03 ago Medicamento contra AVC será gratuito
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) protocolou uma ação para garantir o acesso gratuito ao remédio destinado ao tratamento de acidente vascular cerebral (AVC).
O Trombolítico Alteplase, que é a único aprovado no Brasil para o tratamento de AVC, não está disponível na rede pública de saúde.
De acordo com dados da ONG Associação Rede Brasil AVC, a doença é, hoje a maior causadora de mortes no País e a principal causa de incapacidade em todo o mundo.
Cerca de 70% dos pacientes não retornam ao trabalho, mais de 50% ficam com sequelas graves e dependentes de outras pessoas para as atividades básicas da vida diária, informa a organização.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 100 mil pessoas morrem anualmente no Brasil vítimas de AVC. Desse total, 43 mil ocorrem na região sudeste, sendo cerca de 21 mil mortes anuais apenas no estado de São Paulo.
A Alteplase é indicada para o tratamento do AVC isquêmico, que corresponde a cerca de 80% dos acidentes vasculares cerebrais registrados.
Nesses casos, ocorre uma obstrução num vaso sanguíneo cerebral, geralmente causado por um coágulo que interrompe o fluxo de sangue para o cérebro. A droga dissolve o trombo e restaura o fluxo sanguíneo.
O Ministério Público Federal começou a acompanhar a interrupção da distribuição do medicamento na rede pública de saúde em setembro de 2009.
Desde então, vem solicitando explicações ao Ministério da Saúde sobre as causas da interrupção no fornecimento.
A última informação disponível foi a Nota Técnica 962/2011, expedida pelo Ministério da Saúde, informando que o fornecimento do medicamento deveria ocorrer a partir de maio desde ano.
Fonte: Estadão
Nenhum comentário