CRF-PA | Medicamento nacional contra a Aids reduzirá custos do SUS
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
8466
post-template-default,single,single-post,postid-8466,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Medicamento nacional contra a Aids reduzirá custos do SUS

Medicamento nacional contra a Aids reduzirá custos do SUS

O primeiro medicamento genérico contra a Aids produzido por um laboratório público brasileiro, a Fundação Ezequiel Dias, entrou no mercado nacional na última semana. 

O genérico do antiretroviral Tenofovir é o resultado de uma Parceria Pública e Privada (PPP), firmada pelo governo federal para reduzir gastos com medicamentos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Anvisa participa das PPP´s por meio da adoção de regras diferenciadas para os processos de registro para medicamentos de interesse do SUS, como o Tenofovir, resultantes de parcerias do tipo público-público e público-privada.

Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa, divulgada em fevereiro deste ano, a RDC 02/2011, a Agência formou Comitês Técnicos-Regulatórios (CTR) para acompanhar os medicamentos incluídos nas parcerias.

Os Comitês da Anvisa têm como meta reduzir o tempo necessário para que os medicamentos estejam disponíveis no SUS. Nos três primeiros meses deste ano, foram concedidos pela Agência 48 registros de genéricos.

As parcerias firmadas pelo Ministério envolvem sete laboratórios oficiais e dez indústrias privadas para produzir 24 medicamentos, com uma economia média para o SUS estimada em R$ 160 milhões por ano.

Os custos de pesquisa para a produção desse genérico do Tenofovir, empregado no coquetel anti-Aids, ultrapassaram R$ 25 milhões. Os medicamentos que compõem essa terapêutica são distribuídos na rede pública de assistência à saúde.

Fonte: Imprensa Anvisa

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

A anuidade 2025 já está disponível.

Para consultar, acesse o CRF EM CASA.