23 jul NOTA DE ESCLARECIMENTO
Prezados Farmacêuticos e Farmacêuticas, o Conselho Regional de Farmácia do Pará, em razão da circulação, em rede social, de uma Carta Aberta supostamente escrita pelos Conselheiros Regionais do CRF-PA, com repúdio à condução da Plenária Ordinária ocorrida em 19 de julho de 2023, a qual “constrange enquanto paraenses, pela repercussão nacional alcançada dentro do seguimento farmacêutico”, esclarece que:
Primeiramente, a condução das Sessões Plenárias do CRF-PA ocorre em acordo à Deliberação n. 383/2018, do CRF-PA. Senão Vejamos:
“Art. 31 – Compete ao Presidente, além da responsabilidade administrativa do Conselho Regional de Farmácia e do contato permanente com o Conselho Federal de Farmácia:
(…)
VI – presidir as sessões plenárias e as reuniões da Diretoria”
Com o trecho, firma-se o entendimento que o Presidente do CRF-PA deverá presidir as sessões. Por outro lado, não há o que se falar da relação condução da Plenária x constrangimento, uma vez que a condução não obriga a manifestação de falas e gestos que constranjam a comunidade farmacêutica do Pará, uma vez que, individualmente cada membro do Plenário responde pelos seus atos, não havendo responsabilidade solidária do condutor da Sessão.
Quanto ao suposto “destrato” ocorrido contra a imagem do Vice-Presidente Interino do CRF-PA, Dr. Gerson Antônio Pianetti, resta aqui solicitar outras formas de olhar a interpretação do ocorrido. Até o presente momento, não foi percebido por este Conselho de Classe qualquer representação formal advinda do Vice-Presidente do CRF-PA acerca de destratos ou análogos.
Destacamos ainda que, a renúncia do Vice-Presidente, conforme mencionado em Carta, não é um fato real. O Diretor em questão apenas expressou, em Plenária, sua incerteza em continuar no posto, que o ocupa até o presente momento. Portanto, não há renúncia, o que torna falso no texto o quantitativo de “quatro renúncias”.
Quanto a renúncia do Secretário-Geral Interino, Dr. Erlandson Uchôa Lacerda, conforme informado na mesma Sessão, se deu por motivos pessoais e de força maior.
Os Conselheiros Regionais do CRF-PA, ainda em sua carta, destacam que a forma com que receberam no Congresso Farmacêutico do Pará (realizado pelo Presidente do Conselho Federal de Farmácia) é sua essência. No entanto, cumpre ressaltar que o CRF-PA não foi se quer convidado a participar da organização do evento e de inúmeros outros eventos realizados no Estado do Pará, mesmo oficializando ao Conselho Federal, desde Janeiro de 2023, sua disposição em colaborar com a organização dos eventos, disponibilizando equipes locais e farmacêuticos paraenses com encargos científicos, para que realmente houvesse a valorização do profissional farmacêutico local, sem que existisse a necessidade de chamamento de equipes e farmacêuticos externos do Pará.
Por fim, a diretoria do CRF-PA ressalta que, a reunião do dia 19/07/2023, jamais simbolizará o que é a população farmacêutica do Estado do Pará, nem mesmo o que ocorre após sua finalização, com ataques e o desvirtuar de manifestações, a fim de insinuar maus entendimentos à comunidade farmacêutica. Desde a posse da atual gestão do CRF-PA, que firma seu trabalho com transparência, as plenárias são transmitidas em tempo real, ficando gravadas e disponíveis no YouTube do conselho, para que todos possam acessar em qualquer tempo.
O CRF-PA continua trabalhando buscando ações positivas e propositivas. Não aceitaremos qualquer tentativa de resinificar ou desvirtuar a verdade, agregando real valor aos profissionais farmacêuticos do Pará em seus 144 municípios.
Nenhum comentário