19 abr Pesquisas de vacina contra a dengue avançam no Brasil
Pesquisadores brasileiros avançam na produção de medicamentos para diagnóstico e imunização contra a dengue. Duas pesquisas assentadas na modificação genética de plantas estão sendo desenvolvidas no país: uma na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e outra na Universidade de Brasília (UnB).
O Laboratório de Bioquímica da UECE utiliza o feijão de corda como matéria prima para produção da proteína do vírus da dengue e, assim, retirá-la para a criação da vacina. De acordo a bioquímica da Universidade, em entrevista concedida à Agência Brasil, os genes que produzem a proteína E presente no envelope dos quatro sorotipos são inseridos em um vetor e, em seguida, dentro das células da planta.
Na UnB, os responsáveis pela pesquisa tentam reproduzir uma parte do vírus da dengue na folha de alface e produzir um reagente. Em contato com o sangue do paciente, a substância indicará a presença ou ausência de anticorpos contra a dengue. A intenção é montar um kit de diagnóstico mais barato do que o de origem animal (que utiliza camundongos), atualmente importado da Austrália.
As vacinas ainda passarão por um extenso estudo clínico e testes, mas os resultados apresentados até então mostram a viabilidade do método. Ainda não há previsão para início dos testes.
ASCOM CRF/PA – com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário