CRF-PA | Fórum debate atualização na matriz curricular dos cursos de Farmácia
Acesse os serviços online em qulaquer lugar
Conselho regional de farmácia do Estado do Pará
4567
post-template-default,single,single-post,postid-4567,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,bridge-child,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Fórum debate atualização na matriz curricular dos cursos de Farmácia

Fórum debate atualização na matriz curricular dos cursos de Farmácia

No dia 13.03, foi realizado no Hotel Sagres, em Belém, o Fórum Estadual sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais. Promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA), com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF), o evento uniu coordenadores dos cursos de Farmácia de IES e outros docentes com objetivo maior: as possíveis mudanças positivas na matriz curricular da graduação.

Estiveram presentes no evento o Dr. Randolfo Coelho, vice-presidente do CRF/PA, e o Prof. Dr. José Ricardo Vieira, tesoureiro e coordenador da Comissão de Ensino do CRF/PA, o representante titular da ABEF no estado, Dr. Eduardo Arruda, além de representantes dos cursos de Farmácia da UFPA, CESUPA, IESPES (Santarém), ESAMAZ, FIBRA, UFOPA (Santarém) e Unama.

Durante discurso de abertura, Dr. Randolfo Coelho agradeceu a presença de todos os participantes e fez uma comparação entre o antigo e novo profissional farmacêutico. “Graças à constante atualização das diretrizes curriculares dos cursos de Farmácia, os profissionais formados recentemente já saem da faculdade com uma margem maior de segurança, em comparação com os mais antigos. Afinal, já possuem uma visão mais esclarecida sobre a profissão e como irão atuar no mercado de trabalho”, disse.

Já o Dr. Ricardo Vieira apresentou o panorama dos cursos de farmácia do Brasil e destacou a importância desta iniciativa como exemplo para a realização de outros fóruns em outros estados. “Este é o primeiro fórum para a discussão das diretrizes curriculares dos cursos de farmácia no país e, a partir deste, também devem ser realizados outros fóruns em outros estados”, afirmou. Destacou ainda que o farmacêutico precisa ser um profissional multiespecializado para atender a realidade da saúde na sociedade. “O farmacêutico não é mais aquele profissional que fica somente atrás de um balcão, ele também é gerente, comunicador, educador e líder para poder atuar em todos os níveis de atenção à saúde”, ressaltou.

Logo depois, representantes das IES do estado falaram cada um sobre a realidade dos cursos de farmácia e apresentaram seus respectivos projetos pedagógicos e metodologias de ensino.

De acordo com a coordenadora do curso de farmácia da UFPA, Prof. Maria Lúcia Siqueira, o momento foi de grande valia para que os demais profissionais pudessem recarregar as energias para gerenciar as graduações. “A responsabilidade em coordenar um curso é muito grande e para isso são necessárias mais especializações para que o docente possa repassar o conhecimento ao estudante. E,  consequentemente, para que este estudante possa se tornar um profissional cada vez mais capacitado para desempenhar a sua profissão com qualidade na sociedade”, pontuou.

Ao final, foi realizada plenária para discutir as propostas apresentadas por cada grupo de trabalho, para que seja elaborado um relatório ao MEC, visando aprimorar as diretrizes curriculares dos cursos.

No momento do encerramento do evento, o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Costa parabenizou os coordenadores de curso e ressaltou a importância de uma ação conjunta entre as faculdades de farmácia e o Conselho. “A responsabilidade em formar um profissional capacitado para o mercado de trabalho não é uma preocupação somente das coordenações de curso, e é por meio de uma parceria entre as faculdades de farmácia e o Conselho que iremos promover este fórum na perspectiva de garantir à sociedade a atuação de um profissional preocupado com o bem estar do ser humano”, finalizou.

ASCOM CRF/PA

Nenhum comentário

Deixe um comentário