CRF-PA | Perícia Criminal é tema de workshop para farmacêuticos
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
4091
post-template-default,single,single-post,postid-4091,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Perícia Criminal é tema de workshop para farmacêuticos

Perícia Criminal é tema de workshop para farmacêuticos

Na perspectiva de capacitar cada vez mais farmacêuticos para a prática das ciências forenses, o Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA) promoveu nos últimos dias 31.08 e 01.09, a primeira edição do Workshop de Perícias Criminais. A capacitação foi realizada no Hotel Sagres, em Belém e contou com adesão significativa de profissionais e estudantes.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Costa; o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter Jorge João e o conselheiro regional  e membro da Comissão de Educação Continuada do CRF/PA, Dr. Marcelo Brasil.

Em discurso de abertura, o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Costa, agradeceu a presença de todos e destacou a importância de realizar um curso voltado para a temática. “Estive fazendo algumas caminhadas em alguns municípios e, ao conversar com alguns colegas peritos, percebi que existe carência de profissionais na área de Perícia Criminal, conhecimento que também é de competência do farmacêutico. Então, aproveitem a capacitação e continuem partícipes dos eventos realizados pelo CRF/PA, para que nós possamos juntos construir um Conselho cada vez mais forte, para que a nossa categoria seja ainda mais respeitada, e acima de tudo seja assegurado à sociedade o direito de contar com serviços farmacêuticos cada vez mais qualificados”, estimulou.Ainda em seu pronunciamento, o presidente do CRF/PA afirmou que já foi solicitado junto ao Estado mais de 100 vagas na área de Perícia Criminal para a região metropolitana e demais municípios, nos concursos públicos que serão realizados nos próximos meses.

O presidente do CFF, Dr. Walter João, parabenizou os palestrantes pelos assuntos extremamente importantes que foram ministrados e congratulou os profissionais e estudantes pela iniciativa de expandir o conhecimento dentro da temática. “Existem 117 especialidades colocadas à disposição do farmacêutico e todas elas devidamente reconhecidas legalmente: a Perícia Criminal é uma delas.  Fico muito feliz em poder estar em Belém e acompanhar mais um evento de grande sucesso para o farmacêutico paraense”, disse.

Após os pronunciamentos, foi a vez do Dr. Jesus Antônio Velho, presidente da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses e perito criminal federal, iniciar o ciclo de palestras do primeiro dia com o tema “O Papel do Farmacêutico nas Ciências Forenses”. Em seguida , a Dra. Nair Correa de Freitas Castro, perita criminal e especialista em Toxicologia em Ciências Forenses, ministrou a palestra “Os Desafios de Identificação das Drogas de Abuso em Matrizes Biológicas”. No segundo dia, o evento recebeu discurso introdutório do vice-presidente do CRF/PA, Dr. Randolfo Coelho, que explicou sobre as diversas alternativas de atuação farmacêutica no mercado de trabalho. Logo após as considerações, o Dr. Paulo Roberto Bentes, odontólogo e perito criminal do Estado do Pará, iniciou a segunda etapa do workshop, explanando aos participantes sobre “A Perícia Criminal do Estado do Pará”, e no final, a Dra. Terezinha de Jesus Palha, perita criminal e Doutora em Genética Forense, ministrou brilhante palestra sobre “Genética Forense e o Banco de Perfis Genéticos”.

ASCOM CRF/PA

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

Atualize o seu cadastro no CRF-EM CASA para não perder os informes

e notícias do Conselho Regional de Farmácia do Pará.