Pediátrica, informou a BBC. De acordo com os especialistas, os resultados indicam que deve haver mais cuidado no uso dessas substâncias por crianças na primeira infância.
O pesquisador da Universidade da Finlândia Oriental Antti Saari afirmou que a pesquisa levou em consideração informações como a altura dos pais para calcular o crescimento esperado das crianças. De acordo com suas estimativas, os danos poderiam levar a uma diminuição de até três centímetros de altura na vida adulta.
– É importante que os médicos pensem duas vezes se esses esteroides são necessários ou não neste grupo etário – disse.
Os corticoides são comumente encontrados em inaladores. Usados no tratamento de adultos e crianças com asma, as substâncias fazem com que algumas pessoas apresentem efeitos colaterais.
Fonte: O GLOBO
Nenhum comentário