Mensagem do Presidente 2018 — CRF-PA
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
10537
page-template-default,page,page-id-10537,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Mensagem do Presidente 2018

Janeiro 2018

Caros Colegas,

Iniciamos o ano de 2018 intenso aqui na sede do CRF/PA – com um ano novo começando e novas possibilidades pela frente, participei de reunião já no dia 02.01 para planejamento de atividades, aprimoramento e troca de ideias a respeito dos setores da sede e seccionais. De forma administrativa, procuramos alternativas e novidades visando o crescimento crescente da categoria farmacêutica no Pará.

 

Além das demandas administrativas na primeira semana do ano em Belém, com o intuito de prestar os melhores serviços aos nossos usuários, interiorizei nossa caminhada logo nos dias 05 e 06.01. Estive em Marabá para garantir que os colegas da região Sul e Sudeste também tivessem pleno atendimento às suas necessidades no início do ano em mais uma edição do Plantão da Diretoria, realizado na Seccional Sudeste.

 

Também em janeiro, participei de uma reunião no dia 10.01 com os coordenadores e representantes das Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Belém, na sede do Conselho Regional de Farmácia do Pará. Na ocasião, pudemos tratar dos desafios ocasionados pelas mudanças das diretrizes curriculares do curso de Farmácia, recentemente estabelecidas pela Resolução CNE/CES nº06. Além disso, abordamos também a importância do diálogo entre CRF/PA e os acadêmicos, a importância da implantação da Farmácia Universitária e a realização do 2º Congresso Pan-Amazônico em Ciências Farmacêuticas em Dezembro de 2018!

 

Voltando à caminhada educacional, realizamos no dia 13.01, nos municípios de Bragança e Capanema, duas edições bem sucedidas do nosso Plantão da Diretoria, voltados à avaliação da implantação da Assistência Farmacêutica em ambos os municípios. Discutimos juntos as peculiaridades, dificuldades e, também, os avanços percebidos com o novo momento. Além dos Cursos de Atualização Farmacêutica em Marabá e Parauapebas (19.01).

 

O dia 20.01 começou com uma troca de energias positivas, afinal, tive a oportunidade de confraternizar com centenas de colegas o Dia Nacional do Farmacêutico em café da manhã realizado na sede do CRF/PA. Este ano, ampliamos essa data especial numa campanha em pro não só do farmacêutico mas também da sociedade: o Conte Comigo! Projeto que teve uma série de ações envolvidas como cursos e o já famoso Seminário Belém de Ciências Farmacêuticas, realizado no dia 23.01.

 

Encerramos a semana alusiva ao Dia Nacional do Farmacêutico, na manhã de sábado do dia 27.01, onde a categoria farmacêutica paraense dominou o Ver-O-Peso – um dos principais pontos turísticos de Belém. A caminhada “Farmacêuticos contra as Arboviroses” contou com diversos colegas e futuros farmacêuticos que, voluntariamente, abdicaram da sua manhã de sábado para prestar serviços à população.

 

Grandes conquistas também foram alcançadas! Na manhã do dia 23.01, acompanhado dos Conselheiros Regionais Dr. Ricardo Vieira e Nazaré Alencar, participei de reunião na Fundação HEMOPA, com a diretoria e vários colegas farmacêuticos da instituição.

 

Pudemos discutir assuntos como a presença do farmacêutico nas agências transfusionais, maior interação do farmacêutico na hemorrede, novas oportunidades de trabalho para os colegas, empoderamento dentro da instituição e, sobretudo, capacitação de forma a fazer valer o direito da sociedade de contar com a nossa presença em qualquer área que atuemos.

 

Quase no fim de Janeiro, no dia 29.01, estive no Ministério Público de Eldorado dos Carajás, onde tive a honra de assinar mais dois Termos de Ajustamento de Conduta que farão a diferença para a categoria farmacêutica em Curionópolis e Eldorado dos Carajás, que passa a ter seu trabalho mais valorizado. ME sinto orgulhoso em poder dizer que o CRF/PA e os colegas da região caminhas de mãos dadas em direção ao progresso!

 

E, por fim, no dia 31 de janeiro, a noite foi marcada por gratidão, afinal, tive a honra de apresentar à profissão farmacêutica a segunda edição do Congresso Pan-Amazônico de Ciências Farmacêuticas, o maior evento da categoria farmacêutica este ano! 12 anos após a realização do primeiro, concretizar mais um sonho que fará a diferença na categoria farmacêutica me satisfaz.

 

Felizmente, 2018 já começa com muito trabalho e projetos para o futuro. Agradeço novamente a todos que me apoiaram e seguiram junto a mim e ao CRF/PA. Foco no projeto e Deus no comando sempre!

Fevereiro 2018

Caros colegas farmacêuticos,

Nossa agenda de atividades no mês de Fevereiro foi lotada de trabalho, realizações e grandes avanços! Como mês a mês, realizamos os já costumeiros Plantões da Diretoria, Cursos de Atualização e algumas vitórias para a categoria farmacêutica.

 

Dando início aos trabalhos, no dia 16.02 tive a oportunidade de renovar meu juramento como farmacêutico ao participar da Solenidade de Formatura dos novos colegas que adentram a profissão pela Faculdade Integrada Carajás (FIC), em Redenção. Foram apresentados à sociedade os novos colegas que farão parte do nosso exército que cuida das pessoas e que fazem a diferença diariamente, sempre em busca de melhores condições de saúde para a nossa sociedade.

 

Já no dia 21.02 estive no Plantão da Diretoria em Canaã dos Carajás, onde pude falar sobre Educação a Distância, Fiscalização, Termo de Ajustamento de Conduta e o Planejamento Estratégico desenvolvido pelo CRF/PA para o município, adequado à profissão farmacêutica do estado do Pará. O município de Capitão Poço também recebeu no dia 27.02 Plantão da Diretoria.

 

Aos colegas da região de Xinguara, Rio Maria, e outros municípios próximos que se fizeram presentes nos dias 22 e 23.02 na terceira edição do Curso de Atualização Farmacêutica em Xinguara, meu muito obrigado. Afinal, a ideia de levar capacitação a todos os farmacêuticos do Pará é desafiadora, e não há nada mais recompensador do que ter a oportunidade de transmitir conhecimento para os colegas farmacêuticos do Estado.

 

Por fim, no dia 24.02 foi muito bom apresentar à sociedade paraense a 11ª edição do Ciclo de Conferências de Ciências Farmacêuticas em Redenção. Um evento devidamente consolidado no calendário do CRF/PA e que, há 11 anos, leva palestrantes renomados promovendo um intercâmbio técnico, científico e cultural à região.

 

Agradeço a confiança de todos os colegas de profissão que caminharam junto comigo esse mês!Com Deus a frente e foco no projeto podemos conquistar tudo!

Março 2018

Caros colegas,

Chegamos ao fim do mês de Março, encerramento do primeiro trimestre de 2018, do qual me orgulho muito. Março foi um mês de grandes conquistas e, principalmente, de novas experiências e crescimento.

 

Já no primeiro dia do mês (01.03) realizamos mais uma edição do Plantão da Diretoria, dessa vez em Parauapebas. Em um momento dinâmico, movimentado e prestigiado pelos colegas do município, pudemos abordar uma série de informações atinentes – principalmente envolvendo as atividades do CRF/PA. Outros municípios que também receberam o plantão foram Tailândia (07.03), Cametá (22.03) e Canaã dos Carajás (29.03).

 

Dia 09.03 tive a oportunidade de participar do XV Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Oeste do Pará, um momento único de debates e troca de experiências entre os colegas do Oeste do Pará e profissionais altamente renomados, promovendo ainda mais a interação técnica, científica e cultural.

 

No dia 15.03 foi a vez do município de Rio Maria ganhar mais direitos e dar mais um passo em direção ao avanço. Foi assinado o TAC da região  pelo Dr. Franklin Miranda Souza, conselheiro do CRF/PA e representante da instituição no ato, além da colaboração e apoio do Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça Franklin Jones Vieira da Silva.

 

Mesmo diante de tantas atividades administrativas, tive a honra participar do Dia D promovido pelo Centro Acadêmico de Farmácia da FIBRA em parceria com a Coordenação do curso de Farmácia da IES, realizado no dia 20.03. Pude conversar um pouco sobre o panorama da profissão farmacêutica, os desafios da administração do CRF/PA e de conduzir toda a comunidade farmacêutica do Estado do Pará  rumo ao progresso – sempre baseado no que precisa ser feito para que cada vez mais o farmacêutico seja valorizado e reconhecido como imprescindível para a nossa sociedade.

 

Me senti muito feliz pela grande conquista que pudemos fazer nos municípios de Altamira (21.03) e Castanhal (27.03), que receberam sua primeira edição do Ciclo de Conferências Farmacêuticas. Um evento que agrega diversos colegas dessa região tão importante e estratégica para consolidação dos serviços farmacêuticos no estado do Pará!

 

Para finalizar as atividades de março e ainda envolvido com a graduação, o dia 28.03 foi um dia extremamente diferente e satisfatório na nossa sempre intensa rotina do CRF/PA. Por meio de iniciativa da nossa conselheira eleita, Dra. Nazaré Alencar, recebemos aproximadamente 40 estudantes do curso de farmácia do CESUPA na sede do CRF/PA.

 

Na ocasião, mostramos cada área de atuação interna, falamos um pouco sobre a rotina do Conselho, sanamos dúvidas conversamos sobre o panorama da nossa profissão aos nossos futuros colegas. Queria agradecer à Dra. Nazaré Alencar por ter tomado frente e proporcionado esse momento maravilhoso, e aos Drs. Conceição Dantas e Deick Quaresma por acompanhar o grupo conosco.

 

Agradeço primeiramente a Deus, pela oportunidade de poder dar o meu melhor e à categoria farmacêutica por depositar sua confiança no nosso trabalho. E vamos com Deus à frente e foco no projeto!

Abril 2018

Prezados colegas farmacêuticos,

O mês de abril mais uma vez foi marcado por diversas conquistas para a área farmacêutica. Seguimos um caminho cada vez mais sólido e que só tende a nos garantir pontos positivos, seja por meio das ações de Educação Continuada, fiscalizações em estabelecimentos, Plantões da Diretoria ou os diversos cursos ofertados.

 

E seguindo a premissa de atender os colegas profissionais, o CRF/PA não poupa esforços para a realização de reuniões com a categoria: promovemos Plantão da Diretoria em Marabá e Canaã no dia 05.04, além de Santana do Araguaia, no dia 06.04. Considerando as particularidades de cada região, pude ouvir um pouco da opinião de cada um e falar diretamente com os profissionais dos municípios, fortalecendo assim o elo entre CRF/PA e categoria.

 

Tivemos muitas conquistas em diversas regiões. Foram assinados 7º Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em menos de um mês! Os municípios contemplados de Santo Antônio do Tauá (03.04), Santana do Araguaia e Pau D’Arco (06.04), em Tomé-Açu (11.04), Vigia (12.04) e Garrafão do Norte e Nova Esperança do Piriá (18.04).  Agora são mais de 50 municípios do estado que somam mais empregos, mais oportunidades, mais respeito pela profissão e mais serviços de qualidade prestados à sociedade do estado do Pará.

 

Seguindo as atividades, no dia 13.04, me desloquei à Santarém para participar de mais um momento de capacitação dos colegas farmacêuticos. Assim como na edição em Belém (10.04), o Farmacêuticos S/A promovido no Oeste do Pará superou todas as expectativas de público, fazendo inclusive com que tivéssemos de mudar de auditório para abarcar todos.

 

Tive a honra também se ser convidado no dia 13.04 a ser Patrono da turma de farmácia 2014.1 do Instituto de Esperança de Ensino Superior. Fiquei muito feliz e grato pelo convite!

 

Já no dia 16.04, tive a oportunidade inédita de convidar os representantes dos conselhos regionais da área da saúde para discutir sobre as problemáticas que assolam as nossas profissões – principalmente em relação a Educação a Distância. Agradeço imensamente a presença dos Conselhos Regionais de Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Biomedicina, Psicologia e Educação Física – que se puseram à disposição para melhorar o atual panorama das profissões.

 

Por fim, no dia 24.04, me reencontrei em Belém com os colegas farmacêuticos que atuam na área da logística para falar de diversos assuntos pertinentes ao segmento, entre eles, a recente decisão do ministro Alexandre de Moraes. Pude ainda recorda-los dos encargos assumidos em 2017 e amplamente cumpridos, renovar nosso compromisso com o segmento, apresentando soluções de continuidade ao que já havia sido proposto. Foi realizado o convite para que possamos formar a Comissão especificamente voltada para a área da Logística, a fim de fortalecer e torna-la cada vez mais alinhada aos anseios da sociedade e de todos os usuários deste serviço.

 

Como podemos perceber, o mês de abril foi vivido intensamente. Me despeço e agradeço a todos que seguem nesta caminhada para a melhoria da categoria farmacêutica. Com Deus a frente e foco no projeto, o trabalho não para!

Maio 2018

Caros colegas farmacêuticos,

O mês de maio chegou ao fim, e a satisfação de saber que mais uma vez pude contribuir no crescimento da categoria farmacêutica no Estado do Pará é enorme. No último mês obtivemos várias conquistas, que envolveram TAC’s, Cursos, ações e muitas novidades.

 

Ainda na primeira semana do mês, estive em Santarém para uma série de atividades administrativas, com foco na evolução do grupo de trabalho do oeste do Pará, o GT Tapajós. Entre os assuntos pautados, pudemos remodelar o formato de GT, incluir novos segmentos e levar adiante algumas ideias.

 

No dia 08.05, estive a frente da posse das Comissões e Câmaras Técnicas do Biênio 2018/2019. Tive a oportunidade de interagir com todas as comissões assessoras da diretoria, estabelecer uma conexão entre os diversos anseios e preocupações que os colegas presentes na reunião manifestaram, aliados às preocupações do grupo que tenho a honra de administrar, estando a frente da profissão farmacêutica no estado do Pará.

 

No dia seguinte, 09.05, realizamos a 16º edição do Seminário Belém de Atualização Farmacêutica na capital paraense. Essa edição foi alusiva ao Dia do Uso Racional de Medicamentos e, felizmente, contamos com a ilustre presença da nossa grande colaboradora, parceira e farmacêutica do bem-estar, Dr. Amouni Mourad.

 

E no mesmo dia me desloquei à Marabá para executar uma série de atividades administrativas,  como reunião conjunta com a Vigilância Sanitária do município no dia 10.05 e uma nova edição do Farmacêuticos S/A, no dia 11.05. Voltado para a área do empreendedorismo, o momento de aprendizado teve uma energia revigorante e tenho certeza que todos que puderam participar saíram com uma mentalidade efervescente em busca de maiores avanços para a profissão farmacêutica.

 

Esse mês desbravamos mais ainda o interior do nosso estado, e conseguimos assinar mais 4 Termos de Ajustamento de Conduta, totalizando 54 municípios no estado do Pará que passam a contar com a integralidade da assistência farmacêutica. O primeiro do mês a ser assinado foi o de Colares, no dia 02.05, seguido de Igarapé-Miri em 16.05 e Floresta do Araguaia, 17.05. Por fim, chegamos pela primeira vez à Ilha do Marajó, para assinar o TAC de Breves!

 

Ao fim do mês, realizamos uma ação social para os colegas farmacêuticos, em parceria com a SESPA e o LACEN, em um dia inteiro de vacinação contra a H1N1, na Sede do CRF/PA. A ação possibilitou aos colegas farmacêuticos a imunização e a segurança necessária para exercer suas funções.

 

No dia seguinte, me desloquei à Santarém para realizar uma série de questões administrativas e encaminhar os acertos da nova casa do farmacêutico no Oeste do Estado. Também tive a oportunidade de reunir com os coordenadores dos cursos de farmácia do município para conversar sobre algumas questões, como a nossa ação do Farmacêutico Pai D’Égua e da gincana que envolve os cursos de graduação de Farmácia. Além disso, aproveitamos para acertar detalhes do evento que faremos exclusivamente para a capacitação dos professores, com o intuito de qualifica-los para auxiliarem da melhor maneira na formação dos futuros farmacêuticos do município.

 

E foi com debates e novas ideias que terminamos o mês de maio! Desejo a todos um excelente mês de junho e agradeço aos colegas que acreditaram no nosso trabalho e caminharam de mãos dadas com o CRF/PA. Seguimos com o trabalho, sempre com fé em Deus e foco no projeto!

Junho 2018

Caros colegas farmacêuticos,

O mês de junho chegou ao fim. Nossa agenda de atividades, como já é de praxe, foi tomada de muito trabalho, realizações e grandes avanços!

 

Logo no primeiro dia do mês, 01.06, celebramos o Dia Municipal do Farmacêutico em Belém. Um dia para nos orgulharmos da nossa profissão em seu atual panorama e jamais desconsiderar as lutas que travamos para chegarmos até aqui.

 

Na semana seguinte, realizei uma maratona de atividades pelo Sul do estado, com o Plantão da Diretoria no município de Tucumã para os colegas da PA 279, no dia 06.07, para resolver questões administrativas e esclarecer as dúvidas dos profissionais farmacêuticos. Ainda seguindo a agenda no município, no dia 07.06, foi realizado o 3º Curso de Atualização.

 

Paralelamente, me desloquei rapidamente à Redenção para participar do Futuros Farmacêuticos,  promovido para os acadêmicos da região Sul. Poder apresentar o panorama da profissão para os futuros colegas de profissão é algo extremamente desafiador – o que nos motiva e nos move a querer sempre mais!

 

Seguindo as atividades, tive a honra de participar o I Encontro de Lideranças de Farmácia Hospitalar da Região Metropolitana de Belém, no dia 11.06, promovido pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar – PA, em Belém. Na oportunidade, pude conhecer a nova diretoria SBRAFH regional: a presidente Dra. Edina Silva, Vice-presidente Dr. Robson Bezerra, Diretora Executiva Dra. Vanessa Cecim, Diretor Técnico Dr. Maryllia Cesário.

 

No dia 13.06, recebi pela Câmara Municipal de Belém a honraria da Comenda e Diploma “Gaspar Viana”- pela minha trajetória e contribuição em prol da categoria farmacêutica e da sociedade. Agradeço a toda Câmara Municipal de Belém, em especial ao Vereador Nilton Neves, que reconheceram as diversas ações desenvolvidas no município e no estado do Pará, enquanto presidente do CRF/PA. É uma homenagem não apenas para mim, mas para toda a categoria.

 

Infelizmente não pude comparecer na Solenidade de entrega por estar com compromisso, previamente agendado, em Itaituba, para participar da Primeira Semana Acadêmica da Faculdade de Farmácia no município. Uma oportunidade ímpar de contribuir com cerca de 200 futuros colegas farmacêuticos, com uma energia revigorante e conversando com eles sobre a importância da lei 13.021/14 na rotina do farmacêutico.

 

Ainda em Itaituba, no dia 14/06, realizamos mais uma edição do Plantão da Diretoria com os farmacêuticos do município. A reunião ocorreu pela parte da manhã na Faculdade de Itaituba e faz parte de um conjunto de ações que hoje nos permitem consolidar os avanços que o TAC proporcionou no passado, bem como organizar as demandas administrativas para o segundo semestre em Itaituba.

 

Já no dia 18/06, participei de uma reunião com gestores públicos de Barcarena e Santarém, para sensibiliza-los a receberem a proposta elaborada pelos colaboradores da Comissão de Saúde Pública do CRF/PA. A Comissão, capitaneada pelo Dr. Deick Quaresma, está produzindo um excelente trabalho para ser apresentado aos gestores de saúde pública em todo o Estado do Pará.

 

Me reuni com farmacêuticos da região para solucionar questões administrativas e esclarecer pontuais situações, como a mudança no horário da assistência farmacêutica – que ocorrerá a partir de 1º de julho no município.

 

Por fim, o CRF/PA está preparando uma novidade para os farmacêuticos de toda Região Oeste do Pará – Uma nova Seccional! Mais moderna e bem equipada, a nova casa vem para receber os mais de 800 profissionais farmacêuticos da região, potencializando o atendimento, com mais conforto e segurança para todos.

 

Ademais, desejo a todos um excelente mês de julho, assegurando-os que o trabalho por aqui continua, com fé em Deus e foco no projeto para oferecer melhores condições à nossa profissão!

Julho 2018

Caros colegas farmacêuticos,

O mês de julho, que para muitos significa férias, para nós foi um mês de muito trabalho, avanços e também de comemoração, afinal, o Conselho Regional de Farmácia do Pará completou seus 57 anos de existência! E para celebrar esse momento, realizamos o XVII Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas, no dia 05.07, reunindo os colegas em um dia inteiro de conhecimento e interação no Teatro Maria Silva Nunes, na Estação das Docas.

 

Ainda no dia 05.07, me desloquei pela primeira vez ao município de São Geraldo do Araguaia e no dia seguinte para São Domingos do Araguaia. Em ambas ocasiões estive reunido com os farmacêuticos dos municípios para tratar da implementação da assistência farmacêutica, através das assinaturas do TAC.

 

No dia 12.07, realizamos uma ação em parceria com a Vigilância Sanitária de Canaã dos Carajás e Polícia Militar, para fiscalizar uma séria de estabelecimentos do município. Foi um dia marcado pelo desafio de conduzir a fiscalização e prestar um caráter resolutivo às atividades dos nossos fiscais, fazendo com que o serviço do CRF/PA alcance seus verdadeiros objetivos: garantir as prerrogativas dos farmacêuticos e a sua autoridade técnica, conferida pela lei 13.021.

 

Seguindo a agenda de atividades, no dia seguinte estive em Marabá acompanhado do Conselheiro Franklin Miranda, do Superintendente João Periolo e da farmacêutica Shayenne Melo, para reunir com o Secretário de Saúde do Município, Marcones José da Silva, onde reiterei o pedido das 87 vagas necessárias para o devido cumprimento da lei 13.021/14, no âmbito da Secretaria de Saúde de Marabá. Coloquei o CRF/PA completamente à disposição para prosseguir contribuindo com o trabalho que vem sendo desenvolvido, respeitando e dando mais oportunidades ao profissional farmacêutico.

 

Após cumprir uma longa agenda em Belém, no dia 18.07, me desloquei para o município de São Geraldo do Araguaia e, junto ao Ministério Público do Município, fizemos a assinatura de mais um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a região. Além desse, assinamos mais 3 outros TAC’s no mês de julho, ultrapassando fronteiras e alcançando a marca dos 60 municípios que passam a contar com a integralidade da Assistência Farmacêutica. Foram eles: São Caetano de Odivelas (12.07), Rurópolis (18.07) e São Domingos do Araguaia (24.07).

 

Por fim, desejo um excelente segundo semestre a todos, agosto está começando e vem muito trabalho pela frente! Obrigado a todos que acreditam na nossa luta e que rumam conosco em direção à valorização profissional, sempre com foco no projeto e Deus a frente.

Agosto 2018

Caros colegas farmacêuticos,

Chegamos ao fim de mais um mês de muito trabalho e muitas conquistas em prol da categoria farmacêutica do estado do Pará.

 

Dando início as atividades, no dia 02.08, realizamos o Plantão da Diretoria no município de Jacundá. Reuni com 19 dos 20 farmacêuticos do município para avaliar os primeiros momentos do TAC, as dificuldades, as desconfianças e os processos de amadurecimento e implementação da presença farmacêutica nas farmácias e drogarias do referido município.

 

Retornando à capital, no dia 03.08, tive uma conversa com os representantes dos Conselhos da área da saúde para pautar sobre o concurso público da Prefeitura de Belém, Educação à Distância e demais assuntos pertinentes a área da saúde, juntamente com o Conselheiro Regional, Dr. Ricardo Vieira.

 

Já no dia 08.08, uma grande ação foi concretizada! Apresentei ao Deputado Estadual, Dr. Jaques Neves, uma minuta do Projeto de Lei que visa regulamentar os cursos de farmácia na modalidade Ensino a Distância (EaD) no Pará. Um brilhante texto escrito pelo docente e Conselheiro do CRF/PA, Dr. Ricardo Vieira, e prontamente acolhido pelo Dr. Jaques, também presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (ALEPA), que se comprometeu a apresentar o projeto em plenária para que possamos – dentro da nossa jurisdição – revogar o retrocesso que o EaD representa à nossa profissão.

 

No dia seguinte, me desloquei à região nordeste do Pará para a realização do 2º Curso de Atualização Farmacêutica na região do Salgado e posterior Plantão da Diretoria em Salinas. Fiquei muito feliz com a adesão dos colegas de Capanema, Bragança e Salinas em mais um momento de capacitação. Posteriormente retornei à Capanema para reunião com o Ministério Público para solicitar providências sobre o fato das unidades públicas de saúde do município não contarem com a presença do farmacêutico – fato notadamente conhecido pela administração pública.

 

Durante o sábado do dia 11.08, realizamos o projeto Farmacêutico Pai D’Égua na Ilha do Murutucu – uma região muitas vezes carente de atendimentos de saúde. A ação foi realizada em parceria com a Sociedade Bíblica Brasileira, pela segunda vez consecutiva, e atendeu cerca de 50 moradores da região – momento dos voluntários doarem um pouco do “Perfume de Deus” aos pacientes.

 

O dia 16.08, foi o primeiro dia de preparativos para a ação do Farmacêutico Pai D’Égua em Santarém – foi um sucesso! Grande repercussão na mídia regional, rádio com debates sobre a importância da ação e cobertura televisiva pré-evento. Pois esta é a maior ação da categoria farmacêutica do estado do Pará.

 

No dia seguinte, os farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia da região oeste do Pará se reuniram para atender mais de 5 mil pessoas que passaram pelo Paraíso Shopping. Um Farmacêutico Pai D’Égua mais amplo, com mais serviços, mais oferta e mais cuidado com a população de Santarém e toda a região do oeste do estado. Quase 200kg de medicamentos vencidos retirados das casas das pessoas par descarte correto.

 

Caminhando para o final do mês, realizamos mais uma edição do Farmacêuticos S/A – dessa vez no município de Parauapebas – recebendo também os colegas de Canaã dos Carajás e região. Um evento destinado a mudar a vida dos nossos colegas, fazendo com que eles pensem de maneira empreendedora, que enxerguem os desafios do dia a dia como novas oportunidades, entendendo que a profissão farmacêutica é extremamente forte e precisa de profissionais igualmente fortes, comprometidos e capacitados.

 

Agradeço a confiança de todos os colegas de profissão que caminharam junto comigo esse mês! Foco no projeto e Deus no comando sempre para buscarmos mais conquistas para nossa profissão!

Setembro 2018

Caros colegas farmacêuticos,

Chegamos ao fim de mais um mês. E que mês! Setembro foi extremamente ativo, especial e, sobretudo, recompensador. Com diversas ações, projetos, avanços e conquistas para a categoria farmacêutica do estado do Pará, setembro se destacou em 2018.

 

Logo no início do mês, de 02 a 06, tive a oportunidade de participar, juntamente com o Conselheiro Dr. Ricardo Vieira, da 78º Edição do Congresso Mundial de Ciências Farmacêuticas da Federação Internacional de Farmácia – evento que reuniu mais de 3.000 farmacêuticos, pesquisadores e entidades mundiais  para debater formas de ampliar e qualificar o papel do farmacêutico.

 

Simultaneamente, acontecia a primeira edição do “Farmacêutico Pai D’Égua” na cidade de Castanhal, nordeste paraense. De forma inédita, o evento se estendeu durante os oito dias de programação da Exposição Agropecuária de Castanhal (Expofac) – que completou 50 anos de tradição. Uma experiência única e que, graças ao trabalho de uma equipe voluntária extremamente competente e dedicada, foi uma grande sucesso!

 

Caminhando para metade do mês, realizamos o Plantão da Diretoria em Conceição do Araguaia. Na ocasião, foi realizado um balanço dos impactos que a assinatura do TAC (2016) trouxe para o município, a exemplo do aumento de profissionais farmacêuticos, que passou  de 18 para 27 em apenas dois anos – evidenciando a oferta de empregos a partir do TAC.

 

Retornei em Castanhal no dia 18.09, para votação na Câmara dos Vereadores do Projeto de Lei que permitiu a criação do Dia Municipal do Farmacêutico, no dia 30.01 – data de assinatura do TAC em Castanhal! Apresentado pelo vereador Rafael Galvão, que abraçou a causa, a votação foi unanime entre os presentes, representando os avanços, as vitorias, excelentes combates e, acima de tudo, o reconhecimento da profissão farmacêutica.

 

No dia seguinte, 19.09, tive a oportunidade de me reunir com mais de 200 voluntários para a quinta edição do projeto Farmacêutico Pai D’Égua – que se propõe a inovar cada vez mais. E foi assim que os dias 21 e 22.09 se tornaram especiais e inesquecíveis. Cinco anos de uma ação que despertou a sociedade e a categoria farmacêutica para o debate sobre o descarte consciente de medicamentos vencidos e/ou em desuso. Foi realizada a V edição do projeto Farmacêutico Pai D’Égua em Belém, no shopping Castanheira – e que pretendemos apresentar para o mundo inteiro.

 

No dia 25.09, foi uma satisfação poder celebrar o Dia Internacional do Farmacêutico em um bonito café da manhã na sede do CRF/PA. Tenho certeza que o mesmo sentimento de alegria presenciado, foi também compartilhado entre colegas de Santarém e Marabá – que também estiveram presentes nessas atividades matinais.

 

Dando continuidade na agenda administrativa de setembro, estive em Brasília, no dia 28.09, participando da plenária do CFF, discutindo a proposta do novo processo eleitoral, enviada aos CRF’s recentemente. Comunico que a nossa proposta de redução da multa foi parcialmente contemplada, se estabelecendo em 25% do valor da anuidade. Conseguimos também manter o envio das senhas por correios e o prazo de 48 horas de votação, o que consideramos saudável para o processo democrático nas eleições.

 

E não poderíamos deixar a de finalizar um mês tão intenso como setembro sem a principal homenagem à categoria farmacêutica – a Solenidade do Farmacêutico! Realizada no dia 30.09, no Armazém 500, em Belém, foi um momento de agradecer e reconhecer os colegas farmacêuticos por tudo que fizeram e fazem pela sociedade no estado do Pará. Todo e qualquer trabalho foi recompensado ao ver o sorriso e a alegria dos quase mil farmacêuticos que estavam presentes. Muito obrigado a todos que puderam ir e celebraram a união e os avanços da categoria farmacêutica.

 

Por fim, agradeço a Deus pelas vitórias e conquistas desse mês e já seguimos com o planejamento para o fim de 2018 e para o 2º Congresso Pan-Amazônico de Ciências Farmacêuticas, pois o trabalho por aqui nunca para! Com Deus a frente e foco no projeto, desejo um ótimo outubro de círio para todos!

Outubro 2018

Caros colegas farmacêuticos,

Chegamos ao fim de mais um mês marcado por muitos trabalhos e conquistas em prol da categoria farmacêutica do estado do Pará. Esse mês foi repleto de atividades, encontros e projetos. Também foi o momento de escolher nossos representantes para Presidência da República, Senado, Câmara Federal, Assembleia Legislativa e Governo Estadual, que irão conduzir o futuro do nosso país nos próximos anos.

 

Recebemos, na sede do Conselho de Farmácia, no início do mês, alguns dos candidatos a deputado estadual e federal que firmaram compromisso com a categoria farmacêutica. Os candidatos se comprometeram firmemente a atender os anseios da categoria farmacêutica em prol da sociedade, assinando propostas que perpassam pelo estabelecimento do piso estadual do profissional, implementação da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde, ampliação de vagas para o ingresso de Farmacêuticos no serviço público através de Concurso Público, entre outros.

 

Também estive em atividade administrativa no Sul e Sudeste do Pará, realizando a entrega solene das carteiras aos recém colegas de profissão e demais providências relacionadas a instalação da seccional Sul, em Redenção.

 

Caminhando para o meio do mês, me desloquei para o município de Barcarena onde realizamos mais um Plantão da Diretoria. Aproximadamente 15 profissionais da região estiveram presentes na reunião – momento de esclarecer dúvidas dos farmacêuticos e discutir propostas de melhorias em prol da categoria.

 

Já no dia 18.10, me desloquei para Marabá para uma série de atividades. Primeiramente tive a oportunidade de me reunir com o vereador Márcio do São Félix para apresentar o projeto de lei de criação do Dia Municipal do Farmacêutico, alusivo ao dia de inauguração da seccional na região Sudeste, que diminuiu a distância entre o CRF/PA e os colegas da região, antes não observadas pela administração anterior. Aproveitamos também para apresentar o projeto de lei para implantar o “descartômetro” nos estabelecimentos de saúde do município de Marabá.

 

No dia 20.10, finalizamos o ciclo 2018 da ação do Farmacêutico Pai D’Égua, atendendo mais de duas mil pessoas em Marabá.Parabenizo a todos os que participaram desta ação e dedicaram um pouco do seu tempo para mudar a vida das pessoas de Marabá com garra e coragem. Isso é ser um Farmacêutico Pai D’Égua!

 

Retornando a capital, visitei no dia 24.10, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) em Belém, onde nossa colega farmacêutica, Gracielly Silva, está desenvolvendo um trabalho belíssimo voltado para portadores de necessidades especiais. Pude ver e compreender um pouco desse processo de integração, acolhimento e humanização do atendimento. Na ocasião, fechamos um protocolo para a educação permanente de farmacêuticos visando atender aos pacientes que utilizem a linguagem brasileira de sinais – otimizando a comunicação entre paciente e farmacêutico e fazendo com que ocorra maior adesão e qualificação dos atendimentos.

 

E assim se encerra mais um mês produtivo, regado de muitas realizações e melhorias para os farmacêuticos. Com Deus a frente de e foco no projeto, a caminhada continua firme e forte. Lembrando que estamos na contagem regressiva para o 2º Congresso Pan-Amazônico de Ciências Farmacêuticas. Espero vocês lá!

Novembro 2018

Caros colegas farmacêuticos,

O mês de novembro foi marcado pelo intenso trabalho e empenho para conquistar novas melhorias em prol da categoria farmacêutica do Estado do Pará. Reservei o início do mês para resolver as atividades administrativas internas do CRF/PA, planejar 2019 e focar nos ajustes finais do congresso que se aproxima.

 

Em busca por mais avanços, estive no município de Castanhal onde realizamos mais uma edição do Plantão da Diretoria. A reunião aconteceu no Centro Regional de Saúde e contou com participação em peso da categoria local.

 

No dia 21.11, percorri mais de 1000 km para reunir com os farmacêuticos empresários do segmento farmacêutico, nos municípios de Redenção, Marabá e Parauapebas. Pude ver de perto a evolução dos nossos colegas nessas regiões, além de falar sobre os procedimentos administrativos do CRF-PA que visam facilitar a abertura e manutenção de novos empreendimentos pelos farmacêuticos, proporcionando um amadurecimento na relação com o setor fiscalizado.

 

Já no dia 26.11, realizamos a reunião final para acertarmos os últimos detalhes do 2º Congresso Pan-Amazônico de Ciências Farmacêuticas com toda a equipe – que será realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Todos na expectativa de realizar o maior congresso farmacêutico de 2018!

 

Caminhando para o final do mês, estive em Santarém para uma série de atividades,  com a entrega dos prêmios à UFOPA, pelo melhor desempenho dos estudantes na quarta edição do Farmacêutico Pai D’Égua em Santarém. Seguimos, então, para reunião junto ao GT Oeste, onde avaliamos o trabalho desenvolvido em 2018 e planejamos o ano de 2019 (parece que teremos Pai D’Égua na Ilha também no oeste do estado!!). Ao final do dia, estive com os farmacêuticos empresários da região para alinhar questões administrativas e de fiscalização, esclarecendo dúvidas e construindo juntos um futuro melhor para a profissão.

 

Agradeço primeiramente a Deus, pela oportunidade de poder dar o meu melhor e à categoria farmacêutica por depositar sua confiança no nosso trabalho. E vamos com Deus à frente e foco no projeto!

Dezembro 2018

Chegamos ao final de 2018 com um grande desafio: a realização do 2º Congresso Pan-Amazônico de Ciências Farmacêuticas. Após mais de um ano de preparação, pudemos vivenciar três dias de intenso conhecimento e interação. Além disso, dezembro também contou com as atividades administrativas e preparações para 2019.

 

Logo no primeiro dia, 01.12, estive em Santarém para realizar uma série de atividades no município, a exemplo da entrega dos prêmios à UFOPA, pelo melhor desempenho dos estudantes na quarta edição do Farmacêutico Pai D’Égua em Santarém, seguido por reuniões com o GT Oeste e Plantão da Diretoria com os farmacêuticos proprietários.

 

Finalizamos com visita às novas instalações da seccional do CRF-PA, construído exclusivamente com recursos próprios – uma casa mais ampla para os colegas da região! Em breve vocês verão o excelente trabalho que está sendo desenvolvido no local.

 

Retornei então para Belém para realizarmos o 2º Congresso Pan-Amazônico de Ciências Farmacêuticas, consagrado o maior evento farmacêutico de 2018! Reunimos em um só local mais de 1.500 pessoas sedentas em compartilhar conhecimento e construir juntos o futuro da farmácia.

 

Muito feliz, com o sentimento de dever cumprido. Agradeço a todos os palestrantes que aceitaram vir voluntariamente e transmitir seus conhecimentos, aos congressistas e a todos que tornaram esse congresso possível e caminharam de mãos dadas com os membros do CRF/PA. Daqui a dois anos tem mais!

 

Finalizando as atividades externas do CRF/PA, realizamos nos dias 13 e 14.12, uma maratona de Plantões da Diretoria no sul do estado para balanço geral do que foi construído em 2018 e já planejar as ações de 2019. Estivemos em Xinguara, Redenção, Conceição do Araguaia e Rio Maria, e fiquei muito feliz com o espaço e respeito que a profissão farmacêutica vem conquistando ao longo desses anos no estado do Pará, graças ao comprometimento dos nossos colegas que acreditam e confiam em nossa administração.

 

Dessa forma, terminamos o ano com um saldo extremamente positivo no contexto geral da profissão no estado, com índices da fiscalização cada vez maiores (já são 84% dos municípios fiscalizados), 26 assinaturas de Termos de Ajustamento de Conduta e ações e atividades mais eficazes para os colegas farmacêuticos. Os planejamentos para 2019 já estão a todo o vapor e só posso afirmar uma coisa: vem muito mais por ai!

 

Com foco no projeto e Deus à frente, um ótimo final de ano e boas festas!