CRF-PA | HC inicia campanha de doação de sangue e medula óssea.
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
6816
post-template-default,single,single-post,postid-6816,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

HC inicia campanha de doação de sangue e medula óssea.

HC inicia campanha de doação de sangue e medula óssea.

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna abriu, na manhã desta terça-feira, 19, a “XVII Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea”. Logo cedo, dezenas de pessoas já aguardavam para doar sangue e fazer o cadastro junto ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Promovida em parceria com o Hemocentro do Pará (Hemopa), a iniciativa tem por meta reforçar o estoque de sangue e captar novos doadores de medula óssea.

A campanha transcorreu durante todo o dia de hoje e continua nesta quarta-feira, 20, das 8 até as 18 horas, na área do estacionamento da Fundação Hospital de Clínicas.

A gerente da Agência Transfusional do HC, Dra. Iê Fernandez, destacou a importância de manter parcerias desse tipo. “As doações costumam diminuir bastante nos períodos festivos e feriados. Com a Semana Santa chegando é necessário captar o máximo de doadores para adequar o estoque técnico às demandas do feriado. Além disso, o doador também ajudar quem precisa de um transplante fazendo o seu cadastramento junto ao Redome. Assim, isso garante aos portadores de doenças hematológicas maiores chances de encontrar um doador compatível”,

Segundo a assistente social do Hemopa e coordenadora da campanha realizada no Hospital de Clínicas, Lilian Bouth, a vantagem de se colocar em prática as campanhas externas, ambientadas no próprio hospital, é a facilitação do acesso dos voluntários, entre eles funcionários, familiares e visitantes de pacientes, e também moradores do entorno do local. “Nós buscamos locais estratégicos para posicionarmos a nossa unidade móvel, geralmente onde há grande fluxo de pessoas”.

Tânia do Socorro, que atua há seis anos como técnica de Enfermagem no setor de Clínica Médica do HC, já participa das campanhas do Hemopa há quatro anos e diz que se sente muito bem em poder ajudar quem precisa por meio da doação de sangue. O guarda municipal Joel Moraes, doador voluntário há cinco anos, aproveitou a oportunidade para também fazer o cadastro como doador de medula óssea. “Eu gostaria de poder ajudar mais, e sempre que posso incentivo os amigos a doarem também, pois eu sei que se cada um fizer a sua parte muitas vidas podem ser salvas. Já fico feliz por estar fazendo minha”, concluiu.

Para se tornar um doador regular de sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar, no mínimo, 50 quilos, cadastrar-se em um banco de sangue devidamente credenciado, preencher honesta e minuciosamente os formulários de saúde. O impedimento temporário acontece durante a gravidez/amamentação, com o tempo de espera de 3 meses após o parto. Em caso de aborto, deverá ser resguardada uma espera de três meses. Se estiver resfriado, recomenda-se ao doador coletar o material somente a partir do sétimo dia após a melhora do quadro viral. Em casos de pessoas que contraíram dengue, a doação só é permitida quatro semanas após a recuperação ter sido atestada clinicamente. No caso de realização de acumpuntura, piercing ou tatuagem, o tempo de espera é de um ano.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Atenção, farmacêuticos!!

 

Atualize o seu cadastro no CRF-EM CASA para não perder os informes

e notícias do Conselho Regional de Farmácia do Pará.