09 ago Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emite novo alerta epidemiológico de risco alto para Febre Oropouche na América
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu, no último fim de semana, um novo alerta epidemiológico de risco alto para Febre Oropouche na América, após o registro do avanço da doença em regiões não endêmicas. No Brasil, foi confirmado, pelo Ministério da Saúde, a morte de duas mulheres por Oropouche, no interior da Bahia, no último dia 25 de julho,
Já em Pernambuco, uma grávida que estava na 30ª semana de gravidez, perdeu o bebê, após confirmação de que estava com a febre. Essas três mortes são os primeiros casos documentadas cientificamente.
A OPAS destaca que a Amazônia, área endêmica para a Oropouche, possui 76% dos casos registrados no país até fim de julho, sendo o estado do Amazonas, com 3.224 casos, e Rondônia, com 1.709, os maiores registros da região e do país.
Sintomas:
O quadro clínico agudo da doença pode apresentar febre de início súbito, dor de cabeça, dor muscular e dor articular.
Prevenção:
Medidas como o uso de repelentes, principalmente em gestantes, são necessárias para aumentar a proteção contra o vírus oropouche.
Fonte: Agência Brasil e Ministério da Saúde
Nenhum comentário