CRF-PA | Pintas no braço podem indicar risco de câncer de pele
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
3996
post-template-default,single,single-post,postid-3996,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Pintas no braço podem indicar risco de câncer de pele

Pintas no braço podem indicar risco de câncer de pele

RIO — Uma pesquisa realizada na universidade King’s College, em Londres, encontrou um método relativamente simples para tentar prever o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pele ou melanoma. Segundo o estudo, ter mais de 11 pintas no braço direito pode significar um risco maior do que a média.

De acordo com a pesquisa, publicada nesta segunda, quem tem mais de 11 pintas no braço direito provavelmente tem mais de 100 pintas no corpo todo, o que é um forte indicador de risco de melanoma.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram cerca de 3.500 irmãs gêmeas durante oito anos e fizeram uma contagem de pintas em 17 áreas de seus corpos. Eles também colheram informações sobre o tipo de pele e presença de sardas. Depois, os cientistas repetiram o experimento com um grupo de 400 homens e mulheres com câncer de pele e identificaram que a contagem de pintas pode ajudar a identificar o risco de desenvolver a doença.

A partir do mapeamento dessas áreas, foi possível constatar que a contagem de pintas no braço direito é a mais eficaz para estimar o número de sinais em todo o corpo. Dessa forma, as pessoas com mais de 11 pintas no braço direito são propensas a terem mais de 100 sinais em todo o corpo, um índice relacionado a maior ocorrência de câncer de pele. De 20% a 40% desse tipo de câncer tem origem em sinais preexistentes.

“Os resultados podem ter um impacto significativo na atenção primária, permitindo estimar com precisão o número total de pintas em um paciente através de uma parte acessível do corpo. Isso significa que mais pacientes com risco de desenvolver melanoma podem ser identificados e monitorados”, afirmou a pesquisadora Simone Ribero, que coordena o estudo.

Fonte: O GLOBO

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

Atualize o seu cadastro no CRF-EM CASA para não perder os informes

e notícias do Conselho Regional de Farmácia do Pará.