20 dez Fundação produz medicamento para tratar leucemia mielóide crônica
O Mesilato de Imatinibe – medicamento biotecnológico oncológico indicado para o tratamento da leucemia mieloide crônica – será produzido no Brasil e deve ser distribuído para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2013. Sua produção é resultado da parceria entre o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) e o Instituto Vital Brazil – laboratórios produtores oficiais – além de cinco laboratórios nacionais privados.
O primeiro lote nacional do medicamento foi entregue na última quarta-feira (19/12) ao Ministério da Saúde, em cerimônia realizada no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro.
A iniciativa vai beneficiar cerca de oito mil pessoas e deve gerar uma economia de R$ 337 milhões ao SUS, ao longo dos cinco anos de parceria.
O acordo, assinado em abril deste ano, prevê a transferência de tecnologia dos laboratórios privados nacionais Cristália, EMS, Laborvida, Globe Química e Alfa Rio para Farmanguinhos e Instituto Vital Brazil. Com isso, o Brasil terá o domínio da tecnologia integral do Mesilato de Imatinibe, desde a produção do princípio ativo ao medicamento propriamente dito.
A leucemia mieloide crônica é uma variação da leucemia que afeta entre 15% e 20% dos casos da doença no Brasil. O antineoplásico é usado também no combate ao estroma gastrointestinal (tumor maligno do intestino).
Leia mais no site de Farmanguinhos.
Fonte: Fiocruz
Nenhum comentário